Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 11 de agosto de 2024

BRASÍLIA: PONTOS TURÍSTICOS CONTAM A HISTÓRIA DA CIDADE

Pontos turísticos de Brasília contam a história da cidade

Na Praça dos Três Poderes e no Bosque dos Constituintes há opções de lazer com entrada gratuita que também trazem conhecimento sobre a capital

 

Panteão da Pátria homenageia heróis e heroínas nacionais -  (crédito: Henrique Sucena)
x
Panteão da Pátria homenageia heróis e heroínas nacionais - (crédito: Henrique Sucena)

Por Henrique Sucena* e José Albuquerque* — No coração da Praça dos Três Poderes, o Espaço Lúcio Costa e o Panteão da Pátria destacam a história e os heróis de Brasília, enquanto a revitalizada Casa de Chá oferece um momento de lazer e apreciação da arquitetura local. Já o Bosque dos Constituintes traz um projeto sustentável e aprendizado sobre como a cidade foi construída, proporcionando uma rica experiência cultural e histórica para os visitantes da capital federal.

História acessível

No meio da Praça dos Três Poderes, o Espaço Lúcio Costa presta homenagem ao arquiteto com a Maquete de Brasília, circundada por uma galeria onde se encontram expostas cópias dos croquis e do Relatório do Plano Piloto. O monumento permite que todos os visitantes tenham uma visão mais detalhada sobre o planejamento de construção da cidade, contando, inclusive, com uma versão tátil da maquete para deficientes visuais. 

O local é um ponto importante de informação para aqueles que querem conhecer mais sobre a capital federal e sua história. Vindas de Salto, no interior de São Paulo, Adriana Barros de Oliveira, 52, e Elizabeth Ferrari, 48, encantaram-se com a maquete da cidade. "É muito importante ver de perto a nossa própria história. A gente sabia do formato (do Plano Piloto), mas vendo isso aqui dá uma impressão muito forte, é bem interessante", disse Elizabeth.

Adriana se diz orgulhosa de poder finalmente conhecer a capital de seu próprio país. Ela afirma ter se encantado com a Catedral e com os rascunhos feitos por Lúcio Costa. Tendo visto os prédios históricos anteriormente apenas pela televisão, ela sentiu alegria com a experiência. 

Monumento que liga a Praça dos Três Poderes ao Bosque dos Constituintes, o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves é um memorial cívico que homenageia personagens que, de algum modo, serviram para o engrandecimento da nação brasileira. O prédio conta com exposição permanente do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, ou Livro de Aço, e celebra as ideias de democracia e liberdade, com foco nas figuras de Tiradentes e do ex-presidente eleito que empresta seu nome ao local. 

Já tendo morado em Brasília, o bombeiro aposentado Reginaldo Braga, 60, trouxe sua companheira Antônia Barbosa, 47, de São Luís-MA para conhecer a cidade pela primeira vez. Ele ressalta a importância de se preservar a história da capital por meio de monumentos gratuitos e acessíveis ao público. "É necessário a gente preservar isso aqui, porque é uma riqueza para os nossos filhos, para não deixar que acabe e fique no esquecimento. Já vim várias vezes, então eu fico feliz de agora estar trazendo alguém", relatou o aposentado.

 

  • Espaço Oscar Niemeyer homenageia o arquiteto com exposições de arte
    Espaço Oscar Niemeyer homenageia o arquiteto com exposições de arteHenrique Sucena
     
  • Gabriel Lessa Catalão busca educar pessoas sobre legado de Israel Pinheiro
    Gabriel Lessa Catalão busca educar pessoas sobre legado de Israel PinheiroHenrique Sucena
     
  • Espaços no Bosque dos Constituintes homenageiam pioneiros de Brasília
    Espaços no Bosque dos Constituintes homenageiam pioneiros de BrasíliaHenrique Sucena 
  • Maquete de Brasília encanta turistas na Praça dos Três Poderes
    Maquete de Brasília encanta turistas na Praça dos Três PoderesHenrique Sucena
     
  • Espaço Lúcio Costa com rascunhos e homenagens ao arquiteto
    Espaço Lúcio Costa com rascunhos e homenagens ao arquitetoHenrique Sucena
     
  • As paulistas Adriana Barros e Elizabeth Ferrari se encantaram com a maquete de Brasília
    As paulistas Adriana Barros e Elizabeth Ferrari se encantaram com a maquete de BrasíliaHenrique Sucena
  • Reginaldo Braga trouxe Antônia Barbosa para conhecer a cidade pela primeira vez
    Reginaldo Braga trouxe Antônia Barbosa para conhecer a cidade pela primeira vezHenrique Sucena
     
  • Casa de Chá foi reaberta em junho após décadas fechada
    Casa de Chá foi reaberta em junho após décadas fechadaHenrique Sucena
     
     
  • Tatiana Zuma e Frederico Ferreira são admiradores da vista na Casa de Chá
    Tatiana Zuma e Frederico Ferreira são admiradores da vista na Casa de CháFotos: Henrique Sucena

Pioneiros homenageados

Adjacente à Praça dos Três Poderes, o Bosque dos Constituintes abriga mais de 600 árvores e diversas espécies de animais. Além de servir para passeios e piqueniques, o parque também abriga históricos monumentos, como o Espaço Israel Pinheiro e o Espaço Oscar Niemeyer, que homenageiam dois dos mais importantes nomes da construção de Brasília.

O Espaço Oscar Niemeyer foi projetado pelo arquiteto e inaugurado em 1988, com o objetivo de abrigar a Comissão do Conjunto Cultural e a Fundação Oscar Niemeyer, instituindo em Brasília um espaço para homenagear o artista e autor da arquitetura reconhecida como obra do século pela Unesco.

Vista privilegiada

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Casa de Chá na Praça dos Três Poderes foi reaberta em 26 de junho, depois de mais de duas décadas fechada. Desde 2019, o local funcionava como Centro de Atendimento ao Turista, mas agora volta a ser um ponto de encontro que oferece descanso para quem visita a praça.

A cafeteria atua também como escola, com estudantes do curso de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF) passando por estágios supervisionados com instrutores da instituição. O cardápio oferece lanches leves, como cafés, chás, bolos, tortas, tapiocas, omeletes e comidas que homenageiam os pioneiros da cidade e servem para repor as energias dos turistas depois de caminhar por todos os monumentos.

Para aproveitar o descanso do trabalho nos diversos órgãos que cercam a praça, a Casa de Chá se mostra como uma opção bastante atrativa. A advogada Tatiana Zuma, 45, nasceu no Rio de Janeiro, mas mora na cidade há oito anos. Ela afirma apreciar a possibilidade de conhecer mais sobre a capital enquanto lancha. "Acho que aqui é um espaço que realmente impressiona pela beleza. É um conjunto que fica muito bonito com o céu e os monumentos de fundo. Revitalizar esse projeto foi sensacional", exalta a carioca.  

Informações

Espaço Oscar Niemeyer

Endereço: Praça dos Três Poderes 

Horários: De terça a sexta, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriados, das 9h às 17h

Espaço Lúcio Costa

Endereço: Praça dos Três Poderes

Horários: de terça-feira a domingo das 9h às 18h

Entrada Gratuita

Espaço Israel Pinheiro

Endereço: Praça dos Três Poderes

Horários: De segunda a sexta, das 8h às 17h

Casa de Chá

Endereço: Praça dos Três Poderes

Horários: de quarta-feira a domingo, das 10h às 19h

Panteão da Pátria e da Liberdade

Endereço: Praça dos Três Poderes

Horários: De terça a sexta, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriados, das 9h às 17h

*Estagiários sob supervisão de Eduardo Pinho

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros