Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sexta, 20 de março de 2020

BRASÍLIA: COMÉRCIO PARALISA AS ATIVIDADES

 

 

 

SAÚDE
 
Comércio também paralisa as atividades
 
Com o aumento de casos de coronavírus - 133% em um dia -, GDF suspende as atividades de todos os estabelecimentos, exceto serviços considerados essenciais, como farmácias e supermercados. Decreto também prorroga a paralisação geral até 5 de abril

 

» WALDER GALVÃO

Publicação: 20/03/2020 04:00

Mais um decreto se junta ao pacote de medidas tomadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para combater o novo coronavírus. Após fechar shoppings, bancos, parques e casas noturnas, o Executivo local ampliou a restrição de funcionamento para todo o comércio. Apenas ontem, a capital registrou mais 38 confirmações da Covid-19, totalizando 84 casos. Devido à disparada de notificações, lojas de rua, bares, restaurantes e templos religiosos devem paralisar as atividades pelo menos até 5 de abril — o mesmo prazo vale para as escolas das redes pública e particular.

A norma estabeleceu que “serviços essenciais” permanecerão em funcionamento. Portanto, laboratórios, clínicas de saúde, farmácias, telentrega, mercados, lojas de material de construção, padarias, postos de combustíveis e açougues poderão abrir as portas. O decreto ainda destaca que salões de beleza e centro estéticos também devem obedecer à regra. Os empreendimentos que permanecerem abertos deverão se atentar para manter a distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

Na educação, o novo decreto do GDF determina que a suspensão das aulas precisa ser tratada como férias escolares de julho, com início em 16 de março. Fica a critério da rede privada adotar essa medida de antecipação do recesso. A Secretaria de Educação será responsável pelo cumprimento do calendário escolar, após o retorno dos estudantes. Por decisão judicial, os atendimentos nas creches também estão suspensos.

Cartórios

Para reduzir o impacto, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) tenta negociação com o GDF para a prorrogação do pagamento de impostos, principalmente para empresas de pequeno porte. Em nota oficial, a entidade destacou que está em contato com o Executivo a fim de pleitear essa intenção. “A entidade informa ainda que continuará dialogando com o Poder Público local no sentido de atenuar os impactos na vida das pessoas e das empresas”, ressaltou o texto.

Outro seguimento que sofre por causa da Covid-19 são os cartórios. Ontem, o setor anunciou que suspenderá o atendimento presencial ao público até 30 de abril. Entretanto, no período, os funcionários continuarão a praticar todas as funções de forma remota e digital, ou por plantão, em casos urgentes. Títulos e garantia para financiamentos e empréstimos, escrituras e procurações poderão ser lavradas no site anoregdigital.com.br.


Atenção

O que pode ficar aberto ou funcionar

  • Farmácias
  • Laboratórios
  • Clínicas de saúde
  • Telentrega
  • Mercados e supermercados
  • Lojas de material de construção
  • Padarias
  • Postos de combustíveis
  • Açougues
  • Clínicas veterinárias

Jornal Impresso

 

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros