A única forma possível para o Palmeiras deixar o título do Brasileirão escapar, na última rodada, é sendo derrotado pelo Cruzeiro, e ainda perdendo todo o saldo de gols em relação aos concorrentes. O alviverde (69 pontos) tem saldo de 31, o vice-líder Atlético (66 pontos), de 23, e o terceiro colocado Flamengo (66 pontos), de 15. Porém, se a equipe paulista precisa ser goleada, e um dos rivais precisa vencer por uma grande diferença, os resultados ao longo do campeonato mostram a tendência inversa: a equipe de Abel Ferreira é a que mais goleou nesta edição.
Em 37 rodadas, o Palmeiras é o que mais tem vitórias por placares de três ou mais gols. Foram seis goleadas ao todo. Abaixo dele, aparece o Flamengo e o Cuiabá, com cinco cada. O Galo só aparece na quinta colocação, com três goleadas, junto de São Paulo e Botafogo, que deu adeus ao título.
Veja lista com os 10 jogadores mais jovens a marcar um gol pelo Brasileirão
Clubes com mais goleadas no Brasileirão 2023:
- Palmeiras: 6
- Cuiabá e Flamengo: 5
- Cruzeiro: 4
- Atlético-MG, Botafogo e São Paulo: 3
- Athletico, Bahia, Bragantino, Fluminense, Fortaleza, Grêmio e Santos: 2
Não à toa, o alviverde tem o melhor ataque da competição, com 63 gols marcados. Na arrancada recente, que permitiu ao clube tomar a liderança que ficou na mão do Botafogo por 31 rodadas, aplicou três dessas goleadas: no clássico contra o São Paulo (5 a 0), e nos jogos contra América-MG (4 a 0) e Internacional (3 a 0).
Todos estes foram em casa, assim como o 4 a 1 sobre o Grêmio, no primeiro turno. Longe de São Paulo, o líder do Brasileiro já havia goleado o mesmo América (4 a 1), assim como o Goiás (5 a 0).
Goleadas aplicadas pelo Palmeiras no Brasileirão:
- Goiás 0 x 5 Palmeiras - 4ª rodada
- Palmeiras 4 x 1 Grêmio - 5ª rodada
- América-MG 1 x 4 Palmeiras - 17ª rodada
- Palmeiras 5 x 0 São Paulo - 29ª rodada
- Palmeiras 3 x 0 Internacional - 34ª rodada
- Palmeiras 4 x 0 América-MG - 36ª rodada
Vendo pelo outro extremo, o maior revés sofrido pelo Palmeiras foi o 3 a 0 para o Flamengo, na 33ª rodada. Já o melhor placar construído pelo Galo foi a goleada de 4 a 0 sobre o Cuiabá, na 5ª rodada. Se esse resultados se repetissem, o líder continuaria na frente dos mineiros, com um de saldo (28 a 27).
Na comparação com o Flamengo, a situação é ainda mais confortável. Todas as goleadas do rubro-negro nesta edição foram por três gols de diferença. Além da citada vitória no confronto direito, fez 4 a 1 contra o Vasco, e aplicou 3 a 0 sobre Coritiba, Grêmio e América-MG.
É por essa razão que o alviverde está quase com as duas mãos na taça. Na quarta-feira (6), às 21h30, enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, podendo até mesmo perder para se sagrar campeão brasileiro mais uma vez.