Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 30 de novembro de 2023

BRASILEIRÃO 2023: FLAMENGO VAI DO SONHO AO PESADELO EM DERROTA PARA O ATLÉTICO-MG POR 3 X 0

 

 

Um time não confiável como o Flamengo de 2023 conseguiu chegar na antepenúltima rodada do Brasileiro e, mesmo após de uma série de fracassos ao longo da temporada, alimentar esperanças no torcedor que lotou o Maracanã e cantou até o fim. O incontestável 3 a 0 aplicado pelo Atlético-MG foi a dolorosa e derradeira dose de realidade para encerrar de vez um sonho que só se justificava por ser sonho, nada mais. Foi a entregada final que se tornou a sina do clube este ano.

A arrancada recente, com cinco jogos invicto, deu a impressão de que a equipe estaria mobilizada para conseguir o único título do ano, mas do outro lado se viu um adversário muito mais disposto e organizado, com jogadores muito mais decisivos. A força e a velocidade de Hulk e Paulinho foram muito mais eficientes do que a soma de Pedro, Arrascaeta, Bruno Henrique, Cebolinha, Gerson. E depois mais Gabigol, Éverton Ribeiro, Luiz Araújo.

Em campo, o Flamengo assistiu ao Atlético-MG jogar nos primeiros minutos, e sentiu muito a ausência do volante Pulgar, suspenso. Com estratégia de se defender e acionar Paulinho, os visitantes conseguiram tocar melhor a bola e ficar mais com ela até a jogada fatal. Com passe perfeito de Hulk, o atacante saiu na cara de Rossi e tocou na diagonal, com contribuição de Matheuzinho e Fabricio Bruno, que não acompanharam a jogada. Thiago Maia, substituto de Pulgar, também assistiu ao lance e fez péssimo jogo, diga-se.

Com a defesa agora mais exposta, Tite arriscou com Everton Ribeiro no lugar de Maia, isolando Gerson na marcação. O volante já estava sobrecarregado, mas passou a sofrer ainda mais com Hulk. Depois, Ribeiro teve um problema no braço, e Luiz Araújo entrou. Cebolinha, melhor opção no jogo, levou pancada no joelho, e também saiu. Gabigol foi o escolhido. Nesse momento, Bruno Henrique atuou por dentro ao lado de Pedro, mas a bola batia na parede da zaga e voltava.

Com Gabigol em campo, o camisa 10 assumiu o papel de meia, controlou a troca de passes, enquanto Arrascaeta tentava atuar como ponta de lança, mais agudo perto da área. Não deu certo. A equipe perdeu ainda mais em organização e entrosamento. O Atlético-MG também fez suas trocas, alternou pontas, e se posicionou de forma estratégica para sair no erro do Flamengo. E foi assim que construiu a vitória como um todo. Nos minutos finais, a bola esticada teve como destino Rubens, que apareceu nas costas da zaga, e recebeu pelo passe de Pavon. Um Flamengo entregue, como esteve em todo o ano de 2023.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros