Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão segunda, 06 de março de 2023

CARIOCÃO 2023: FLAMENGO PERDE INVENCIBILIDADE PARA O VASCO

 

Flamengo perde invencibilidade para Vasco e decide Taça Guanabara com Fluminense

Jogadores do Vasco comemoram gol de Puma Rodríguez.

Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Por Estadão Conteúdo

05/03/2023 | 20h55Atualização: 05/03/2023 | 20h56

Cruzmaltino vence clássico com golaço de Puma Rodríguez e permanece no G4 do Campeonato Carioca; agora, depende apenas de si para passar às semifinais

Flamengo continua amargando insucessos. Neste domingo, 5, à noite, o time rubro-negro perdeu a chance de conquistar a Taça Guanabara, o turno do Campeonato Carioca, com uma rodada de antecedência ao perder para o Vasco, por 1 a 0, no Maracanã lotado, com mais de 69 mil torcedores. Uma nova frustração, depois da recente perda do título da Recopa Sul-Americana para o Independiente Del Valle, do Equador, nos pênaltis, também no Rio.

Antes, já tinha sido vice-campeão da Supercopa do Brasil ao perder para o Palmeiras, por 4 a 2, e terminado em terceiro lugar no Mundial Interclubes. Mas o time dirigido pelo português Vítor Pereira ainda está vivo na briga pelo título simbólico da Taça Guanabara e depois lutar pelo Carioca. Até então invicto antes da 10ª rodada, o Flamengo ainda é líder com 23 pontos, porém, agora vai decidir o título em confronto direto com o Fluminense, vice-líder com 22 pontos, no tradicional Fla-Flu marcado para a próxima quarta-feira à noite.

Jogadores de Flamengo e Vasco disputam bola em clássico que terminou com vitória cruzmaltina.

Jogadores de Flamengo e Vasco disputam bola em clássico que terminou com vitória cruzmaltina. Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Ao vencer o ‘Clássico das Multidões’, o Vasco se manteve dentro do G-4, em terceiro lugar, com 20 pontos. Para garantir sua vaga nas semifinais sem depender de outros resultados, ele precisa ganhar do Bangu, em São Januário, na última rodada. Volta Redonda e Botafogo, ambos com 19 pontos, também estão na disputa por estas duas vagas restantes nas semifinais do Campeonato Carioca.

O primeiro tempo foi eletrizante, com o Flamengo já apresentando seu cartão de vistas no primeiro minuto quando Arrascaeta chutou rasteiro e acertou a trave direita do goleiro Léo Jardim. A pressão continuou e, aos 10 minutos, o uruguaio voltou a aparecer bem, desta vez fazendo o passe com efeito para Gabigol, que ficou na frente do goleiro. O atacante chutou cruzado, mas o goleiro vascaíno rebateu, numa grande defesa.

Mas o Vasco também mostrou força logo em seguida. Aos 11, Pedro Raul bateu de virada na frente da área e acertou a bola no meio da trave esquerda de Santos, que saltou assustado. O centroavante acertou a trave pela segunda vez aos 23 minutos, desta vez com uma cabeçada colocada. A bola subiu, passou por Santos e tocou no travessão.

O jogo seguiu com os dois times disputando palmo a palmo os espaços em campo. O Flamengo com um melhor toque de bola, enquanto o Vasco explorando a velocidade e os contra-ataques. Na parte final do jogo, Miranda sofreu uma forte entorse no tornozelo e teve que ser substituído por Capasso.

Continua após a publicidade

Na volta para o segundo tempo, o técnico Vítor Pereira mudou o seu esquema tático, tirando o volante Thiago Maia para a entrada do atacante Everton Cebolinha. Ele era cotado para começar jogando ao lado de Gabigol no ataque, pela ausência de Pedro, vetado por estar machucado.

O Vasco, porém, manteve a velocidade e chegou ao gol aos três minutos. Lucas Piton, do lado esquerdo, fez o levantamento na área e o zagueiro Fabrício Bruno aliviou, mas a bola caiu nos pés de Puma Rodríguez que chutou de primeira. Com a visão encoberta, Santos pulou e não evitou que a bola entrasse no seu canto direito.

O Flamengo tentou reagir na base do desespero, mas encontrou a defesa vascaína bem posicionada e brigando por cada bola. Com três volantes bem posicionados, o Vasco passou a ganhar o setor de meio-campo e controlar o jogo. Neste momento aconteceu um lance de efeito, quando Pedro Raul, na beirada do campo, deu um ‘chapéu’ em Vidal ainda sem tempo de bola.

O Vasco ainda teve a chance de ampliar o placar em um pênalti a seu favor. Após troca de passes dentro da área, a bola ia sobrando para Marlon Gomes, que foi segurado pela cintura por Ayrton Lucas. Na cobrança, aos 24 minutos, Pedro Raul chutou à meia altura e Santos caiu do lado direito para espalmar para escanteio.

Nem as entradas de Matheus França e Matheus Gonçalves nos lugares, respectivamente, de Everton Ribeiro e Vidal, melhoraram a produção flamenguista. O Vasco seguia parando o jogo com faltas, mesmo recebendo vários cartões amarelos.

O Flamengo ainda tentou empatar e criou duas boas chances. A primeira, aos 34 minutos, com Cebolinha chutando colocado no alto. Léo Jardim trocou de mãos para espalmar por cima do travessão. O goleiro salvou de novo aos 36. Matheus Gonçalves fez belo passe para Gabigol por cima da defesa, mas o atacante demorou para finalizar e Léo Jardim fez a defesa parcial, com Piton aliviando para fora.

O Vasco teve um contra-ataque aos 38 minutos que poderia ser fatal. Nenê foi lançado no lado esquerdo da área e chutou duas vezes em cima de Santos. O Flamengo deu o troco aos 41. Gabigol chutou rasteiro e o goleiro vascaíno saltou para espalmar a escanteio na última oportunidade dos líderes. Léo Jardim deixou o campo como herói, elogiado e eleito como um dos melhores em campo no clássico que terminou com festa da torcida cruzmaltina.

Continua após a publicidade

CLÁSSICO TEM BRIGA COM FERIDOS

Uma briga entre torcedores do Flamengo e do Vasco deixou um homem gravemente ferido nesta tarde, antes do Clássico dos Milhões, no Maracanã. O conflito aconteceu no bairro vizinho de São Cristóvão, na Zona Norte.

Torcidas dos dois times se dirigiam a pé dali, onde há uma estação de metrô, para o Maracanã. A tensão teve início ainda na estação, e o MetrôRio fechou a estação São Cristóvão por dez minutos, por causa da briga na frente da estação. Dalí, as hostilidades e os choques se alastram no caminho para o Maracanã.

Às 16h45, o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender dois feridos, que foram encaminhados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio. Um estava em estado grave e o outro com ferimentos moderados.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 0 X 1 VASCO

FLAMENGO - Santos; Varela (Matheusinho), David Luiz (Pablo), Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Everton Cebolinha), Gerson, Vidal (Matheus Gonçalves), Everton Ribeiro (Matheus França) e Arrascaeta; Gabigol. Técnico: Vítor Pereira.

Continua após a publicidade

VASCO - Léo Jardim; Puma Rodríguez, Miranda (Capasso), Léo e Lucas Piton; Rodrigo (Marlon Gomes), Andrey Santos e Jair (Barros); Gabriel Pec (Figueiredo), Pedro Raul e Alex Teixeira (Nenê). Técnico: Maurício Barbieri.

GOL - Puma Rodríguez, aos 3 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo.

CARTÕES AMARELOS - Gerson e Ayrton Lucas (Flamengo). Léo, Lucas Piton, Campasso, Nenê e Jair (Vasco).

RENDA - R$ 5.007.752,50.

PÚBLICO - 69.020 torcedores.

LOCAL - Maracanã, no Rio.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros