Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão terça, 25 de abril de 2023

BRASILEIRÃO 2023: BOTAFOGO DERROTA O BAHIA E MANTÉM 100% DE AROVETAMENTO

 

Botafogo derrota o Bahia em Salvador, mantém 100% no Brasileirão e iguala o Fluminense

Jogadores do Botafogo comemoram gol na Arena Fonte Nova.

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Por Redação

24/04/2023 | 22h43

Ouvir:

Junior Santos e Tchê Tchê balançam as redes na Arena Fonte Nova e garantem triunfo botafoguense

 

Botafogo manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro na noite desta segunda-feira, quando venceu o Bahia, por 2 a 1, na Fonte Nova, em Salvador, no encerramento da segunda rodada. Júnior Santos, Vitor Jacaré e Tchê Tchê marcaram os gols da partida.

É a segunda vitória em dois jogos do Botafogo, que já havia vencido o São Paulo na estreia, por 2 a 1. Os cariocas aparecem na vice-liderança, com seis pontos. Mesma pontuação que o líder Fluminense, mas com pior saldo de gols: 5 a 2. Já o Bahia ainda não pontuou e amarga a 18ª posição. 

Os dois times voltam a campo na quinta-feira pela terceira fase da Copa do Brasil. O Bahia receberá o Volta Redonda, em Salvador, após ter vencido o confronto de ida, por 2 a 1, no Rio. Enquanto o Botafogo enfrentará o Ypiranga-RS, no Rio, após ter feito 2 a 0 no jogo de ida, em Erechim.

Com bola rolando, o Bahia começou a partida com ligeira superioridade e poderia ter aberto o placar aos 22 minutos, quando Cauly encontrou Ademir livre na grande área e o atacante finalizou de primeira, mas por cima do gol defendido por Lucas Perri.

Pouco efetivo com a bola nos pés, foi o Botafogo que saiu na frente do placar. Aos 28 minutos, Júnior Santos recebeu na lateral-direita, passou pela marcação, invadiu a área e finalizou na saída do goleiro Marcos Felipe. A bola ainda desviou em Chávez antes de parar no fundo das redes.

 

A vantagem do time carioca poderia ter aumentado aos 39 minutos com Victor Cuesta, mas a arbitragem anulou por impedimento de Eduardo na hora da assistência. Sorte do Bahia, que chegou ao empate aos 41 minutos, quando Vitor Jacaré encheu a perna canhota dentro da área.

Continua após a publicidade

No segundo tempo os times diminuíram o ritmo, mas ainda assim poderiam ter feito mais gols. O Botafogo assustou aos seis minutos, quando Júnior Santos (de novo) carregou bola, invadiu a área e finalizou perto da trave. Foi apenas a segunda finalização do time carioca na partida.

O Bahia reagiu e respondeu em dois bons lances de Biel, sendo o primeiro aos 18 e o outro aos 28, mas ambos em cima do goleiro Lucas Perri. Mas foi o Botafogo que voltou a ficar em vantagem. Aos 32, Luís Henrique tocou para Tchê Tchê na entrada da área e o volante finalizou no canto direito.

Atrás pela segunda vez no placar, o Bahia se lançou ao ataque em busca do empate. E, aos trancos e barrancos, quase conseguiu aos 44 minutos, quando Kayky ficou com bola dentro da área, cortou a marcação e finalizou perto da trave de Lucas Perri, não conseguindo evitar a derrota.

Pelo Brasileirão, o Bahia volta a campo na segunda-feira, dia 1º de maio, para visitar o Vasco, às 20 horas, em São Januário, no Rio de Janeiro. Já o Botafogo, no domingo, terá clássico contra o Flamengo, às 16 horas, no Maracanã, também na Cidade Maravilhosa.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 1 X 2 BOTAFOGO

  • BAHIA- Marcos Felipe; Gabriel Xavier, David Duarte (Kayky) e Rezende; Vitor Jacaré, Acevedo (Daniel), Yago Felipe (Diego Rosa), Cauly e Chávez; Everaldo (Arthur Sales) e Ademir (Biel). Técnico: Renato Paiva.
  • BOTAFOGO - Lucas Perri; Di Placido, Adryelson (Philipe Sampaio), Victor Cuesta e Rafael; Danilo Barbosa (Marlon Freitas), Lucas Fernandes (Tchê Tchê) e Eduardo; Tiquinho Soares, Júnior Santos (Matías Segovia) e Victor Sá (Luís Henrique). Técnico: Luis Castro.
  • GOLS - Júnior Santos, aos 28; e Vitor Jacaré, aos 41 minutos do primeiro tempo. Tchê Tchê, aos 32 minutos do segundo tempo.
  • ÁRBITRO - Raphael Claus (SP).
  • CARTÕES AMARELOS- Biel (Bahia); Di Placido e Tiquinho Soares (Botafogo).
  • PÚBLICO - 27.427 pagantes (27.822 total).
  • RENDA - R$ 787.124,00.
  • LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros