BRENDA LEE, THE LITTLE MISS DYNAMITE
Raimundo Floriano
Brenda Mae Tarpley, a Brenda Lee, cantora estadunidense de rockabilly, pop e country, nasceu, com apenas 2 kg, na enfermaria de caridade do Grady Memorial Hospital, em Atlanta, Geórgia, a 11.12.1944.
Era filha de Ruben Tarpley, que fora, no passado, excelente arremessador canhoto de beisebol, e de Grayce Yarbrough Tarpley. A família, de origem humilde, era pobre e vivia precariamente numa casa de três cômodos, sem água corrente, onde Brenda dividia a mesma cama com duas irmãs. Ela frequentou colégios de ensino fundamental em cidades onde o pai trabalhava, principalmente nas rotas entre Atlanta e Augusta. Sua vida resumia-se em ver seus pais procurando emprego e, aos domingos, frequentar a Igreja Batista, onde ela cantava.
Brenda era um prodígio musical. Embora sua família vivesse em precárias condições, possuía um rádio a pilha, que fascinou Brenda, ainda bebê. Na época, embora tivesse apenas 2 anos, ela conseguia assobiar as melodias das canções que ouvia. Tanto a mãe, como uma das irmãs, levaram-na, muitas vezes, a uma loja de doces, onde ela, sentada sobre o balcão, ganhava doces e moedas para cantar.
Sua voz, seu rosto bonito e suas apresentações nos palcos começaram a despertar a atenção de todos a partir dos 5 anos de idade. Aos 6 anos, ela ganhou um concurso de canto patrocinado por um estabelecimento de ensino fundamental. A recompensa foi a aparição ao vivo em um programa de rádio de Atlanta, Starmakers Revue, no qual voltou a se apresentar no ano seguinte.
Seu pai morreu em 1953, e ela depois, já aos 10 anos, tornou-se a principal fonte de sustento de sua família, cantando em programas radiofônicos locais e apresentações na televisão. Em 1955, sua mãe casou-se com Jay Rainwater, que levou a família para Cincinnati, Ohio, onde ela trabalhou na Skinner Jimmy Music Center, loja de discos, e em programas de radiodifusão.
A família logo retornou à Geórgia, mas dessa vez para Augusta, e Brenda apareceu em um show especial, WJAT-AM, na cidade de Swainsboro. O produtor do show, Sammy Barton, nessa ocasião, rebatizou-a como Brenda Lee, pois acreditava que o nome Tarpley era muito difícil de ser lembrado.
Brenda, durante toda a carreira, embora tivesse um comportamento admirável, sentia repugnância por bananas. Quando saladas de frutas lhe eram oferecidas em seu camarim, não continham bananas, para evitar que ela sofresse um ataque de raiva.
Seu grande sucesso no show business veio em fevereiro de 1955, quando ela ganhou $30 para participar, em uma estação de rádio de Swainsboro, de um programa estrelado pelo cantor Red Foley, o maior divulgador da country music da época, numa unidade de turnê promocional de seu programa TV ABC Ozark Jubilee, em Augusta, que foi convencido a ouvi-la cantar antes do show.
Foley ficou tão surpreso, como todas as outras pessoas que ouviram a potente voz da pequena menina, que, imediatamente, concordou em deixá-la cantar Jambalaya no programa. A música foi ensaiada e, mais tarde, apresentada. Ao término, Foley declarou: “Ainda fico com arrepios de frio pensando naquele momento. Um dos meus pés começou a acompanhar febrilmente o ritmo da música, como se eu estivesse me afastando de um terreno em chamas. E quando ela fez aquele truque de quebrar a voz, interrompeu meu transe, o suficiente para que eu percebesse que tinha me esquecido de sair do palco. Ali estava eu, após 26 anos de suposto aprendizado sobre como conduzir-me diante de um auditório, com a boca aberta 2 milhas de largura e um olhar petrificado”.
A plateia irrompeu em aplausos e se recusou a deixá-la sair do palco até que ela tivesse cantado mais três músicas. Em 31 de março de 1955, aos 10 anos de idade, ocorreu a sua estreia na Rede Ozark Jubilee, em Springfield, Missouri. Apesar de o seu contrato com o show ser de 5 anos, foi interrompido por causa de uma ação judicial movida por sua mãe e por seu empresário, quando ela fazia aparições regulares no programa.
Em 30 de julho de 1956, menos de dois meses depois de tal ação judicial, a Decca Records ofereceu-lhe um contrato, e seu primeiro disco foi um vinil single, 45 RPM, com Jambayala no Lado A, e Bigelow 6-200 no lado B, músicas tipicamente country.
Aos 11 anos de idade, com Jambalaya, Brenda Lee estourou a boca do balão em todo o universo. No Brasil, o sucesso foi imediato e muito imitado pela maioria dos cantores e conjuntos emergentes daquele tempo. Duvidava-se que aquela voz fosse mesmo de uma criança e até se especulava sobre a hipótese de Louis Armstrong ter feito a gravação com a voz distorcida.
Seu segundo disco apresentou duas músicas de Natal: I'm Gonna Lasso Santa Claus e Christy Natal. Embora ela já tivesse completado 12 anos de idade, os créditos de seus 2 Singles distribuídos pela Decca Records falavam em Little Brenda Lee (9 anos).
Com 1,44m de altura, ela recebeu o apelido de The Little Miss Dynamite, em 1957, após gravar a canção Dynamite, e foi dos primeiros astros da música pop a ter uma importante carreira contemporânea internacional. Teve 37 hits fonográficos estadunidenses durante a Década de 1960, número superado apenas por Elvis Presley, The Beatles, Ray Charles e Connie Francis.
Em 1960, gravou sua canção-assinatura I'm Sorry, que foi Número Um no Quadro de Avisos de Paradas. Foi seu primeiro ouro individual, pelo qual recebeu indicação para o Grammy, e também um dos primeiros grandes hits a usar o que viria a ser o som de Nashville – orquestra de cordas e vocal de apoio harmonizado
Brenda foi popular no Reino Unido no início de sua carreira. Ela visitou o país em 1959, antes de conseguir o reconhecimento pop nos Estados Unidos. Sua gravação rockabilly de Let's Jump the Broomstick, em 1961, não entrou nas paradas estadunidenses, mas foi a Nº 12 no Reino Unido, onde seu ato de abertura de uma tour, em 1960, ficou a cargo de um então pouco conhecido grupo de Liverpool: The Beatles.
Depois disso, Brenda passou a desfrutar ali de uma distinção única entre os cantores americanos. No ano de 1962, teve dois hits Top 10 no Reino Unido, que não foram lançadas como singles em seu país natal: Speak to Me Pretty e There Comes This Feeling.
A popularidade de Brenda diminuiu um pouco no final dos anos 1960, com o amadurecimento de sua voz, porém ela continuou fazendo uma carreira musical de sucesso, retornando às raízes como cantora de música country, com uma sequência de grandes hits nas décadas de 1970 e 1980.
Durante a Década de 1970, Lee restabeleceu-se como artista de música americana e ganhou uma série de top hits nas paradas de dez países. O primeiro foi em 1973, Nobody Wins. I Can See Clearly Now, do LP Brenda, de 1960, marcou intensamente minha vida no início dos Anos 1980, pois era a música romântica com a qual eu e minha mulher embalamos nosso namoro, culminando com o casamento em julho de 1982. Estes são os LPs de Brenda constantes de minha coleção, hoje transformados em CD:
Embora suas canções sejam algumas vezes centralizadas em amores perdidos, e ainda que tenha ficado sem pai na infância, Brenda foi feliz na vida e em seu casamento, em 1963, com Ronnie Shacklett, que sabia lidar com a indústria da música notoriamente voraz e lhe garantiu sucesso financeiro a longo prazo. Eles têm duas filhas, Jolie e Julie, e três netos, Taylor, Jordânia e Charley.
Na era do CD, adquiri este exemplar que, assim como a maioria dos de seus discos é facilmente encontrado à venda em sebos virtuais:
Em setembro de 2006, comemorando 50 anos como artista de gravação ela agraciada com o Meador-Walker Lifetime Achievement Award Jo, concedido pela Fonte da Fundação, em Nashville. Em 2007, foi introduzida no Country Music Hall of Fame. É membro da Rockabilly Hall of Fame e tem os passos gravados na Hit Parade of Fame.
A atriz Kelly Clarkson apareceu como Brenda Lee em dois episódios da NBC da serie American Dreams. Fly Me to the Moon, que Brenda gravou em 1963, é usada nos créditos finais do jogo de vídeo Bayonetta.
No Brasil, a música Weep No More My Baby ficou conhecida por ser usada pelo programa de Pânico na TV, onde era tocada no quadro Dança dos Políticos.
A discografia de Brenda Lee, acima dos 30 títulos, mostra a intensidade de sua vida artística. Escolhi três faixas de seu repertório para mostrar um pouco desse trabalho.
Em primeiro lugar, Jambalaya, a música mais representativa de sua carreira, que a lançou em todo o mundo.
Em segundo, outro grande sucesso country, Bill Bailey Won’t You Please Come Home?, canção popular americana, composta por Hughie Cannon, em 1902, mais conhecida apenas como Bill Bailey, não só por ser muito bonita, como também pela atuação do espetacular saxofonista, que arrebenta nos solos intermediários.
E, em terceiro, beguine I Can See Clearly Now, de Johnny Nash, que marcou intensamente meu tempo de namoro, com Veroni, minha mulher há 34 anos.
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