Ao responderem a pergunta "de acordo com sua experiência, quais são as melhores praias do Brasil?", viajantes indicam, nesta ordem, a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), figurinha repetida em outros rankings; a Praia de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara (CE); a Praia de Muro Alto, em Ipojuca (PE); a Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ); e a Praia de Antunes, Maragogi (AL).
Veja fotos das praias preferidas pelos brasileiros
Com quatro das cinco campeãs, o Nordeste não brilha apenas neste quesito. Quando a questão é "para as praias de quais estados brasileiros você quer viajar em um futuro próximo?", o Ceará leva a melhor (a lista de estados mais cobiçados tem ainda Alagoas, Bahia, Maranhão e Pernambuco). Para a pergunta "de acordo com sua experiência, quais estados têm as melhores praias do Brasil?", o resultado é um pouco mais diverso, com Rio de Janeiro à frente de Ceará, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. O Estado do Rio também fica em primeiro lugar quando a indagação é "em quais estados brasileiros você já foi à praia?", seguido de Bahia, São Paulo, Ceará e Pernambuco.
— O Ceará tem um litoral gigantesco e cheio de atrações, desde a gastronomia até a ampla oferta de acomodações. Faz sentido aparecer tanto na pesquisa e, em alguns casos, na frente de outros estados do país em vários quesitos — afirma Uillians Batista, gerente regional da Booking.com nas regiões Norte e Nordeste, durante apresentação que, não à toa, teve como cenário a Praia de Jericoacoara.
Malabarista se exibe durante o pôr do sol num hotel de praia em Jericoacoara, litoral do Ceará — Foto: Marcelo Balbio / O Globo
Para Luiz Cegato, gerente de Comunicação para a América Latina, o estado nordestino é diverso, com praias, lagoas, dunas, falésias, o que contribui para despertar fascínio entre os que viajam:
O estudo, que ouviu 1.206 pessoas em todo o território nacional, também busca refletir o comportamento dos turistas quando o assunto é praia (uma paixão, aliás, de 88% dos viajantes brasileiros, de acordo com o levantamento). Segundo os dados aferidos pela Booking.com, um terço dos brasileiros (35%) viaja para um destino de praia ao menos uma vez a cada três meses, e dois a cada três (66%) recorrem ao carro particular para chegar ao destino, seguido de avião (29%) e ônibus (22%). E quando se costuma viajar para a praia? Os entrevistados escolheram a resposta "sempre que posso" (41%), "férias" (30%), "fins de semana" (30%) e "feriados" (27%). A estação preferida, claro, é o verão (82%), com lugar também para "baixa temporada" (29%), "alta temporada" (14%) e "inverno" (5%).
O Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Estado do Rio, também aparece entre as praias preferidas dos usuários da Booking.com — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
Ao buscar um destino no imenso litoral brasileiro, a maioria dos pesquisados (56%) prefere praias tranquilas, mas que dispõem de alguma oferta de produtos e serviços. E 39% vão em outra direção, elegendo as praias mais conhecidas e "animadas". Os dados variam conforme o lugar em que mora o viajante. Quase metade (46%) dos que já vivem numa região costeira diz que prefere mesmo as praias com mais agito e comércio abundante; entre os que residem em outras partes do país, este número cai para (35%). Praias desertas, com pouca ou quase nenhuma estrutura, por exemplo, são as que mais estão na mira de turistas das regiões Sul e Norte.
Na lista de itens básicos que não podem faltar na bagagem de quem ruma para o mar, estão protetor solar (94%), óculos escuros (78%), seu próprio guarda-sol (56%), cadeiras de praia (55%) e lanches e bebidas (53%). Na gastronomia, poucas surpresas: no rol de preferências, estão peixes e frutos do mar (76%), sorvetes (44%), frutas (39%) e espetinhos (35%). Para beber, aparecem água de coco (80%), água mineral (67%) e cerveja (61%). Ingredientes que podem atender a todos os sentidos de um viajante que, pelo visto, está sedento por mar.