Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 15 de junho de 2021

CÁLCULOS DE NEYMAR PARA ULTRAPASSAR PELÉ

Jornal Impresso

Cálculos de Neymar para ultrapassar Pelé
 
Nas contas da Fifa, atacante está a 10 gols de igualar o Rei na artilharia da Seleção

 

Victor Parrini*

Publicação: 15/06/2021 04:00

Nas estatísticas da CBF, distância do camisa 10 para o Rei Pelé é de 28 gols (Nelson Almeida/AFP)  
Nas estatísticas da CBF, distância do camisa 10 para o Rei Pelé é de 28 gols
 
A história de uma das edições mais polêmicas da Copa América começou a ser escrita, no domingo, no Mané Garrincha e, com ela, a da artilharia da Seleção Brasileira ganhou um novo capítulo. Com o gol marcado na vitória por 3 x 0 sobre a Venezuela, Neymar chegou ao 67º gol vestindo a amarelinha, ficando a 10 tentos do maior artilheiro do escrete canarinho, o Rei Pelé. A conta oficial é feita pela Fifa, porém a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) possui números diferentes.
 
Nos números contabilizados pela entidade máxima do futebol mundial, Pelé marcou 77 gols em 92 partidas, enquanto Neymar precisou de 106 jogos para balançar as redes 67 vezes. Na 3ª colocação, está Ronaldo Fenômeno, com 62 gols. Os dados não são unânimes devido à CBF adotar critérios diferentes para a montagem do ranking de artilharia da Seleção.
 
Nas contas da confederação brasileira, jogos diante de clubes são considerados, por exemplo. Desta forma, conforme o cálculo da CBF, Pelé possui 95 gols em 115 partidas. Neymar divide a artilharia com Ronaldo, ambos com 67 bolas na rede. Contudo, o ex-camisa nove precisou de 109 duelos para converter a quantidade. O craque do PSG, campeão olímpico pela Seleção em 2016, jogou três vezes menos. 
 
Nos três compromissos pela Seleção Brasileira em 2021 entre Eliminatórias e Copa América, Neymar acumula três vitórias e três gols, um aproveitamento quase perfeito, apesar de o escrete canarinho não vir demonstrando um futebol vistoso. No entanto, o craque brasileiro se mostra efetivo e chama a responsabilidade como principal referência para ajudar o Brasil a conquistar em casa o bicampeonato do torneio continental. 
 
Volta ao Rio
 
Ontem, a Seleção se despediu de Brasília. Pela manhã, o time treinou no estádio Defelê, na Vila Planalto. Apenas os reservas participaram da atividade. Os titulares fizeram um trabalho regenerativo. O time desembarcou no Rio de Janeiro à noite e foi direto para a Granja Comary, onde fica até quinta-feira, quando o time enfrenta o Peru, às 21h, no estádio Nilton Santos.
 
* Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros