Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 10 de novembro de 2024

BRASILEIRÃO 2024: FORTALEZA 3 X 0 VASCO

 

 
 

Com uma pontuação minimamente confortável para não ter pesadelos com a zona de rebaixamento, o Vasco entrou em um novo viés de queda no Brasileiro e perdeu o segundo jogo seguido jogando muito mal. Desta vez, o algoz foi o Fortaleza, que colou em Botafogo e Palmeiras com um 3 a 0 no Castelão inapelável. Martínez, Breno Lopes e Renato Kaiser marcaram.

Foi o segundo 3 a 0 seguido sofrido pelo Vasco, que já havia tido uma atuação constrangedora diante do Botafogo, no último jogo. O Cruzmaltino chega ao fundo do poço em relação ao que já apresentou este ano e ensaia uma crise de identidade, mesmo que a tabela não indique maior perigo.

Sem criatividade

O duelo se desenhou com o time da casa apostando em um jogo de transição, e aproveitando uma deficiência do visitante ao deixá-lo mais com a bola. Lento e sem criatividade no meio, o Vasco não conseguiu ser efetivo, e o Fortaleza saía no contragolpe com muito mais intensidade e perigo. Assim foi criada a jogada do gol de Martínez, nas costas de Puma Rodriguez. Marinho caiu por ali e deu trabalho para a defesa. Quase marcou o segundo gol, mas Léo Jardim salvou.

Depois de ficar atrás, o Vasco conseguiu conectar algumas jogadas, tendo Vegetti como referência. Mas faltava força na chegada. O meio com Hugo Moura, Matheus Carvalho e Galdames era burocrático. Sem Payet, com problema físico, a solução para o segundo tempo seria Coutinho, que demorou a entrar. Antes, Rafael Paiva lançou o volante Jair. Rayan também foi para o jogo na vaga de Emerson Rodrigues, que só promoveu correria. Nos primeiros lances, o atacante já levou perigo.

Reação freada

As modificações fizeram a equipe ter mais poder de chegada e melhor saída desde a sua defesa. O Fortaleza adiantou um pouco a marcação para evitar a posse de bola do adversário. E nas costas dos volantes o Vasco empurrava os donos da casa para trás. Só que Vegetti brigava com a bola até então. Depois de conter o ímpeto de reação do Vasco, o Fortaleza voltou a ser mais incisivo. E novamente parou em Léo Jardim, o melhor jogador vascaíno em campo.

Sem ter da onde tirar, o técnico Rafael Paiva trocou Hugo Moura por Sforza e lançou Alex Teixeira na vaga de Galdames. Além de fisicamente o Vasco não conseguir acompanhar a intensidade do Fortaleza, taticamente o coletivo dos dois times destoava demais. Vojvoda tinha o elenco na mão e soube alternar bem os momentos de pressão com a hora do toque da bola. Em foi em linda troca de passes que Pikachu criou espaços e achou Pochetino no fundo, que só rolou para Renato Kaizer empurrar para a rede, enquanto a defesa do Vasco assistia de camarote.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros