Chega o verão e todo mundo quer ostentar uma pele bronzeada, que, apesar dos malefícios do sol, pode ser alcançada de forma sadia, segundo a dermatologista Marcella Alves, da clínica Les Peaux. Abaixo, ela dá sete dicas para aproveitar o melhor do sol.
1. Capriche no creme
Uma pele bem hidratada é o primeiro passo para conservar o bronzeado. Portanto, invista em produtos que contenham ureia, que retém umidade, e óleos vegetais, que melhoram a elasticidade. Uma dose extra de ácido hialurônico, que normalmente já é produzido pelo corpo, também deixa os tecidos nos trinques.
2. Atenção à esfoliação
O processo elimina as células mortas, promove limpeza profunda e ajuda a evitar o surgimento de manchinhas que podem aparecer com o sol. Esfolie principalmente o rosto, de duas a três vezes na semana. Isso também vai melhorar a absorção de cremes e autobronzeadores.
3. Tenha um ritual pós-praia
Se você já se perguntou se os produtos pós-sol fazem diferença, saiba que a resposta é sim. Os que prometem prolongar o bronzeado geralmente têm ingredientes como aloe vera, que acalma e hidrata a epiderme. Podem ser usados no corpo ou no rosto, após o banho.
4. Fique de olho no prato
Coma frutas que contenham polifenóis, como uva, maçã e pera. Esse ativo é antioxidante e anticarcinogênico, ou seja, defende a pele dos efeitos maléficos da radiação ultravioleta.
5. Ajuste a temperatura
Sempre tome banho com água fria depois da exposição ao sol. Assim como a temperatura da água interfere na saúde do cabelo, ela influencia na duração do bronzeado. A água quente desidrata e faz com que a cor desbote mais rápido.
6. Coma saladas variadas
Alimentos com betacaroteno, como cenoura, batata-doce e brócolis, estimulam a produção de melanina, o pigmento natural da pele. Também é legal tomar sucos com beterraba todo dia, semanas antes de ir à praia.
7. Relógio é amigo
Até as 10h e depois das 16h, os raios solares são mais fracos, o que diminui a chance de vermelhidão e deixa o bronzeado mais natural. Outra dica é aumentar o tempo de exposição de forma gradual. Comece indo pouquinho tempo e vá aumentando os minutos a cada dia.