Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quarta, 17 de novembro de 2021

BRASILEIRÃO: FLAMENGO X CORINTHIANS MARCA DUELO ENTRE TÉCNICOS PRESSIONADOS

 

Flamengo x Corinthians marca duelo entre técnicos pressionados por melhor desempenho em campo

Renato Gaúcho e Sylvinho sofrem com críticas de torcedores por atuações convincentes e futebol mais vistoso; cariocas e paulistas se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, pela 33ª rodada do Brasileirão

Pedro Ramos, O Estado de S.Paulo

17 de novembro de 2021 | 05h00

A tabela do Brasileirão deixa claro que Flamengo Corinthians têm objetivos diferentes na competição e estão a dez pontos de diferença, mas os dois times, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, têm algo em comum: ambos técnicos sofrem pressão por um melhor rendimento em campo. Tanto Renato Gaúcho como Sylvinho vêm sofrendo com críticas das torcidas por atuações mais convincentes.

A equipe paulista tem pela frente dois longos jejuns: não derrota o time carioca há nove confrontos (retrospecto é de sete derrotas e um empate) e não vence fora de casa no Campeonato Brasileiro desde o dia 28 de agosto, quando bateu o Grêmio por 2 a 1, em Porto Alegre. 

 
 
Os técnicos Renato Gaúcho, do Flamengo, e Sylvinho, do Corinthians, vêm sendo cobrados por melhores atuações
Os técnicos Renato Gaúcho, do Flamengo, e Sylvinho, do Corinthians, vêm sendo cobrados por melhores atuações. Foto: Alexandre Vidal / Flamengo e REUTERS/Washington Alves
 

A campanha ruim como visitante atrapalha os planos do time paulista de entrar no G-4 da competição. Para a partida, Sylvinho poderá contar com a volta do lateral esquerdo Fábio Santos, que cumpriu suspensão, na vaga de Piton. O meia Willian, que estava fora tratando de lesão, pode ser a novidade no banco de reservas.

"O time tem várias formações que vamos tendo conhecimento de causa. Eu conheço a construção toda. Dezesseis jogadores são mais utilizados e as possibilidades nos últimos jogos se abrem para todos", avaliou em coletiva após o jogo deste final de semana.

Corinthians não vence o Flamengo desde a semifinal da Copa do Brasil de 2018 e tem uma missão difícil para encerrar o jejum de vitórias. Com o melhor ataque do Brasileirão, com 61 gols, o time rubro-negro ainda está em busca do líder Atlético-MG pelo título brasileiro, mas tem os olhos voltados para a final da Libertadores, contra o Palmeiras, no dia 27 de novembro. A equipe carioca vem de goleada sobre o São Paulo, no Morumbi, por 4 a 0, e aposta na grande fase de Michael, atual artilheiro do Brasileirão, com 13 gols.

Apesar da vitória fácil sobre o Tricolor paulista, o Flamengo tem acumulado tropeços e atuações inconsistentes. No fim de outubro, o técnico Renato Gaúcho chegou a entregar o cargo depois da eliminação para o Athletico na Copa do Brasil em um Maracanã lotado que vaiava o treinador e cantava o nome do português Jorge Jesus.

"O mais importante de tudo é seguir o nosso planejamento. Nós tivemos um tempo maior para recuperar alguns jogadores, para que pudessem treinar um pouco mais. Hoje, o Flamengo tem sido diferente", disse o técnico após a goleada sobre o São Paulo. 

Sylvinho Renato Gaúcho sabem que uma vitória no confronto que reúne os clubes com as maiores torcidas do Brasil pode significar a redução da pressão por melhores atuações de seus times.

FLAMENGO X CORINTHIANS

FLAMENGO - Hugo; Matheuzinho, David Luiz, Gustavo Henrique e Renê; Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro, Michael; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho.

CORINTHIANS - Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos (Lucas Piton); Gabriel, Giuliano, Gabriel Pereira, Renato Augusto e Róger Guedes; Jô. Técnico: Sylvinho.  .

ÁRBITRO - Anderson Daronco (RS)

HORÁRIO - 21h30

LOCAL - Maracanã

TV - Globo e Premiere FC


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros