Depois de dois jogos, o Vasco reencontrou o caminho das vitórias e se fortaleceu na missão de escapar da zona de rebaixamento. Em noite de momentos eletrizantes e muita intensidade, o cruz-maltino venceu um perigoso Fortaleza por 1 a 0 com o primeiro gol de Payet. Em seu sétimo jogo com a camisa do Vasco, o francês enfim desencantou e abriu o placar em bonito lance, no seu melhor estilo: recebeu na entrada da área, levou para a canhota e acertou chute no cantinho esquerdo, à direita de João Ricardo.
A vitória tirou o Vasco momentaneamente da zona de rebaixamento. Em 16º e com 30 pontos, o cruz-maltino agora seca o Santos, que recebe o Bragantino hoje, às 20h, e pode retomar o lugar fora do Z4.
Apesar do equilíbrio de momentos perigosos criados, foi o goleiro João Ricardo quem mais trabalhou na primeira etapa. Fez cinco defesas, contra apenas uma de Léo Jardim. Parou Praxedes duas vezes em grande intervenções e fez movimento plástico para tirar desvio de Marcelo Benevenuto para trás. O Fortaleza assustou com Lucero e viu Machuca ter bola roubada por Paulo Henrique de frente para o gol. O lateral-direito ganhou a vaga no setor e fez boa partida.
Na segunda etapa, o técnico Ramón Díaz ousou e apostou na entrada de Rossi no lugar de Marlon Gomes, que sentiu lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Com a entrada do atacante, que vinha de dois jogos como desfalque por lesão — mas acabou sentindo o mesmo problema físico nos minutos finais —, Payet passou a atuar menos pelas pontas e mais por dentro, o que mudou completamente sua atuação: ganhou espaço para desenvolver dribles e jogadas e chegou ao gol que abriu o placar, numa das primeiras oportunidades em que buscou o gol após várias tentativas de servir os colegas de ataque.