Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 05 de janeiro de 2025

CAMPEONATO CARIOCA COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO
Por 
André Zajdenweber
 e 
Cayo Pereira

 

 
 

O Campeonato Carioca de 2025 começa no próximo sábado com uma grande novidade: pela primeira vez em 128 edições, o torneio terá o auxílio do árbitro de vídeo (VAR) em todas as partidas. Além disso, as regras deste ano incluem obrigatoriedade de palestras para os jogadores sobre os perigos de um grande problema enfrentado no futebol do mundo inteiro: a manipulação de jogos para obtenção de lucro com apostas esportivas.

— Esse é um problema muito sério e a gente precisa fazer uma campanha. Inserimos no regulamento a necessidade de cada clube desenvolver campanhas de conscientização e esclarecimento para os atletas. Para que não façam isso, para que defendam sua carreira — disse, Rubes Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio (Ferj).

O Maracanã também vai demorar a aparecer no Carioca. O gramado que recebeu 73 jogos em 2024 está passando por reforma e só deve estar pronto para ser usado no próximo dia 25. Com isso, a dupla Fla-Flu vai mandar seus compromissos em outros estádios, como o Batistão (Aracaju) e Moça Bonita.

 

Botafogo sonha com novo título

 

O atual campeão Brasileiro e da Libertadores estreia no Carioca sábado, contra o Maricá, no Nilton Santos. Com os titulares de férias, o Botafogo será representado no início do torneio por um grupo cheio de atletas da base, como Matheus Nascimento, e alguns nomes pouco utilizados em 2023, entre eles Patrick de Paula, sob o comando de Carlos Leiria, do sub-20. O time principal só entra em cena no primeiro clássico, com o Fluminense, na 6ª rodada, quatro dias antes da Supercopa, contra o Flamengo, em 2 de fevereiro.

Matheus Nascimento é o destaque do time do Botafogo que vai começar o Campeonato Carioca — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Matheus Nascimento é o destaque do time do Botafogo que vai começar o Campeonato Carioca — Foto: Vitor Silva/Botafogo

 

Flamengo tenta mais um bicampeonato

 

Campeão carioca de 2024, o Flamengo começa a defender seu título no próximo domingo, contra o Boavista, no Batistão, em Aracaju, com um time formado por nomes da base, dirigidos por Cléber Santos, do sub-20. Ela será reforçada por três “intrusos”: o zagueiro Pablo, que voltou de empréstimo ao Botafogo, e os atacantes Carlinhos e Thiaguinho, pouco usados ano passado. A equipe do técnico Filipe Luís se reapresenta nesta quarta-feira e viaja dois dias depois para pré-temporada nos EUA. Só estreia no Estadual na 5ª rodada.

Carlinhos, atacante do Flamengo — Foto: Reprodução/Redes sociais
Carlinhos, atacante do Flamengo — Foto: Reprodução/Redes sociais

 

Fluminense aposta em Marcão e nos 'Moleques de Xerém'

 

Depois de uma temporada de crise, o Fluminense chega para o Carioca querendo mostrar serviço. A estreia será no próximo domingo, diante do Sampaio Corrêa, em Moça Bonita, com um time mesclando “moleques de Xerém” e jogadores não aproveitadas por Mano Menezes. O grupo será treinado pelo auxiliar Marcão, assim como foi em 2024, provavelmente nas primeiras quatro partidas. O time principal, que se reapresenta nesta quarta-feira, só deve passar a ser utilizado na 5ª rodada do Estadual.

Isaque foi o grande destaque do sub-17 do Fluminense campeão do Brasileiro e da Copa do Brasil — Foto: Divulgação
Isaque foi o grande destaque do sub-17 do Fluminense campeão do Brasileiro e da Copa do Brasil — Foto: Divulgação

 

Vasco quer encerrar jejum de títulos

 

Sem vencer o Carioca desde 2016, o Vasco estreia sábado, em São Januário, contra o Nova Iguaçu, algoz que eliminou o cruz-maltino na semifinal do ano passado. Para tentar encerrar o jejum, contará com a base do time bicampeão carioca sub-20, com nomes como JP, reforçada por atletas pouco aproveitados em 2024. O grupo, treinado por Ramon Lima, do sub-20,perdeu ontem por 3 a 0 para o Volta Redonda, num jogo-treino. O time principal volta das férias amanhã, já com o novo técnico, Fábio Carille, e deve estrear na 3ª rodada.

Estrella chora com seu primeiro gol no profissional — Foto: Leandro Amorim/Vasco
Estrella chora com seu primeiro gol no profissional — Foto: Leandro Amorim/Vasco

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros