Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 13 de março de 2025

CARIOCÃO 2025: FLAMENGO 2 X 1 FLUMINENSE
Por 
Redação O GLOBO

 

O último resultado negativo interrompeu a sequência de nove partidas de invencibilidade do time de Mano Menezes, tendo vencido seis delas. A última derrota havia sido contra o Botafogo, de 2 a 1, ainda em janeiro.

O início do jogo foi todo do rubro-negro, que aproveitou o embalo para abrir o placar logo de cara com Wesley. O lateral avançou com liberdade pela direita, finalizou cruzado de fora da área e contou com falha do goleiro Fábio. A partir dali, o confronto ganhou outra cara. O time de Mano Menezes ia, aos poucos, tomando conta das ações em campo e teve oportunidades de deixar tudo igual. Na melhor delas, Árias ficou cara-cara com Rossi e chutou para fora.

O Flamengo voltou do intervalo com outra postura. A marcação pressão e saída de bola, que não encaixaram na primeira metade do duelo, já passavam a fluir com mais naturalidade. O tricolor não conseguia manter o ritmo da etapa inicial e acabou tomando um balde de água fria, em lance que começou com erro de passe de Ignácio: o zagueiro tocou nos pés de Luiz Araújo, que lançou Gerson na área. O meia ajeitou para batida de Arrascaeta, que foi bloqueada pela defesa. A sobra ficou com Juninho que não perdoou.

—A minha situação, pela forma que eu vim e a lesão que tive me complicou um pouco, mas é aquele momento de adaptação. Aos poucos, eu vou ganhando o ritmo. Agora, estou feliz pelo gol e mais feliz ainda pela vitória, mas vamos focar que tem mais 90 minutos pro final — disse Juninho.

Quando o clássico parecia liquidado pelo rubro-negro, o Fluminense conseguiu um grande suspiro de esperança pela busca do título: Fuentes recebeu no lado esquerdo, mandou um chuveirinho para a área e Keno encobriu Rossi de cabeça, para diminuir a desvantagem no placar.

Já após o apito final, houve um princípio de confusão entre os jogadores das duas equipes. Luiz Araújo abaixou o meião e apontou para sua tatuagem da taça da Copa do Brasil, em direção ao banco adversário, que não gostaram nem um pouco. O zagueiro Freyter foi tirar satisfação e foi expulso, depois de revisão no VAR.

— É complicado. Quando se está na frente dos outros, a gente tem que tomar cuidado com algumas atitudes nossas. Porque causa esse tipo de confusão, como causou em outros clássicos. E a nossa imagem aqui passa para o público. Então temos que ter um pouco mais de cuidado — comentou Thiago Silva, sobre a confusão.

Com a última vitória, o Flamengo só precisa de um empate para conquistar o bicampeonato consecutivo da competição. As duas equipes terão semana cheia para aparar as arestas finais antes da partida que definirá o campeão do Carioca, em 2025. Ela será disputada no domingo, às 16h, novamente no Maracanã.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros