Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão segunda, 25 de outubro de 2021

BRASILEIRÃO - FELIPE MELO LIDERA PALMEIRAS NA TENTATIVA DE CONSOLIDAR REAÇÃO

 

Felipe Melo lidera Palmeiras na tentativa de consolidar reação no Brasileirão e voltar para 2º lugar

Time alviverde encara o Sport nesta segunda-feira, no Allianz Parque, no fechamento da 28ª rodada do Naciona

Ricardo Magatti, O Estado de S.Paulo

25 de outubro de 2021 | 05h00

Mais aliviado após duas vitórias consecutivas no Brasileirão, o Palmeiras fecha a 28ª rodada nesta segunda-feira, às 21h30, diante do Sport, no Allianz Parque. E conta com uma arma para dar sequência ao bom momento. Felipe Melo retomou a titularidade e tem sido um dos destaques da equipe nos últimos jogos. O capitão palmeirense quer liderar o time de Abel Ferreira em busca do terceiro triunfo seguido no torneio. Se vencer, o Palmeiras recupera a segunda posição, após tropeço do Flamengo diante do Fluminense no sábado.

A lesão de Danilo contra o Juventude abriu espaço para Felipe Melo reaver sua titularidade. Os dois jogaram juntos em poucos momentos. Geralmente, apenas um dos dois estava entre os 11 que começavam os jogos. E o experiente volante fez boas apresentações, aproveitando as oportunidades de Abel Ferreira.

 

 

Felipe Melo
Felipe Melo retomou titularidade e tem sido um dos destaques do Palmeiras Foto: Cesar Greco/Palmeiras
 

Na vitória sobre o Ceará, Felipe Melo acertou os 30 passes que tentou e errou apenas um dos quatro lançamentos que deu. Em um deles, encontrou Rony livre. O atacante avançou e deu a assistência para Luiz Adriano marcar, mas o camisa 7 estava impedido e o gol não valeu.

O volante de 38 anos também teve bom desempenho em fundamentos defensivos. Foram nove rebatidas, maior número do jogo, e quatro desarmes, segundo melhor da partida no Castelão. Ele tem sido importante para o time se ajustar defensivamente e levar menos gols. Além disso, tem feito menos faltas e recebido menos cartões amarelos. Nesta temporada, esteve presente em 40 jogos e ainda não marcou gols.

No Palmeiras desde 2017, o veterano tem contrato com o clube apenas até dezembro deste ano. O presidente Maurício Galiotte avisou que não renovaria o vínculo, mas a decisão ficará a cargo de Leila Pereira, que assumirá a presidência em dezembro. Ela é candidata única no pleito, que ocorre no fim de novembro. O técnico Abel Ferreira é fã do futebol de Felipe Melo e quer que ele permaneça.

"Todos falamos muito do Felipe Melo e vou falar da parte esportiva. Eu cobro muito do Felipe, quando joga ou não, quero um capitão ativo, que esteja presente em todos os momentos, quando é titular e passa a energia, a agressividade positiva para os moleques, porque eles têm muito a crescer para competir. Ele não perde um duelo, ajuda a defender e isto que temos de perceber", enalteceu o técnico português.

Concorrente de Felipe Melo, Danilo está recuperado de canelite na perna direita e na perna esquerda e trabalhou participou dos dois últimos treinamentos antes do jogo. É provável que o jovem meio-campista volte a ser relacionado, mas comece entre os reservas. Seu último jogo foi diante do Juventude, no dia 3 de outubro. Depois, desfalcou a equipe contra América-MG, Red Bull Bragantino, Bahia, Internacional e Ceará.

Se estiver em plenas condições, Danilo pode ser opção para a vaga de Zé Rafael, que está suspenso. Mas a tendência é que Abel Ferreira escale Patrick de Paula. As outras alternativas são Matheus Fernandes e Danilo Barbosa. Os outros desfalques são os mesmos dos últimos jogos: Mayke, em recuperação de cirurgia no joelho, Jorge e Gabriel Menino, que cumprem cronograma de atividades para poderem retornar aos gramados. 

O Palmeiras soma 43 pontos e retornou ao G-4 com os últimos dois triunfos sobre Inter e Ceará. No primeiro turno, no dia 4 de julho, venceu o Sport por 1 a 0, com gol do meio-campista Gustavo Scarpa.

PALMEIRAS X SPORT

PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gómez e Piquerez; Felipe Melo, Patrick de Paula (Danilo), Raphael Veiga e Dudu; Rony e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.

SPORT -  Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Marcão, Zé Welison e Hernanes; Luciano Juba (Barcia ou Paulinho Moccelin), Gustavo e Mikael. Técnico: Gustavo Florentín.

ÁRBITRO - Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)

HORÁRIO - 21h30

LOCAL - Allianz Parque

TV - Premiere 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros