Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quinta, 29 de setembro de 2022

BRASILEIRÃO: FLAMENGO PERDE PARA O FORTALEZA E MANTÉM JEJUM NO CAMPEONATO

 

Flamengo perde para o Fortaleza e mantém jejum no Campeonato Brasileiro 

Equipe rubro-negra leva virada no apagar das luzes na Arena Castelão e sai do G-4

 

Com duas decisões de título pela frente no mês de outubro (Copa do Brasil e Libertadores), o Flamengo perdeu para o Fortaleza por 3 a 2, nesta quarta, pelo Campeonato Brasileiro, e mais uma vez decepcionou a sua torcida. O gol da vitória do time mandante foi marcado aos 49 minutos de segundo tempo por Caio Alexandre.

O resultado levou o time rubro-negro aos 45 pontos e cada vez mais distancia qualquer possibilidade de título do torneio. O Fortaleza, que tenta abrir vantagem da zona de rebaixamento, chegou aos 34.

O empate marca um visível declínio flamenguista no Nacional. A última vitória pela competição aconteceu há um mês, no 1 a 0 sobre o Botafogo. Depois disso, a equipe do técnico Dorival Júnior empatou com o Ceará e Goiás e depois perdeu o clássico contra o Fluminense.

Fortaleza ganha do Flamengo no fim e respira no Brasileirão
Fortaleza ganha do Flamengo no fim e respira no Brasileirão 

Para complicar ainda mais a situação, o time carioca não contou com Everton Ribeiro, Arrascaeta, Pedro e Vidal, todos envolvidos em jogos da data Fifa. O Flamengo volta a campo no final de semana e recebe o Bragantino no sábado, no Maracanã. Já o Fortaleza enfrenta o Goiás como visitante.

O jogo foi marcado por muitas reviravoltas no placar. Pedro abriu abriu o placar na etapa inicial. Gabigol empatou e virou a partida ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, Pedro Rocha deixou tudo igual logo no início e, já nos acréscimos, Caio Alexandre definiu a partida em 3 a 2.

Na partida, o Fortaleza adotou a estratégia de dar a bola para o Flamengo a fim de explorar os contra-ataques. O time carioca dominou a parte inicial do jogo e chegou a ter mais de 70% de posse de bola. No entanto, quem acabou mexendo no placar foi o time da casa.

Pedro Rocha aproveitou a marcação frouxa do adversário e marcou um golaço. Partindo do campo de defesa, ele passou por David Luiz e João Gomes, evitou a chegada de Léo Pereira e, já na área, bateu forte, no canto, para fazer 1 a 0 aos 17 minutos.

A vantagem fez com que o Fortaleza se fechasse ainda mais à espera do Flamengo. Sem contar com peças importantes da criação como Arrascaeta e Everton Ribeiro conta da data Fifa, o time carioca centralizou as ações e facilitou a marcação dos cearenses.

Mas um erro da defesa do Fortaleza acabou decretando o empate na partida. Gabriel recebeu um presente de Ronald numa bola recuada, passou por Marcelo Benevenuto e bateu forte, no alto: 1 a 1 aos 31 minutos.

A partida ficou movimentada, o Fortaleza saiu mais para o jogo e as oportunidades começaram a ser frequentes. Com mais presença ofensiva, o Flamengo acabou conseguindo a virada em outra bobeira da defesa. Mateusão foi lançado na área e contou com a precipitação de Marcelo Benevenuto, que acabou cometendo pênalti. Gabriel foi para cobrança e fez 2 a 1 aos 49min.

A volta do intervalo foi frenética em função do empate do Fortaleza logo aos 6 minutos. Thiago Galhardo foi no fundo, rolou para trás, Tinga Tinga serviu a Pedro Rocha que mandou a bola no cantinho e deixou tudo igual novamente.

O duelo ganhou em intensidade, o Flamengo adiantou a marcação e o Fortaleza passou a ter espaço para as arrancadas de Thiago Galhardo e Pedro Rocha. Pelo lado do Flamengo, Gabriel seguiu como armador mais perigoso do time rubro-negro. Aos 21 minutos, a chance do terceiro gol esteve nos pés de João Gomes, que bateu colocado, mas errou o alvo.

Com apoio da torcida, o Fortaleza foi com tudo em busca do terceiro gol. Em duas cobranças seguidas de escanteio, Otero bateu direto para o gol e obrigou Santos duas difíceis defesas. Pressionado, o Flamengo recuou para suportar a pressão.

Mas de tanto insistir, o time da casa acabou chegando ao seu objetivo. Em mais um lance de bola na área, Caio Alexandre aproveitou rebote de Santos para estufar a rede e garantir a vitória por 3 a 2

FICHA TÉCNICA:

FORTALEZA 3 x 2 FLAMENGO

FORTALEZA - Fernando Miguel; Tinga, Marcelo Benevenuto, Britez e Juninho Capixaba; Ronald (Moisés), Caio Alexandre, Hércules (Lucas Sasha) e Lucas Crispim (Otero); Pedro Rocha (Depietri) e Thiago Galhardo (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

FLAMENGO - Santos; Rodinei (Matheuzinho), David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luis (Ayrton Lucas); Thiago Maia, João Gomes e Victor Hugo (Diego); Gabriel, Matheus França (Pedrinho) e Mateusão (Mateusão). Técnico: Dorival Júnior.

GOLS - Pedro Rocha aos 17 minutos e Gabriel, aos 31 minutos e 49 minutos do primeiro tempo. Pedro Rocha, aos 6 minutos e Caio Alexandre aos 49 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Pedro Rocha (Fortaleza); Léo Pereira e Thiago Maia, Matheuzinho e Diego(Flamengo).

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros