Neste sábado, Atlético Mineiro e Flamengo fazem confronto com clima de decisão pelo Brasileirão. Jogando no Maracanã, às 19h, O rubro-negro aposta algumas das suas últimas fichas no confronto direto para resguardar suas chances de título, enquanto o galo tenta encostar as mãos na taça na viagem ao Rio.
Bola de Cristal: Ferramenta do GLOBO mostra chances de título, risco de queda e outros dados do seu time
A partida promete ser uma espécie de final de campeonato para o Atlético. Se o galo vencer o rubro-negro, pode chegar aos 98,7% de chances de ficar com o título, contra 0,55% do Palmeiras — que "torce" pelo Flamengo na rodada —, 0,48% dos cariocas e 0,2% do Fortaleza.
Leia mais:Flamengo e Atlético-MG fazem final 'possível' repleta de ingredientes de rivalidade
As contas são do professor Gilcione Nonato Costa, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O cálculo, é claro, não leva em consideração os outros jogos da rodada.
Só a vitória interessa ao Flamengo
Neste momento, o Atlético é líder com campeonato, com 59 pontos. O Flamengo ocupa a quinta colocação, com 46. Vale lembrar que a equipe de Renato Gaúcho tem dois jogos a menos em relação aos comandados de Cuca. Se o rubro-negro vencer, pode ir a 7,4% de chances de ficar com o título, contra 89,6% de chances do Galo, em cenário que tem também o Palmeiras com 2% e o Fortaleza com 0,8%.
Já o empate, como explicou o professor, favorece muito mais os mineiros. Com um ponto para cada lado, o Atlético pode chegar 96%, ontra apenas 1,9% do Flamengo, 1,4% do Palmeiras e 0,6% do Fortaleza. Promessa de confronto eletrizante na capital carioca.