Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense segunda, 31 de maio de 2021

BRASILEIRÃO: MENGÃO LEVA A MELHOR

Jornal Impresso

 

Mengão leva a melhor
 
 
Em jogo de estreia no Campeonato dos dois clubes apontados como favoritos – e maiores rivais – da temporada, Flamengo vence o Palmeiras. Placar ficou em 1 x 0, ontem à tarde, no Maracanã

 

Publicação: 31/05/2021 04:00

Em substituição a Gabigol, fora do campo após uma virose, o reserva Pedro marcou o único gol da partida, no segundo tempo (Alexandre Vidal/Flamengo)  
Em substituição a Gabigol, fora do campo após uma virose, o reserva Pedro marcou o único gol da partida, no segundo tempo


O Flamengo se garantiu sobre o Palmeiras, vencendo por 1 x 0, no Maracanã, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de 45 minutos iniciais muito equilibrados, o Rubro-Negro foi amplamente superior na etapa final e teve Pedro decisivo, marcando o gol do triunfo. 
 
O atacante flamenguista Gabigol ficou de fora da partida. O centro-avante apresentou quadro viral e teve uma indisposição gástrica na noite de sábado. Do lado adversário, o goleiro Weverton foi o grande responsável pelo Palmeiras não ter tomado mais gols. Fez duas defesas importantíssimas, uma no primeiro tempo, diante do Pedro, e a outra na segunda etapa, em uma cabeçada do Rodrigo Caio.
 
O primeiro tempo foi de muito equilíbrio, com as duas equipes tendo três chances de balançar as redes. Enquanto o Flamengo buscou dominar o jogo a partir da posse, o Palmeiras apostou em contra-ataques, utilizando a velocidade de Rony.
 
A segunda etapa teve um novo cenário. Acuado, o Verdão pouco conseguiu produzir, chamando o Flamengo para o ataque. Os cariocas dominaram as ações e transformaram a superioridade em gol de Pedro, após linda jogada de Bruno Henrique.
 
Depois de 10 minutos bem equilibrados no Maracanã, o Flamengo chegou com perigo pela primeira vez. Arrascaeta enfiou boa bola para Pedro, que passou por Weverton, mas parou no goleiro ao finalizar. Em seguida, o Palmeiras respondeu com Luiz Adriano. Rony foi lançado pela direita, avançou e cruzou na medida para o centroavante, que chutou e obrigou Diego Alves a fazer grande defesa com os pés.
 
O Flamengo voltou a assustar após bela trama pela esquerda, em que Bruno Henrique acionou Arrascaeta na entrada da área, e o uruguaio finalizou para a defesa de Weverton. Na sequência, Viña encontrou Raphael Veiga pela esquerda, e o meia finalizou forte, exigindo intervenção de Diego Alves.
 
Diego vacilou e perdeu a bola, que ficou oferecida para Luiz Adriano. O camisa 10 lançou Rony, que ganhou na velocidade e finalizou forte, exigindo nova defesa de Diego Alves. A última chance do primeiro tempo foi do Flamengo: Gerson recuperou a bola, Everton Ribeiro encontrou Pedro, e o centroavante finalizou torto, desperdiçando grande oportunidade.
 
Segundo tempo
 
O Flamengo teve uma ótima chance logo nos primeiros segundos, com Bruno Henrique. Arrascaeta lançou por cima da zaga, Gómez não conseguiu cortar, e o atacante finalizou por cima do travessão. Bruno Henrique voltou a assustar, desta vez puxando da esquerda para dentro e parando em Weverton, que fez defesa após a bola quicar no gramado.
 
Melhor no segundo tempo, o Rubro-Negro seguiu no ataque. Agora, foi a vez de Arrascaeta ajeitar a bola pela esquerda e arriscar de fora da área, com Weverton caindo para defender. O goleiro do Palmeiras viria a aparecer novamente, fazendo a defesa em cabeçada à queima roupa de Rodrigo Caio.
 
Aos 30 minutos, o Flamengo transformou a superioridade em vantagem no placar. Bruno Henrique fez grande jogada pela esquerda, deixou dois para trás e encontrou Pedro na pequena área, que desviou de primeira para o gol.
 
Tendo que partir para cima em busca do empate, o Palmeiras foi ineficiente, levando pouco perigo ao gol defendido por Diego Alves. Gustavo Scarpa arriscou de fora da área, mas o goleiro do Flamengo encaixou com tranquilidade. Em seguida, Rony cabeceou por cima do travessão após cruzamento pela esquerda, não conseguindo impedir a derrota para o Rubro-Negro.
 
Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta a Chapecoense, no Allianz Parque, no domingo, às 18h15. Antes disso, a equipe joga pela Copa do Brasil, contra o CRB, em Alagoas, na quinta-feira, às 21h30. Enquanto isso, o Flamengo enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, no dia 10, às 21h30.


Athletico-PR estreia bem 
O Athletico-PR conseguiu estrear com vitória no Brasileirão.
Recebendo o América-MG ontem, na Arena da Baixada, o Furacão foi melhor que o adversário, mas teve dificuldades para furar o forte sistema defensivo montado por Lisca. Coube a Carlos Eduardo, nos minutos finais, marcar o gol do triunfo por 1 x 0 em Curitiba. O Athletico-PR volta a entrar em ação no próximo domingo contra o Juventude, fora de casa. Já o América-MG recebe o Corinthians, no mesmo dia, na Arena Independência.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros