Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 24 de setembro de 2024

BRASILEIRÃO 2024: BOTAFOGO E PALMEIRAS VOLTAM A SE ENCARAR NA RETA FINAL DO TORNEIO

 

 
 

Há uma temporada, na mesma 27ª rodada que se encerrou no último domingo, o Botafogo liderava o Campeonato Brasileiro com nove pontos de vantagem sobre o então vice-líder Bragantino. Estava a 14 de distância do Palmeiras, quinto colocado, que acabaria ficando com o título numa das maiores reviravoltas da história do torneio. Um ano depois, o alvinegro e o alviverde voltam a chegar à reta final como principais postulantes à taça— seguidos de perto pelo Fortaleza. Desta vez sob distância bem menor, de apenas três pontos (56 a 53), mas com uma disputa muito mais acirrada e de solidez das duas partes.

 


  •  
Raio-x dos confrontos de Botafogo e Palmeiras — Foto: Editoria de Arte
Raio-x dos confrontos de Botafogo e Palmeiras — Foto: Editoria de Arte

Nesta altura da temporada passada, o alvinegro começava a mostrar a irregularidade que o levaria à desastrosa reta final de campeonato que culminou na perda do título. Desta vez, porém, por mais que a competição esteja mais apertada, não parece haver sinal de “derretimento” em uma equipe que terminou “vencendo” o primeiro turno e se mantém em terceiro na classificação do returno, atrás apenas do alviverde e do Fortaleza.

O time de Artur Jorge também se reforçou de forma certeira nessa segunda metade de temporada: o meia Thiago Almada e os atacantes Matheus Martins e Igor Jesus, destaques da equipe e decisivos em campo, chegaram nesta janela. As laterais também ganharam nomes importantes como Vitinho e Alex Telles.

Almada comemora gol pelo Botafogo contra o Corinthians — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Almada comemora gol pelo Botafogo contra o Corinthians — Foto: Vitor Silva/Botafogo

O alvinegro é o time que mais venceu até aqui, com 17 triunfos. Logo atrás vem o alviverde, com 16. Com encontro derradeiro marcado para a 36ª rodada, no Allianz Parque, os dois times dominam praticamente todas as estatísticas do campeonato: têm os dois melhores ataques (46 gols do Botafogo e 44 do Palmeiras) duas das três melhores defesas (19 gols sofridos pelo Palmeiras, 21 pelo Internacional e 25 pelo Botafogo), são os dois melhores visitantes (25 pontos do Botafogo e 22 do Palmeiras) e só não são os melhores mandantes porque o Fortaleza constrói grande campanha invicta atuando no Castelão (36 pontos, contra 31 de Palmeiras e Botafogo). O Leão do Pici, terceiro colocado, tem 52 pontos, um a menos que o alviverde.

 

Divisão entre torneios

 

Do lado do Palmeiras, há a diferença física de não se dividir entre competições. O alviverde já deixou a Copa do Brasil e a Libertadores e foca apenas no Brasileiro, enquanto o Botafogo volta suas atenções amanhã ao jogo decisivo pela competição continental: visita o São Paulo, no Morumbis, pelas quartas de final, precisando de uma vitória para garantir a classificação no tempo normal.

— A preparação é como se cada jogo valesse a taça, fosse uma final. Não temos gordura. A margem é curta — analisou Artur Jorge após a vitória no clássico contra o Fluminense, no sábado. Ontem, o treinador ganhou boas notícias ao ver Cuiabano, Júnior Santos e Eduardo, que se recuperavam de lesões, voltarem a treinar com bola.

Já no alviverde, além da questão física, a regularidade e o ótimo momento do setor ofensivo também ajudam o time de Abel Ferreira a sonhar com o tri seguido. Flaco López, que marcou na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, chegou a nove gols no campeonato. Mesmo número do jovem Estêvão, revelação do campeonato. Ambos são vice-artilheiros, atrás apenas de Pedro (11 gols). Com a ajuda da dupla, o Palmeiras tem o melhor ataque do segundo turno, com 17 gols.

Flaco López tem nove gols no Brasileiro — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Flaco López tem nove gols no Brasileiro — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O alviverde ainda fez negócios importantes na janela, incrementando a força ofensiva com Felipe Anderson e Maurício e a linha de defesa com Giay.

— É jogar um jogo de cada vez. Nesse momento, o Botafogo está na frente e por mérito próprio, por mérito da direção, por seu treinador, jogadores. O Palmeiras entra em tudo para brigar. Felizmente ou infelizmente, estamos fora das copas — ponderou Abel após o triunfo de domingo.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros