Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 02 de fevereiro de 2019

BRONZEAMENTO SAUDÁVEL: SETE DICAS

 

Sete dicas para conquistar um bronzeado saudável

Apesar dos malefícios do sol, isso pode ser alcançado de forma sadia
 
 
 
 
Sete dicas para manter o bronzeado Foto: Shutterstock
Sete dicas para manter o bronzeado Foto: Shutterstock
 
 
 

Chega o verão e todo mundo quer ostentar uma pele bronzeada, que, apesar dos malefícios do sol, pode ser alcançada de forma sadia, segundo a dermatologista Marcella Alves, da clínica Les Peaux. Abaixo, ela dá sete dicas para aproveitar o melhor do sol.

 

1. Capriche no creme

Uma pele bem hidratada é o primeiro passo para conservar o bronzeado. Portanto, invista em produtos que contenham ureia, que retém umidade, e óleos vegetais, que melhoram a elasticidade. Uma dose extra de ácido hialurônico, que normalmente já é produzido pelo corpo, também deixa os tecidos nos trinques.

2. Atenção à esfoliação

O processo elimina as células mortas, promove limpeza profunda e ajuda a evitar o surgimento de manchinhas que podem aparecer com o sol. Esfolie principalmente o rosto, de duas a três vezes na semana. Isso também vai melhorar a absorção de cremes e autobronzeadores.

3. Tenha um ritual pós-praia

Se você já se perguntou se os produtos pós-sol fazem diferença, saiba que a resposta é sim. Os que prometem prolongar o bronzeado geralmente têm ingredientes como aloe vera, que acalma e hidrata a epiderme. Podem ser usados no corpo ou no rosto, após o banho.

Aloe vera para manter o bronzeado Foto: Shutterstock
Aloe vera para manter o bronzeado Foto: Shutterstock

 4. Fique de olho no prato

Coma frutas que contenham polifenóis, como uva, maçã e pera. Esse ativo é antioxidante e anticarcinogênico, ou seja, defende a pele dos efeitos maléficos da radiação ultravioleta.

5. Ajuste a temperatura

Sempre tome banho com água fria depois da exposição ao sol. Assim como a temperatura da água interfere na saúde do cabelo, ela influencia na duração do bronzeado. A água quente desidrata e faz com que a cor desbote mais rápido.

 

6. Coma saladas variadas

Alimentos com betacaroteno, como cenoura, batata-doce e brócolis, estimulam a produção de melanina, o pigmento natural da pele. Também é legal tomar sucos com beterraba todo dia, semanas antes de ir à praia.

7. Relógio é amigo

Até as 10h e depois das 16h, os raios solares são mais fracos, o que diminui a chance de vermelhidão e deixa o bronzeado mais natural. Outra dica é aumentar o tempo de exposição de forma gradual. Comece indo pouquinho tempo e vá aumentando os minutos a cada dia.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros