Os três pontos conquistados na noite de segunda-veira, ao bater o Botafogo por 1 a 0 no Clássico da Amizade, o Vasco viu seu risco de rebaixamento cair mais de 22%. De 58,4%, índice em que estava após as vitórias de Santos e Goiás, concorrentes na briga para sair do Z4, o número agora está em 36,1%, de acordo com os dados da Bola de Cristal do Brasileirão. A ferramenta foi desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG.
Agora fora da zona de rebaixamento, o Vasco volta a respirar um pouco mais aliviado na tabela, mas ainda terá desafios pela frente. Nas últimas seis rodadas, o cruz-maltino tem três duelos em casa (América-MG, Corinthians e Bragatino) e mais três como visitante (Cruzeiro, Athletico e Grêmio).
O Cruzeiro, que caiu para a 17ª posição, com 37 pontos, ficou com a vaga do Vasco na zona de rebaixamento, mas ainda vê seu risco da degola inferior ao do cruz-maltino. O time mineiro agora tem 24% de chance de voltar à Série B em 2024, enquanto o Bahia, 16º na tabela, tem 31,4%. No Z4, o lanterna América-MG já está matematicamente rebaixado, enquanto o Coritiba se aproxima desse número, com 99.98% de chance. Já o Goiás, 18º colocado, tem 69.1% de probabilidade.