Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 17 de novembro de 2022

BOA VIAGEM: PRAIA DO SANCHO E JERICOACOARA LIDERAM O RANKING DAS PRAIAS PREFERIDAS DOS BRASILEIROS

 

Por Marcelo Balbio

 

 
 
Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, foi apontada como a favorita dos brasileiros em pesquisa da Booking.com Reprodução / Marina Feldhues / Wikimedia Commons

Ao responderem a pergunta "de acordo com sua experiência, quais são as melhores praias do Brasil?", viajantes indicam, nesta ordem, a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), figurinha repetida em outros rankings; a Praia de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara (CE); a Praia de Muro Alto, em Ipojuca (PE); a Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo (RJ); e a Praia de Antunes, Maragogi (AL).

Com quatro das cinco campeãs, o Nordeste não brilha apenas neste quesito. Quando a questão é "para as praias de quais estados brasileiros você quer viajar em um futuro próximo?", o Ceará leva a melhor (a lista de estados mais cobiçados tem ainda Alagoas, Bahia, Maranhão e Pernambuco). Para a pergunta "de acordo com sua experiência, quais estados têm as melhores praias do Brasil?", o resultado é um pouco mais diverso, com Rio de Janeiro à frente de Ceará, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. O Estado do Rio também fica em primeiro lugar quando a indagação é "em quais estados brasileiros você já foi à praia?", seguido de Bahia, São Paulo, Ceará e Pernambuco.

— O Ceará tem um litoral gigantesco e cheio de atrações, desde a gastronomia até a ampla oferta de acomodações. Faz sentido aparecer tanto na pesquisa e, em alguns casos, na frente de outros estados do país em vários quesitos — afirma Uillians Batista, gerente regional da Booking.com nas regiões Norte e Nordeste, durante apresentação que, não à toa, teve como cenário a Praia de Jericoacoara.

Malabarista se exibe durante o pôr do sol num hotel de praia em Jericoacoara, litoral do Ceará — Foto: Marcelo Balbio / O Globo

Malabarista se exibe durante o pôr do sol num hotel de praia em Jericoacoara, litoral do Ceará — Foto: Marcelo Balbio / O Globo

Para Luiz Cegato, gerente de Comunicação para a América Latina, o estado nordestino é diverso, com praias, lagoas, dunas, falésias, o que contribui para despertar fascínio entre os que viajam:

O estudo, que ouviu 1.206 pessoas em todo o território nacional, também busca refletir o comportamento dos turistas quando o assunto é praia (uma paixão, aliás, de 88% dos viajantes brasileiros, de acordo com o levantamento). Segundo os dados aferidos pela Booking.com, um terço dos brasileiros (35%) viaja para um destino de praia ao menos uma vez a cada três meses, e dois a cada três (66%) recorrem ao carro particular para chegar ao destino, seguido de avião (29%) e ônibus (22%). E quando se costuma viajar para a praia? Os entrevistados escolheram a resposta "sempre que posso" (41%), "férias" (30%), "fins de semana" (30%) e "feriados" (27%). A estação preferida, claro, é o verão (82%), com lugar também para "baixa temporada" (29%), "alta temporada" (14%) e "inverno" (5%).

O Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Estado do Rio, também aparece entre as praias preferidas dos usuários da Booking.com — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

O Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Estado do Rio, também aparece entre as praias preferidas dos usuários da Booking.com — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo 

Ao buscar um destino no imenso litoral brasileiro, a maioria dos pesquisados (56%) prefere praias tranquilas, mas que dispõem de alguma oferta de produtos e serviços. E 39% vão em outra direção, elegendo as praias mais conhecidas e "animadas". Os dados variam conforme o lugar em que mora o viajante. Quase metade (46%) dos que já vivem numa região costeira diz que prefere mesmo as praias com mais agito e comércio abundante; entre os que residem em outras partes do país, este número cai para (35%). Praias desertas, com pouca ou quase nenhuma estrutura, por exemplo, são as que mais estão na mira de turistas das regiões Sul e Norte.

Na lista de itens básicos que não podem faltar na bagagem de quem ruma para o mar, estão protetor solar (94%), óculos escuros (78%), seu próprio guarda-sol (56%), cadeiras de praia (55%) e lanches e bebidas (53%). Na gastronomia, poucas surpresas: no rol de preferências, estão peixes e frutos do mar (76%), sorvetes (44%), frutas (39%) e espetinhos (35%). Para beber, aparecem água de coco (80%), água mineral (67%) e cerveja (61%). Ingredientes que podem atender a todos os sentidos de um viajante que, pelo visto, está sedento por mar.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros