Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 13 de novembro de 2023

BRASILEIRÃO 2023: VASCO VENCE AMÉRICA-MG E SE AFATA DO Z4

 

Por 
Laís Malek 
— Rio de Janeiro

 

 

 

Em noite de calor intenso em São Januário, o Vasco lutou até o final e fez o Caldeirão explodir com a vitória, conquistada nos acréscimos, por 2 a 1 sobre o América-MG. Com direito a um golaço de falta de Payet, o cruz-maltino ganhou um respiro de alívio no Brasileirão, depois de uma partida de grande intensidade dos dois lados. Agora, o time carioca chegou aos 40 pontos e aumentou em três pontos e duas posições a distância para o Cruzeiro, primeiro time do Z4.

Sem perder há quatro rodadas — encaminhou importantes vitórias sobre Cuiabá e Botafogo, além de um empate com o Goiás —, o Vasco demonstrou capacidade de reação na partida, com alterações cruciais de Ramón Diaz para levar o time ao resultado.

O início da partida animou os mais de 19 mil torcedores presentes em São Januário, mas a festa foi logo freada. O América-MG não sentiu o gol, e continuou procurando espaços para infiltrar o campo adversário. Com bastante liberdade, principalmente pelo corredor esquerdo, o time maneiro impôs seu ritmo e não demorou para chegar ao gol. Daniel Borges cruzou para Mastriani, que subiu sozinho na área em vacilo de marcação de Maicon e Paulo Henrique e cabeceou rasteiro, sem chances para Leo Jardim defender.

A solução encontrada por Ramon Diaz para o meio, com Paulinho, Zé Gabriel e Praxedes não funcionou. Precisando buscar o resultado, o Vasco sentiu a pressão do lanterna e não conseguiu dar continuidade às jogadas ofensivas, tanto por falhas na pontaria no último passe quanto pela linha eficiente de defesa montada pelo treinador Diego Giacomini. O Coelho ainda teve boa chance da virada, já nos acréscimos, mas após bela jogada de Daniel Borges, a finalização de Martínez terminou bloqueada.

A principal foi com Gabriel Pec, aos 8 minutos, que desperdiçou uma bola inacreditável, ao cabecear para fora sozinho, de cara para o gol, e com o goleiro fora do lance. Aos 32, Jory saiu bem para evitar uma finalização de Vegetti, e do outro lado do campo, Leo Jardim também teve atuação sólida e segurou o resultado para o cruz-maltino.

A entrada de Puma no lugar de Paulo Henrique, na lateral direita, já aos 40 minutos, trouxe maior qualidade ao setor, o que renovou a confiança do Vasco. Aos 48, Payet cobrou uma falta perfeita de fora da área e chegou ao seu segundo gol pelo cruz-maltino com uma cobrança indefensável. Na comemoração, apontou para a imagem de Roberto Dinamite na camisa, exímio cobrador de faltas do Vasco da Gama.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros