Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 30 de agosto de 2019

CANOAGEM: REMADA SOBERANA NO PARANOÁ

CANOAGEM

 
Remada soberana no Lago Paranoá
 
O campeão mundial Isaquias Queiroz vence com facilidade na abertura do Campeonato Brasileiro Interclubes e faz discurso de motivação para os atletas mais jovens. Competições continuam até domingo

 

Fernando Brito

Publicação: 30/08/2019 04:00

 
Dono de uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, no ano que vem, Ezequias conquistou ontem o título brasileiro na prova do C1 1.000m (Minervino Junior/CB/D.A Press
)  

Dono de uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, no ano que vem, Ezequias conquistou ontem o título brasileiro na prova do C1 1.000m

 



Um dos objetivos do torneio é chamar a atenção dos mais novos (Roberto Peixoto/Canoagem Brasileira
)  

Um dos objetivos do torneio é chamar a atenção dos mais novos

 




O Lago Paranoá tem um novo dono. Ontem, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem, o baiano Isaquias Queiroz, atleta do Flamengo, confirmou o favoritismo e venceu com folga a final da prova de C1 1000m, com tempo de 4min01s339. A pequena plateia que acompanhava a performance do campeão mundial, na orla do Clube Nipo Brasileiro, vibrou com o resultado, e alguns fãs fizeram fila para tirar fotos com o ídolo. A segunda colocação ficou com Erlon Silva (Paulistano), que registrou 4min05s569, seguido do também flamenguista Jacky Godmann (4min09s372).

“A estrutura do campeonato está ótima. A água estava um pouco agitada, como haviam me informado que seria em Brasília, mas está sendo uma experiência incrível nessa minha primeira passagem pela capital do país. O evento apresenta uma infraestrutura próxima do padrão internacional, com excelente alimentação e apenas um pequeno excesso de movimentação no pier seria um ponto a ser melhorado pela organização, mas é muito bom estar presente ao lado de tantos atletas”, destacou Isaquias.

O competidor do Flamengo acaba de chegar da Hungria, onde no último fim de semana se sagrou campeão mundial do C1 1000m, com tempo de 3min59s23, além da conquista da medalha de bronze ao lado de Erlon Souza no C2 1000m. A participação no Campeonato Brasileiro marca o início do ciclo final de preparação rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e Isaquias Queiroz espera manter a alta performance. “O objetivo é ganhar as seis provas que disputarei em Brasília. Há uma boa concorrência interna no país, mas o atleta de ponta tem sempre que exigir mais em relação aos resultados”, comentou.

O público brasiliense não poderá ver de perto a parceria entre Isaquias e Erlon. Na competição nacional, eles representam clubes diferentes e travarão concorrência por um lugar no pódio nas disputas de dupla. Ainda assim, a ocasião é considerada propícia para o aperfeiçoamento do treinamento visando aos Jogos de Tóquio. “Essa é uma rivalidade forte, que vem desde as categorias de base, mas se trata, principalmente, de uma oportunidade para aprimorarmos nosso condicionamento em busca de melhores resultados nas competições internacionais. Erlon está cada vez mais forte na prova individual, e isso ajuda muito quando estamos remando juntos”, avaliou Isaquias.

Também bastante assediado por fãs e competidores mais jovens, Erlon elogiou as condições do Lago Paranoá e disse que está especialmente focado para chegar bem às próximas olimpíadas. “O principal objetivo desta temporada foi atingido. Conseguimos a vaga olímpica e, depois do Campeonato Brasileiro, teremos um período de férias antes de reiniciarmos os treinos para os Jogos de Tóquio. Tenho me especializado na prova de dupla, e a expectativa é conseguirmos um bom resultado em 2020”, projeta o atleta baiano.

Apesar de a competição em Brasília representar o fim de uma exigente temporada, Isaquias Queiroz não demonstra cansaço e discursa em tom de motivação para os atletas mais jovens. “Tem sido um ano pesado, com Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos, Campeonato Mundial e inúmeras viagens. É tudo bastante cansativo, mas nada que a força de vontade de um atleta não possa superar. Essa sempre foi minha motivação, alcançar resultados que eu julgava nem serem possíveis, mas tenho provado que basta querer e treinar. Atingi um nível que nenhum atleta do país havia alcançado e espero que a garotada que compete neste Brasileiro possa desejar ir ainda mais longe, superando o meu legado. Com certeza, haverão de conseguir”, afirma.

O Brasileiro de Canoagem segue até o próximo domingo, com participação total de 464 atletas. São 40 associações e clubes de várias partes do país, contabilizando 300 provas nas categorias infantil, menor, cadete, junior, sênior, master e paracanoagem. Ontem, no primeiro dia de provas, grupos de estudantes de várias escolas públicas do DF visitaram as instalações e conheceram mais de perto um pouco da modalidade, experimentando, por exemplo, o caiaque ergometro — espécie de simulador para desenvolver a técnica da remada.


PROGRAME-SE

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem
Quando: até domingo
Horário: das 7h às 18h
Local: Clube Nipo Brasileiro (SCES, trecho 1)
Transmissão: youtube.com/canoagembrasileira e facebook.com/canoagembrasileira
*Entrada franca
 
Jornal Impresso

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros