Criança gripada em casa, a gente faz o quê? Canja, claro. E aproveita para tomar também, porque, já sabe, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
Não é só dito popular, pelo menos a parte da comida. Alguns anos atrás, cientistas americanos colocaram a sabedoria de vó à prova no laboratório da Universidade de Nebrasca e concluíram: sopa de galinha pode, sim, funcionar como um remédio caseiro para gripes e resfriados, porque tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando sintomas respiratórios, e ainda oferece hidratação e nutrição.
Ótimo que funcione. Mas tão importante quanto é aquela sensação quentinha de que estão cuidando da gente (ou a lembrança de quando cuidaram da gente). Uns sentimentos misturados: meu corpo dói, mas ganho mais beijinhos; não paro de espirrar, mas faltei na escola e a TV tá liberada.
A seguir, dou uma receita para traduzir tudo isso em prato na mesa. Mas uma dica: não siga a receita à risca, não. Uma das maravilhas da sopa é justamente aproveitar o que você tem. Dessa vez fiz com peito, porque era o que tinha, mas prefiro com sobrecoxa. E usei a carcaça de um frango assado, porque tinha comido um frango assado, mas pés de galinha também caem muito bem — são baratos e, cheios de colágeno, ajudam a dar consistência ao caldo.
(Quer mais receitas e histórias de comida? Siga @ocadernodereceitas no Instagram.)
Ingredientes
1 carcaça de frango (ou 4 pés de galinha)
1/2 peito de frango (ou sobrecoxas)
Azeite
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
1 talo de salsão
1 talo de alho-poró (a parte branca)
1 folha de louro
1 tomate
1 punhado de tomilho fresco
½ xícara de arroz
Sal
Pimenta-do-reino
1 punhado de salsinha
Modo de preparo
Asse a carcaça ou os pés de galinha no forno até dourar.
Coloque a carcaça ou os pés em uma panela de pressão cobertos de água — use parte dessa água para tirar as crostas que ficaram na assadeira e junte à panela. Feche a tampa e, quando pegar pressão, baixe o fogo e conte 30 minutos.
Em outra panela, doure o peito ou as sobrecoxas com um pouco de óleo.
Remova o frango e aproveita a gordura para refogar a cebola e o alho picados. Se precisar acrescente mais óleo.
Retorne o frango à panela e coloque também a cenoura e o salsão picados, , o alho-poró em rodelas, louro, tomilho. Cubra tudo com água e tempere com sal e pimenta.
Desligue o fogo da panela de pressão e espere a pressão sair da panela. Então retire os pés ou a carcaça e coe o caldo, juntando-o à panela de sopa.
Quando a carne de frango estiver cozida, retire-a da sopa. Espere que esfrie um pouco, então desfie e coloque de volta na panela.
Coloque o arroz e o tomate picado. Quando estiver cozido, ajuste os temperos.
Sirva com salsinha por cima.