A fase ruim do Botafogo parece não ter fim. Mesmo tendo apresentado uma melhora considerável em relação aos últimos jogos e ter feito uma partida correta contra o Santos, o alvinegro não conseguiu converter a superioridade em vitória. Após sair na frente no primeiro tempo, o time permitiu o empate dos paulistas já nos acréscimos da etapa final e ficou com o 1 a 1.
O resultado faz com que o Botafogo chegue ao oitavo jogo consecutivo sem vitória. Agora o alvinegro tem 62 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro.
A partida começou com surpresas do lado alvinegro. O técnico Tiago Nunes, que já havia indicado que faria mudanças no time titular, optou por uma formação com três zagueiros pouco vista no Botafogo. No 3-5-2, com Danilo Barbosa fechando o trio de zaga, o treinador optou por Victor Sá e Tchê Tchê nas alas, Marlon Freitas, Gabriel Pires e Eduardo no meio, e Júnior Santos e Tiquinho na frente. Assim, conseguiu ser superior ao Santos ao longo de toda a primeira etapa.
Com um time mais físico e compacto do que vinha jogando anteriormente, o Botafogo pouco sofreu defensivamente. Com exceção de algumas jogadas pela direita, onde Tchê Tchê teve um pouco de dificuldade para fazer as ações de defesa e ataque, o alvinegro pressionou o Santos, chegou ao gol cedo e teve oportunidade para ampliar.
Aos nove minutos, Eduardo cobrou bem falta pela esquerda e colocou a bola na cabeça de Danilo Barbosa. O volante improvisado na zaga ganhou disputa com Nonato e cabeceou para marcar pelo segundo jogo consecutivo. Foi a confirmação da boa fase de Danilo, que foi um dos jogadores mais celebrados pela torcida ao longo da partida.
Precisando pontuar por conta da briga contra o rebaixamento, o Santos se lançou mais ao ataque na segunda etapa. Em contrapartida, deu mais espaços atrás, o que deixou o jogo mais aberto. No entanto, de um lado, o time paulista não conseguia chegar com perigo, e do outro o alvinegro também não aproveitou as oportunidades que teve. Além de muitos erros nos passes decisivos, Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos desperdiçaram boas oportunidades na área.
Após falta na entrada da área, o venezuelano tabelou com Mendoza e fez linda jogada individual pela esquerda. Ao driblar Segovinha, Soteldo cruzou e achou Messias na pequena área. O zagueiro cabeceou e empatou a partida.