Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 22 de fevereiro de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO ENFRENTA O MARICÁ HOJA, ÀS 19h, NO MARACANÃ
Por 
André Zajdenweber

 

 
 

Um trabalho ainda curto, mas bem-sucedido até aqui, está próximo de alcançar o terceiro troféu em menos de cinco meses. O Flamengo enfrenta o Maricá hoje, às 19h, no Maracanã, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca. Já garantida na semifinal, a equipe de Filipe Luís praticamente assegura o título da Taça Guanabara em caso de vitória. Com os mesmos 20 pontos do vice-líder Volta Redonda, o rubro-negro tem a seu favor uma vantagem de 12 gols no saldo.

 Desde que o ex-lateral-esquerdo assumiu o comando do time profissional do clube, no início de outubro, os resultados positivos tornaram-se recorrentes. O aproveitamento de 76%, as conquistas da Copa do Brasil e da Supercopa, além de uma invencibilidade que já chega a 19 partidas (Filipe não estava à frente do time nas duas derrotas no início do ano), colocam o treinador em uma posição raramente vista no clube: de unanimidade.

Para além dos duelos vencidos, Filipe tem se destacado pelo nível de atuação do time. Integrante do histórico ano de 2019, visto como grande referência pelos torcedores, o agora técnico já deixou claro diversas vezes que não abre mão do “jeito Flamengo de jogar”.

— Ter o controle da bola e sempre pressionar o adversário é um estilo de jogo que a torcida exige. O próprio torcedor não se identifica com um time que não pressiona, não tenta ser protagonista no jogo — disse Filipe Luís, após a vitória por 2 a 0 sobre o Volta Redonda.

O bom andamento do trabalho não só reflete um ambiente de tranquilidade para executar suas ideias, como também influencia o dia a dia dos atletas à sua disposição. O volante Erick Pulgar, por exemplo, queria deixar o rubro-negro ao fim do contrato — válido até dezembro de 2025. No entanto, a confiança no treinador fez com que ele voltasse a negociar uma extensão de vínculo com o clube. O chileno elogiou Filipe Luís e caracterizou seu estilo de jogo como “confortável e adaptável”.

Já o zagueiro Danilo, último reforço a chegar ao clube e que ainda não completou um mês na equipe, se surpreendeu com a qualidade do ex-companheiro de seleção brasileira como técnico.

— Acho que o futebol brasileiro vai sempre seguir essa crescente a partir do momento em que tiver espaço para treinadores jovens e estudiosos. É um treinador que sabe que tem que evoluir, mas que trabalha e estuda diariamente — disse.

É com essa mentalidade que o rubro-negro disputou a primeira fase do Carioca. O rodízio de jogadores, feito a partir do controle de carga, foi posto em prática, e a avaliação do planejamento é positiva. Mesmo valendo título, Filipe deve continuar poupando alguns titulares no duelo de hoje.

 

Provável escalação do Flamengo

 

Matheus Cunha, Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz, Varela; Allan (Pulgar), Evertton Araújo, Gerson; Luiz Araújo, Cebolinha (Plata) e Bruno Henrique.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros