Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 30 de outubro de 2021

BRASILEIRÃO - ATLÉTICO PODE CHEGAR AOS 98% DE CHANCES DE TÍTULO SE VENCER FLAMENGO

 

Atlético-MG pode chegar aos 98% de chance de título se vencer Flamengo; só vitória interessa ao rubro-negro

Empate no Maracanã também é bom negócio para a equipe de Cuca
Com Galo mais próximo da taça, Flamengo tenta seguir na disputa no Maracanã Foto: Editoria de Arte
Com Galo mais próximo da taça, Flamengo tenta seguir na disputa no Maracanã Foto: Editoria de Arte
 
 

Neste sábado, Atlético Mineiro e Flamengo fazem confronto com clima de decisão pelo Brasileirão. Jogando no Maracanã, às 19h, O rubro-negro aposta algumas das suas últimas fichas no confronto direto para resguardar suas chances de título, enquanto o galo tenta encostar as mãos na taça na viagem ao Rio.

Bola de Cristal:  Ferramenta do GLOBO mostra chances de título, risco de queda e outros dados do seu time

A partida promete ser uma espécie de final de campeonato para o Atlético. Se o galo vencer o rubro-negro, pode chegar aos 98,7% de chances de ficar com o título, contra 0,55% do Palmeiras — que "torce" pelo Flamengo na rodada —, 0,48% dos cariocas e 0,2% do Fortaleza.

Leia mais:Flamengo e Atlético-MG fazem final 'possível' repleta de ingredientes de rivalidade

As contas são do professor Gilcione Nonato Costa, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O cálculo, é claro, não leva em consideração os outros jogos da rodada.

 — Para o Atlético, o empate e a vitória praticamente definem o campeonato. Com uma vitória do Flamengo, as chances do Atlético diminuem, mas permanecem altas e o campeonato continua — diz o professor.

Só a vitória interessa ao Flamengo

Neste momento, o Atlético é líder com campeonato, com 59 pontos. O Flamengo ocupa a quinta colocação, com 46. Vale lembrar que a equipe de Renato Gaúcho tem dois jogos a menos em relação aos comandados de Cuca. Se o rubro-negro vencer, pode ir a 7,4% de chances de ficar com o título, contra 89,6% de chances do Galo,  em cenário que tem também o Palmeiras com 2% e o Fortaleza com 0,8%.

Já o empate, como explicou o professor, favorece muito mais os mineiros. Com um ponto para cada lado, o Atlético pode chegar 96%, ontra apenas 1,9% do Flamengo, 1,4% do Palmeiras e 0,6% do Fortaleza. Promessa de confronto eletrizante na capital carioca.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros