Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 01 de janeiro de 2019

BRASÍLIA, CAPITAL DOS SHOWS!

 


Brasília, capital dos shows!
 
Grandes nomes da música desembarcam na capital para apresentações em 2019. A lista tem desde o pop de Anitta ao clássico do italiano Peppino Di Capri. Programe-se!

 

Adriana Izel
Irlam Rocha Lima

Publicação: 01/01/2019 04:00

Anitta é uma das atrações do Carnaval no Parque, que reunirá mais de 50 atrações (Eduardo Bravin/Divulgação)  

Anitta é uma das atrações do Carnaval no Parque, que reunirá mais de 50 atrações

 

 
 
Cidade em que a música é a manifestação artística de maior popularidade, Brasília vai receber em 2019 uma grande variedade de shows, protagonizados por artistas nacionais e internacionais de diferentes segmentos. Pelo que o Correio apurou, por enquanto, há a predominância de cantores e bandas brasileiras, na programação que tem início no fim da próxima semana.
 
Na abertura da agenda, a atração é Moraes Moreira, um dos destaques dos Novos Baianos, que cumpre rápida temporada, de 11 a 13 de janeiro, no Teatro da Caixa com o show Música e poesia, no qual leva ao público canções, poemas e cordéis, e homenageia grandes nomes da literatura, como Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e o rei do baião, Luiz Gonzaga. Ele vai ter como convidado o filho e guitarrista Davi Moraes.
 
Também será em janeiro a continuação do projeto Hostel Produções, no Setor de Clubes Sul, que começou em dezembro do ano passado. No dia 5, MC Marcinho se apresenta com o projeto Nostalgia, enquanto no dia 12 será a vez do MC Davi comandar a festa Perde a Linha. Dia 26 a funkeira Pocahontas será a atração do Chá da Alice.

 Peppino Di Capri faz show na reabertura do Centro de Convenções ao lado de Zizi Possi (Reprodução/Internet)  

Peppino Di Capri faz show na reabertura do Centro de Convenções ao lado de Zizi Possi

 



O projeto V.I.V.A, que ocupa o gramado do clube ASES (Setor de Clubes Sul), vai oferecer, entre este mês e fevereiro, uma série de shows, aos sábados e aos domingos, no final da tarde. O primeiro a se apresentar, no dia 26, é o DJ Bhaskar. Em seguida virão 3030 (dia 27), Jetlag (2 de fevereiro), Melim (3 de fevereiro), Chemical Surf (9 de fevereiro), Banda Eva (10 de fevereiro), Yuri Martins (16 de fevereiro) e Vitor Kley, no encerramento, no dia 17.
 
O complexo Yurb é outro espaço da cidade que se agita em 2019. O local já tem confirmado o show do grupo baiano É o Tchan, em 19 de janeiro, com o Bloco Sabe de Nada Inocente. Em fevereiro, no dia 16, a banda Sorriso Maroto retorna a Brasília para show no complexo. Sob o título de Fica combinado, o evento terá ainda a banda brasiliense Di Propósito.
 
Momentos especiais
 
Ainda em janeiro, Brasília será palco de mais uma gravação de DVD. A dupla Diego & Victor escolheu a capital federal como cenário do primeiro material nesse formato da carreira. O show de gravação será no dia 26, às 21h, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Já estão confirmadas as presenças de Dilsinho, Zé Neto & Cristiano e Marília Mendonça como participações especiais do projeto.
 
O cantor Thiaguinho anunciou, ainda em 2018, que a turnê Tardezinha, em que celebra o repertório do pagode brasileiro dos anos 1990 e 2000, entraria em hiato após três anos pelo Brasil. Para encerrar o projeto, o artista fará uma turnê de adeus que passará por todas as cidades que a Tardezinha visitou e Brasília é uma delas. O pagodeiro desembarca na cidade em 9 de fevereiro, na Orla do Lago Paranoá, com repertório pré-carnavalesco.
 
A terceira edição do Carnaval no Parque vai movimentar a Praça das Fontes do Parque da Cidade do final de fevereiro até o segundo final de semana de março. No período, pelo Palco Principal e pelo Palco Ritmos, vão passar nada menos que 50 atrações. O grupo baiano Harmonia do Samba e o DJ carioca Dennis animam o pré-carnavalesco no dia 23 fevereiro.

Moraes Moreira fará três dias de show no Teatro da Caixa em janeiro (Marcos Hermes/Divulgação)  

Moraes Moreira fará três dias de show no Teatro da Caixa em janeiro

 



A mistura de ritmos vai ser observada também durante a folia com a apresentação de astros e estrelas do porte de Alok, Anitta, Xand, Henrique & Juliano, IZA, Saulo, Léo Santana, Kevinho e Wesley Safadão. Ferrugem e É o Tchan comandam a ressaca de carnaval, fechando o agito. Tudo isso no Palco Principal. O Bloco do Silva (cantor e compositor capixaba), o grupo baiano Attoxxa, a banda Francisco El Hombre e os blocos brasilienses Maria Vai com As Outras, Novos Candangos, Aparelhinho, Criolina, Divinas Tetas e Eduardo e Mônica fazem a festa no Palco Ritmos.
 
Em maio, Brasília recebe mais uma edição do Villa Mix festival. Essa será a primeira vez que o evento será realizado dentro do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e terá o tema Música é mix. No line-up estarão artistas da música sertaneja, do forró e da música eletrônica.
 
MPB, rock e pop
 
Com a auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães em obras neste mês e em fevereiro, aquele palco só vai voltar a receber shows a partir de março. A reabertura vai reunir o cantor italiano Peppino Di Capri e a cantora paulistana Zizi Possi, no dia 14 daquele mês. Na sequência vão se apresentar Milton Nascimento (13 de abril), Djavan (27 de abril) e Nando Reis (4 de maio).

Los Hermanos passarão por Brasília em turnê que marca o retorno da banda aos palcos
 (Copacabana Filmes/Divulgação)  

Los Hermanos passarão por Brasília em turnê que marca o retorno da banda aos palcos

 



Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá se apresentam no Ginásio Nilson Nelson, em 23 de março, com show em que comemoram os 30 anos do lançamento dos discos Dois e Que país é este. Os Los Hermanos também se reúnem após um hiato para show no dia 27 de abril no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Brasília será a sexta cidade a receber a turnê que marca a volta do grupo depois de quatro anos distante dos palcos.
 
Em nova turnê, que tem início no dia 11, no Rio de Janeiro, Ney Matogrosso chega a Brasília em 25 de maio para apresentação no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Em seu show, o cantor interpreta composições de Chico Buarque, Caetano Veloso, Raul Seixas, Rita Lee e de outros nomes consagrados da MPB, que ainda não haviam feito parte do seu repertório.
 
Jornal Impresso

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros