Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 22 de outubro de 2021

BRANDON LEE: COMO FOI O TIRO ACIDENTAL QUE MATOU O ATOR DURANTE A GRAVAÇÃO DE O CORVO

Brandon Lee: Como foi o tiro acidental que matou o ator durante gravação de 'O corvo'

 

Brandon Lee: Ator morreu alvejado durante gravação de 'O Corvo'

 

Faltavam apenas três dias para o fim das gravações do filme "O corvo". Brandon Lee já tinha atuado em quase todas as suas cenas quando, no dia 31 de março de 1993, uma tragédia aconteceu. Naquela quinta-feira, o filho do mestre das artes marciais Bruce Lee rodaria uma sequência de flashback mostrando o momento em que seu personagem, o herói gótico Eric Draven, entra num apartamento e flagra sua noiva sendo espancada e estuprada por bandidos. 

No filme, baseado na HQ de mesmo nome, Draven é um músico assassinado que retorna ao mundo dos vivos para se vingar da sua morte e de sua amada. Portanto, a cena do flashback é crucial para a história. Durante a ação, o protagonista deveria ser alvejado e morto por um criminoso interpretado pelo ator Michael Massee, usando um revolver Smith & Wesson calibre 44 carregado com balas de festim. Foi nesse momento em que ocorreu algo inesperado.

É muito comum, em sets de filmagem o uso de armas verdadeiras com balas de festim, que são cartuchos sem projétil com uma quantidade de pólvora duas vezes maior do que o normal, para gerar um efeito de impacto. Entretanto, a equipe de produção do filme havia carregado o revólver com balas falsas, das quais os profissionais haviam removido a pólvora para que, se a arma fosse filmada de perto, a munição pareceria de verdade. Porém, a equipe se esqueceu de remover uma parte da base da bala chamada primer, que funciona como um isqueiro, promovendo a igninção da munição. Este pode ter sido o maior erro envolvido.

Em algum momento antes da cena do tiro, o revólver foi acionado. Ainda que não houvesse pólvora, a ponta perfurante foi separada do casing, ou seja, do corpo da bala, e ficou presa no cano do revólver. Antes da gravação do flashback, quando o personagem deveria levar um tiro a quatro metros de distância, o Smith & Wesson foi carregado com balas de festim, que contam com o primer e um volume grande de pólvora.

Acontece que a produção não verificou a arma com cuidado e, portanto, quando Michael Massee puxou o gatilho, a bala de festim foi acionada e projetou a ponta da bala que tinha ficado presa no cano com a mesma força de um tiro normal, alvejando Brandon Lee no abdôme.

 

Brandon Lee: O ator caracterizado como Eric Draven, de 'O Corvo'

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros