Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Literatura - Contos e Crônicas sábado, 23 de novembro de 2024

BIANCA AMORIM:LIVRO DE ORLANY FILHO (POSTAGEM DA LEITORA VICTÓRIA GEARINI)

A mulher que encontrou na arte a força para ser livre

"Bianca Amorim" é protagonista em romance cuja história é marcada por abusos e experiências conflitantes

Como conciliar pressões do trabalho, exigências das relações matrimoniais, afazeres domésticos, dentre outros desafios da sociedade contemporânea? Esse é o dilema enfrentado por Bianca Amorim, protagonista do livro homônimo do escritor e especialista em psicopedagogia, Orlany Filho. Por meio de uma linguagem poética, o autor aborda a complexidade emocional de uma mulher moderna, dividida entre as responsabilidades profissionais e questões emocionais profundas, como sentimentos de autoafirmação, fidelidade e autocontrole.   

Na trama, Bianca é uma mulher casada, forte e determinada, que trabalha como supervisora em um call center. Aparentemente ela leva uma vida pacata e admirável, mas, longe do ambiente profissional, a realidade é outra. Quando um admirador anônimo começa a fazer ligações a elogiando, tudo vira de cabeça para baixo. A personagem que até então não manifestava interesse por outros homens, além do marido Augusto, passa a questionar os anos de abusos físicos e psicológicos cometidos pelo companheiro. Em paralelo, ela encontra na própria arte um porto seguro para enfrentar as angústias e o sofrimento emocional. 

Há sempre risco em confiar a vida a um anônimo. Mas Bianca levou para casa, naquele fim de tarde, uma sensação que preferia não ter levado; alguma coisa na voz do Anônimo o confessava um apaixonado. Bianca e o Anônimo estavam ligados por um laço de dúvida. (Bianca Amorim, p. 12) 

Envolvida nessas experiências conflitantes, Bianca contará ainda com o apoio da melhor amiga Letícia, com quem compartilha sentimentos íntimos, e com Ortega, rapaz que surge de forma inesperada e a incentiva a seguir o sonho de ser pintora. A partir de diálogos intensos e reflexões filosóficas, Orlany Filho explora emoções e conflitos de cada personagem, criando uma atmosfera envolvente e, por vezes, melancólica. 

A obra aborda questões sociais como sexualidade, saúde mental e liberdade feminina, ao mesmo tempo que denuncia o machismo, assédio e violência doméstica na sociedade. A trama explora outros debates contemporâneos como os desafios do anonimato e as consequências emocionais enfrentadas por uma mulher que tenta equilibrar a carreira e vida pessoal. 

FICHA TÉCNICA 

Título: Bianca Amorim
Subtítulo: Ressuscitada das Tintas
Autor: Orlany Filho
Editora: Viseu
ISBN: 978-65-254-9531-6 
Páginas: 400
Preço: R$ 80,90 (físico) | R$ 9,90 (e-book)
Onde comprar: Amazon 

Sobre o autor: Orlany Filho é natural da cidade do Rio de Janeiro e atualmente reside na Praia de Marobá, no município de Presidente Kennedy, no Espírito Santo. Graduou-se em Letras com especialidade nas Línguas Portuguesa e Espanhola e possui pós-graduação em Psicopedagogia. Além disso, tem MBA de Gestão Estratégica de Pessoas; MBA de Psicologia e Coaching; e MBA de Executivo Coaching.  

Instagram do autor: @orlanyfilho 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros