Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão domingo, 23 de abril de 2023

BRASILEIRÃO 2023: CUCA FAZ ESTREIA NO CORINTHIANS, SOB PROTESTOS

 

Cuca faz estreia no Corinthians sob protesto e busca aliviar pressão antes de jogos decisivos

 

Cuca Corinthians. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

 

Por Marcos Antomil

23/04/2023 | 05h00

Ouvir:

Questionado por parte da torcida, treinador disse em sua apresentação que está convicto que fará bom trabalho na equipe alvinegra

Se o Corinthians buscava diminuir a pressão sobre seus jogadores ao trazer um novo treinador para substituir Fernando Lázaro, a diretoria da equipe alvinegra não conseguiu alcançar o efeito esperado. A contratação de Cuca acirrou os ânimos de torcedores e deixa a equipe sob olhares flamejantes para conseguir resultados imediatos. Para iniciar esse novo ciclo, o Corinthians tem a missão de enfrentar o Goiás, na Serrinha, neste domingo, às 19h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Em sua apresentação na sexta-feira, Cuca tentou dar explicações sobre a ação pela qual foi condenado na Suíça sobre o estupro de uma garota de 13 anos quando ainda era jogador do Grêmio, em 1989. “Não fiz nada”, repetiu o treinador algumas vezes antes de afirmar que pretende “passar por cima de tudo, de protesto, de tudo. Estou com a consciência tranquila. Durmo tranquilo.”

Leia também

Cuca se defende sobre condenação por estupro: ‘Sou inocente. Nunca encostei o dedo em uma mulher’

 

Para Cuca, bons resultados dentro de campo podem amenizar as críticas e trazer a torcida para jogar a seu favor. O novo treinador ambiciona levantar um troféu na temporada. “Tenho convicção que vou fazer um bom trabalho aqui. Mas não vou prometer nada e dar o meu melhor”, afirmou.

 

Cuca foi apresentado na sexta-feira e tem seu primeiro desafio no comando do Corinthians.

Cuca foi apresentado na sexta-feira e tem seu primeiro desafio no comando do Corinthians. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

 

As derrotas nos torneios mata-mata (diante de Remo, na Copa do Brasil, e Argentinos Juniors, na Libertadores) minimizaram a vitória do Corinthians na estreia do Brasileirão contra o Cruzeiro. Cuca tentará evitar que seus comandados desviem a atenção do jogo com o Goiás. “O sentimento tem de estar voltado para o Goiás. Pensar exclusivamente no Goiás”, disse.

O Corinthians não deve poupar nenhum atleta. Nem mesmo a falta de tempo para treinar desanima Cuca. “Às vezes, o melhor treino é o diálogo”, explica. O novo comandante, dentro das reconhecidas limitações do elenco, examinará as peças à disposição para respeitar as características dos jogadores e se adaptar ao estilo corintiano.

NEWSLETTEREsportes

Resultados de jogos, colunas e bastidores do mundo dos esportes, de domingo a sexta.

INSCREVER

Ao se cadastrar nas newsletters, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

Há um suspense sobre como Cuca deve montar a equipe para a estreia. A tendência é que não haja mudanças drásticas na escalação, até pelo fato de o novo comandante ter pedido que Fernando Lázaro permanecesse na comissão técnica para auxiliá-lo.

Continua após a publicidade

Uma preocupação se dá sobre o desempenho do Corinthians fora de casa. Longe de seus domínios, o time alvinegro tem resultados claudicantes. Na temporada, são apenas duas vitórias como visitantes, contra São Paulo, no Paulistão, e Liverpool-URU, na Libertadores. “Corinthians tem muita forças de arquibancada. Fora de casa tem de melhorar, já faz tempo que não faz boas campanhas como visitante”, avalia Cuca.

LADO ESMERALDINO

O Goiás vem de um empate frustrante na Copa Sul-Americana. Após abrir 2 a 0 de vantagem sobre o Universitario, do Peru, levou o empate no apagar das luzes e segue sem vitória no torneio continental.

O conjunto esmeraldino perdeu para o Athletico-PR na estreia do Brasileirão e faz uma temporada com oscilações. O vice no Campeonato Goiano, enfrentando o rival Atlético-GO, que está na Série B, pôs um ponto final do trabalho de Guto Ferreira. Sob o comando do interino Emerson Ávila, o Goiás tenta apagar o rótulo de favorito ao rebaixamento no Nacional.

FICHA TÉCNICA

GOIÁS x CORINTHIANS

  • GOIÁS: Tadeu; Maguinho, Lucas Halter (Sidimar), Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo, Morelli e Diego; Julián Palacios, Vinicius e Matheus Peixoto. Técnico: Emerson Ávila (interino).
  • CORINTHIANS: Cássio; Du Queiroz, Bruno Méndez (Balbuena), Gil e Fábio Santos; Fausto Vera, Roni (Cantillo) e Giuliano; Matheus Araújo (Chrystian Barletta ou Adson), Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Cuca.
  • JUIZ: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ).
  • HORÁRIO: 19h.
  • LOCAL: Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia (GO).
  • TV: Premiere.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros