Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão domingo, 18 de julho de 2021

BRASILEIRÃO - PALMEIRAS DEFENDE LIDERANÇA CONTRA ATLÉTICO-GO

 

Em busca de 'cultura de vitórias', Palmeiras defende liderança contra Atlético-GO

Equipe alviverde deve ter alguns jogadores preservados visando jogo da volta das oitavas da Libertadores

Redação, O Estado de S.Paulo

18 de julho de 2021 | 05h00

Com o desafio de seguir na liderança isolada do Campeonato Brasileiro, o técnico Abel Ferreira aposta na "cultura de vitórias" que o Palmeiras vem adquirindo nos últimos confrontos para conquistar mais um triunfo neste domingo, diante do Atlético-GO, às 16h, no estádio Antonio Aciolly. Com 25 pontos, a equipe foi alcançada pelo Atlético-MGque venceu o Corinthians neste sábado e está a dois de vantagem do Bragantino, terceiro colocado. Um novo resultado positivo serve também para reforçar a confiança da equipe, que deve ter mudanças. Alguns jogadores devem ser preservador para o duelo de volta das oitavas da Libertadores contra a Universidad Católica no meio de semana.

Após um primeiro semestre complicado, em que perdeu as três finais que disputou, o time agora parece trabalhar em total sintonia. São seis vitórias seguidas na temporada (sendo cinco pelo Brasileiro) e a possibilidade de poder poupar os atletas mais desgastados pelo calendário de partidas.

LEIA TAMBÉM

Atlético-GO x Palmeiras: onde assistir, horário e escalação das equipes

Atlético-GO x Palmeiras: onde assistir, horário e escalação das equipes

 

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras Foto: César Greco / Agência Palmeiras
 

"Temos que saber lidar com as expectativas criadas, que são altas. Muitas vitórias trazem responsabilidade e exigência. Esse é o preço que pagamos por estar nessa fase", falou o treinador.

E o segredo para não perder o fio da meada talvez seja uma boa dose de equilíbrio. E isso pode ser traduzido em cautela no que diz respeito à condição física dos jogadores. O técnico português tem três desfalques certos para o compromisso diante dos goianos já que Luan, Rony e Luiz Adriano seguem entregues ao departamento médico.

A estratégia montada  para surpreender o Atlético-GO mais uma vez vai ter base na boa marcação no meio-campo e a utilização de contra-ataques explorando a velocidade de Breno Lopes e Deyverson. O atacante Dudu, que entrou nos minutos finais contra o Santos, deve ser opção para a segunda etapa.

A boa fase de Zé Rafael e a criatividade de Gustavo Scarpa também são armas que Abel pretende utilizar para dar cadência ao ritmo de jogo. Ele espera uma pressão por parte dos donos da casa, principalmente no primeiro tempo.

"O Campeonato Brasileiro é muito equilibrado e com essa sequência de jogos, tudo acaba ficando mais difícil. São muitos pontos que temos de analisar”, comentou o treinador português.

Com uma campanha intermediária - ocupa a 10ª colocação com 15 pontos - o Atlético-GO sabe que está devendo na parte ofensiva. Foram apenas nove gols marcados em dez rodadas disputadas. Com a intenção de corrigir essa deficiência, o técnico Eduardo Barroca deve mexer no setor.

Ronald e Zé Roberto podem ser escalados para aumentar a agressividade do ataque. Outra possibilidade é recuar Natanael para a lateral esquerda e colocar mais um jogador ofensivo. Nesse caso, o mais cotado é André Luís.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO x PALMEIRAS

ATLÉTICO-GO - Fernando Miguel; Dudu, Oliveira, Éder e Natanael (Igor Cariús); Willian Maranhão, Marlon Freitas e Arthur Gomes; Ronald (Igor Cariús), Zé Roberto (Lucão) e André Luís (Natanael). Técnico: Eduardo Barroca.

PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo (Kuscevic), Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Breno Lopes e Deyverson. Técnico: Abel Ferreira.

ÁRBITRO - Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)

HORÁRIO - 16h

LOCAL - Estádio Antonio Aciolly, em Goiânia.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros