Após duas rodadas interessantes, compostas por alguns ótimos jogos carregados de emoção, a terceira rodada do Brasileirão 2023 se aproxima. Com início marcado para este sábado, a nova bateria de jogos terá o início decretado com o interessante confronto entre Coritiba e São Paulo, às 16h30. O duelo marca a tentativa do Coritiba de se desvencilhar da crise extracampo, e da missão são-paulina em manter o bom começo de trabalho de Dorival Júnior.
A rodada ainda contará com um dos principais confrontos do campeonato até aqui, neste sábado, às 16h30, abrindo os trabalhos: Fortaleza x Fluminense. Num embate entre possivelmente dois dos principais treinadores do país, os esquadrões de Fernando Diniz e Juan Pablo Vojvoda se colocarão frente a frente com suas ótimas qualidades técnicas e táticas na Arena Castelão.
Vivendo uma ótima fase, o Fortaleza entra em campo neste sábado no dia em que completará um mês de invencibilidade. Em casa, os comandados do técnico argentino Vojvoda enfrentarão, muito provavelmente, o desafio mais difícil da temporada até agora, o Fluminense. A equipe carioca é a única em território brasileiro que ainda está 100% em todas as três competições que disputa, tudo isso desfilando um estilo de jogo considerado por parte da crítica o melhor futebol do país. Até o momento, ambos estão no G-4 da tabela. É um dos grandes jogos da rodada.
Local: Castelão
Horário: 16h30, Sábado
Transmissão: Brasileirão Play, Premiere
Escalações prováveis:
Fortaleza: Marcelo Broech; Britez, Benevenuto e Titi; Lucas Crispim, Ronald, Moisés, Lucas Limas e Juninho Capixaba; Romarinho e Romero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda (Argentina)
Fluminense: Fábio; Nino, Samuel Xavier, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato, Nathan e Paulo Henrique Ganso; Arias e Cano. (Fernando Diniz)
Coritiba x São Paulo
Nervoso, o Coritiba recebe o tricolor paulista na tentativa de afastar a crise. Sem vencer desde 23 de fevereiro, o Coxa está a três jogos sem marcar e ainda vive a ressaca da eliminação na terceira fase da Copa do Brasil diante do Sport. O São Paulo chega embalado pelo bom começo do técnico Dorival Júnior, que comandou a equipe a duas vitórias nos últimos dois jogos. Na tabela, os paulistas se encontram no 10º lugar, com 3 pontos. Os paranaenses, na lanterna, ainda sem nenhum ponto somado.
Local: Couto Pereira
Horário: 16h30, Sábado
Transmissão: TV Globo e Premiere
Escalações prováveis:
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Bruno Viana e Jamerson; Willian Farias, Trindade e Victor Luís; Alef Manga, Rodrigo Pinho e Kaio César. Técnico: Antônio Carlos Zago
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio; Gabriel Neves, Pablo Maia e Nestor; Alisson , Luciano e Marcos Paulo. Técnico: Dorival Júnior
Com o histórico atual de um empate e uma derrota, o Alvinegro Praiano receberá o América na Vila em situação que poderia ser das melhores. Ainda sem vencer no campeonato e dando uma largada um tanto decepcionante na Copa Sul-Americana, os comandados do pressionado treinador Odair Hellmann buscarão os três pontos contra um visitante que também não vem tão bem das pernas. Apesar de ter se classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil, o América-MG ainda não venceu no Brasileirão. O confronto será um duelo particular na zona da degola.
Local: Vila Belmiro
Horário: 18h30, sábado
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis:
Santos: João Paulo; Nathan, Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Dodi e Rodrigo Fernández; Angelo, Lucas Lima e Daniel Ruiz; Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann
América-MG: Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Potiguar, Eder e Marlon; Lucas Kal e Martinez; Matheusinho, Juninho e Everaldo; Aloísio. Técnico: Vágner Mancini
Red Bull Bragantino x Cruzeiro
Bem posicionado na tabela, a equipe de Bragança Paulista chega à terceira rodada tendo marcado 12 gols nos últimos cinco jogos. Sem derrotas nos primeiros dois jogos, soma 4 pontos. O Cruzeiro, que joga como visitante, vem otimista. A equipe comandada pelo técnico Pêpa não foi vazada nos últimos dois jogos, além de ter marcado três gols. Até agora, soma uma vitória e uma derrota.
Local: Arena Red Bull
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis:
RB Bragantino: Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Potiguar, Eder e Marlon; Lucas Kal e Martinez; Matheusinho, Juninho e Everaldo; Aloísio. Técnico: Pedro Caixinha (Portugal)
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castan, Marlon; Richard Coelho, Ramiro; Wesley, Mateus Vital, Bruno Rodrigues; Gilberto. Técnico: Pepa (Portugal)
Palmeiras x Corinthians
No primeiro clássico do campeonato, por conta do calendário, Palmeiras e Corinthians chegam em momentos diferentes para a partida. Favorito, o Porco embalou uma sequência de seis jogos sem derrotas e tentará se aproveitar do frágil momento que vive o arquirrival. Ainda sem treinador definido e possivelmente dependente de um interino para o jogo deste sábado, o Timão apostará todas as suas fichas no fator clássico para tentar surpreender. Ao contrário do Palmeiras, perdeu no campeonato.
Local: Allianz Parque
Horário: 18h30, sábado
Transmissão: Premiere
Escalações prováveis:
Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Endrick e Rony. Técnico: Abel Ferreira (Portugal).
Atlético-MG x Athletico-PR
Velhos conhecidos da fase de grupos da Libertadores deste ano, o confronto entre ‘Atléticos’ promete ser tão interessante quanto o que se passou durante a segunda rodada da competição continental. Após dois jogos disputados, o Galo segue sem ter conquistado uma vitória no campeonato. Além disso, não vence desde o último dia 12. O Furacão, por sua vez, segue uma sequência de mais equilíbrio, com uma derrota e uma vitória. Vai para o jogo, porém, com ânimos à flor da pele, após a tensa classificação, nos pênaltis, contra o pequeno CRB.
Local: Independência
Horário: 21h, sábado
Transmissão: TV Globo, Premiere e SporTV.
Escalações prováveis:
Atlético-MG: Everson; Saravia, Lemos, Jemerson e Rubens; Otávio, Edenílson, Patrick e Zaracho; Paulinho e Hulk. Técnico: Eduardo Coudet (Argentina)
Athletico-PR: Bento; Madson; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Pedrinho; Erick, Fernandinho e Terans; Cuello, Thiago Andrade e Vitor Roque. Técnico: Paulo Turra
Flamengo x Botafogo
O outro clássico da rodada, mais precisamente, o segundo do campeonato. Ainda tentando se acertar sob os olhares táticos do recém-chegado Jorge Sampaoli, o rubro-negro carioca tentará converter o favoritismo em realidade. Apesar da derrota para o Inter, em Porto Alegre, a equipe já dá sinais de melhora desde a troca de técnicos e chega embalado após o show de meio de semana pela Copa do Brasil. O Botafogo, visitante, também chega numa crescente. Vice-líder do campeonato, o Glorioso está invicto há 11 jogos e soma duas vitórias em duas partidas de Brasileirão até o momento. Jogo que promete ser muito interessante, e de muita disputa.
Local: Maracanã
Horário: 16h, domingo
Transmissão: TV Globo e Premiere
Escalações prováveis:
Flamengo: Santos; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro; Everton Cebolinha, Gabigol e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli (Argentina)
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Rafael; Danilo Barbosa e Lucas Fernandes; Júnior Santos, Eduardo e Victor Sá; Tiquinho Soares. Técnico: Luis Castro (Portugal)
Cuiabá x Grêmio
Ainda sem vencer, a equipe do Cuiabá terá pela frente apenas o Brasileirão para disputar. Com calendário mais vazio, apostará no descanso extra de seus atletas para surpreender os gaúchos, que não rendem como o esperado. Após precisar dos acréscimos para apenas empatar com o ABC, pela Copa do Brasil, o tricolor gaúcho vai para o jogo com panorama equilibrado no campeonato, com uma vitória e uma derrota.
Local: Arena Pantanal
Horário: 18h30, domingo
Escalações prováveis:
Cuiabá: Walter; PK, Marllon, Allyson e Mateusinho; Raniele, Denilson e Pablo Ceppelini; Negueba, Iury Castilho e Deyverson. Técnico: Ivo Vieira (Portugal)
Grêmio: Gabriel; João Pedro, Kannemann, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Nathan, Bitello, Cristaldo e Vina; Luis Suárez. Técnico: Renato Gaúcho
Internacional x Goiás
Assim como algumas outras equipes durante o meio de semana, o Internacional decepcionou na Copa do Brasil, ao precisar dos pênaltis para avançar às oitavas de final, contra o CSA. No Brasileirão, ao menos, ainda não perdeu, tendo somado 4 pontos . O esmeraldino, que não tem nada com isso, se esforçará para manter a potência apresentada na boa atuação frente ao Corinthians na última rodada para surpreender e levar os três pontos de volta para Goiânia. Até agora, ganhou uma e perdeu outra.
Local: Beira-Rio
Horário: 18h30, domingo
Escalações prováveis:
Internacional: Keiller; Gabriel Mercado, Vitão, Igor Gomes e Renê; Jhonny, Gustavo Campanharo, Mauricio e Alan Patrick; Wanderson e Alexandre Alemão. Técnico: Mano Menezes
Goiás: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo, Dieguinho, Morelli e Julián Palacios; Vinicius e Matheus Peixoto. Técnico: Emerson Ávila (interino)
Vasco x Bahia
Confiante por conta do ótimo nível técnico mostrado durante o empate contra o Palmeiras, na última rodada, o cruz-maltino pisará em seus domínios como o favorito para vencer o jogo. Após dois jogos, ainda não perdeu no campeonato e luta para entrar no G-4. Os visitantes nordestinos, todavia, se encontram num cenário um pouco diferente. Ainda sem conquistar um mísero ponto em duas rodadas, o Bahia corre para não se afundar num fluxo ruim no campeonato. Na Copa do Brasil, ao menos, se classificou.
Local: São Januário
Horário: 20h, segunda-feira
Escalações prováveis:
Vasco: Léo Jardim; Puma Rodriguez, Robson Bambu, Léo e Lucas Piton; Jair, Rodrigo, Andrey Santos e Alex Teixeira; Gabriel Pec e Pedro Raul. Técnico: Mauricio Barbieri
Bahia: Marcos Felipe; Kanu, Vitor Hugo e Rezende; Vitor Jacaré, Thaciano, Yago Felipe, Cauly e Jhoannes Chavez; Ademir e Everaldo. Técnico: Renato Paiva (Portugal)