Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 09 de fevereiro de 2025

BRASIL RECEBEU 94,7 MIL VENEZUELANOS EM 2024, SEGUNDO DADOS DO GOVERNO

Brasil recebe 94,7 mil venezuelanos em 2024, segundo dados do governo

Número equivale a toda a população de Paracatu, no interior de Minas Gerais

  
12.726 venezuelanos conseguiram status de refugiado no Brasil somente no ano passado. -  (crédito:  AFP)
12.726 venezuelanos conseguiram status de refugiado no Brasil somente no ano passado. - (crédito: AFP)
 

Em 2024, 94,7 mil venezuelanos entraram no Brasil a procura de uma vida melhor. A estatística foi divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, na 8ª edição do Boletim Migração. Nessa estatística, considera-se os residentes, além dos temporários e fronteiriços. O número equivale à população de Paracatu, cidade mineira localizada a 230 km de Brasília.

Desse total, 12.726 pessoas que entraram no Brasil provenientes da Venezuela conseguiram o status de refugiado, o que lhes permite ter os mesmos direitos que outros estrangeiros que moram no Brasil legalmente, como acesso a saúde, alimentação, educação, entre outros.

 

A Venezuela, atualmente, vive uma das piores crises de sua história, com uma inflação exorbitante a pelo menos uma década no país. Enquanto isso, o cenário político também é turbulento, ainda mais após o polêmico processo eleitoral no país em 2024 que reelegeu o atual presidente Nicolás Maduro, mesmo com denúncias de falta de transparência antes, durante e após as eleições.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), pelo menos 7,7 milhões de pessoas emigraram da Venezuela no período de 2014 a 2024. O mesmo levantamento indica que há mais de 500 mil venezuelanos vivendo atualmente no Brasil.

194 mil pessoas chegaram ao Brasil

De acordo com a Polícia Federal, o Brasil abrigava 1,72 milhões de migrantes até o final do ano passado, além de 66 mil refugiados, e outros 69,1 mil solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado(a). No total, esse número chega a 1.862.042 pessoas.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros