Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Espetáculos -Teatro, Cinema, Shows e Afins quinta, 21 de novembro de 2024

BETÂNIA: ÚNICO FILME BRASILEIRO COMPETINDO NO MAIOR FESTIVAL DA ÍNDIA (POSTAGEM DO LEITOR ISIDORO B. GUGGIANA)

Betânia é o único filme brasileiro competindo no maior festival da Índia

 

Longa de Marcelo Botta estará no 55º IFFI, que acontece em Goa de 20 a 28 de Novembro 

Diana Mattos em "Betânia" - crédito Felipe Larozza - Salvatore Filmes

 

Produzido pela Salvatore Filmes, "Betânia", longa maranhense que marca a estreia de Marcelo Botta, será exibido em competição no 55o IFFI - International Film Festival of India, considerado o maior e mais importante festival da Índia. Este será o único longa brasileiro na mostra competitiva, que inclui outros 21 longas, e concorre na categoria Melhor Filme de Estreia, como no Festival de Berlim, no qual o filme fez sua première mundial, e foi aplaudido de pé com todas as sessões esgotadas. 

 

"Estar competindo no maior festival da Índia, que hoje é o país mais populoso do mundo, é algo que pode impulsionar a carreira do filme no mercado asiático. É claro que isso nos anima demais." pontua o produtor Gabriel Di Giacomo.

 

Já no dia 8 de dezembro, "Betânia" será exibido no Pará. O longa faz parte da itinerância da 48a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e terá sessão no Cine Líbero Luxardo, às 18h40min.

 

Depois do sucesso na Berlinale, em fevereiro, o longa passou por mais de 20 festivais em 15 países de três continentes, incluindo eventos de peso no cenário internacional, como: Guadalajara, Leeds, Toulouse, Festival do Rio, Mostra de SP e o Malaysia International Film Festival, no qual "Betânia" recebeu o prestigiado troféu New Hope Award que abriu as portas do mercado asiático para o longa brasileiro e, desde então, o filme já esteve em Taiwan, Macau e, agora, se prepara para a premiere na Índia.

 

IFFI tem uma grande cobertura da mídia Indiana e internacional. Os indicados foram destacados em matéria na Variety e as cerimônias de abertura e encerramento serão transmitidas na TV aberta da Índia, alcançando centenas de milhões de pessoas.

 

"Quando fomos premiados na Malásia, a presidente do Júri, a atriz indiana Suhasini Maniratnam, mencionou que Betânia fez ela perceber que Brasil e Índia tinham muito mais semelhanças do que ela imaginava. Betânia se passa em um povoado dos Lençóis, mas fala de coisas que são muito comuns aos países de todo o Sul Global." observa o cineasta Marcelo Botta que, essa semana, encontra-se na Espanha, onde Betânia também compete no Festival de Huelva. 

 

Somente no mês de novembro, o filme passou por festivais no Reino Unido, Alemanha, Tchéquia, Noruega e Espanha, de onde Botta seguirá para a Índia. Em Goa, "Betânia" terá duas exibições, a estreia indiana será no dia 26 e terá uma segunda sessão no dia 27. A cerimônia de premiação acontece no dia 28 de novembro. 

 

Ambientado nos Lençóis Maranhenses, que esse ano foi reconhecido como patrimônio natural da humanidade, o filme Betânia se destaca por mesclar comédia e drama no retrato de uma matriarca e sua família, tratando de temas sociais e ambientais, sempre com muita música e exalando maranhensidade. O longa é uma homenagem ao povoado que dá título ao filme, e é também uma exaltação a rica cultura do Maranhão, trazendo em sua trilha sonora o Bumba Meu Boi, o Tambor de Crioula e o Reggae Remix, gêneros tão populares no estado conhecido como a Jamaica Brasileira. 

 

A estreia nacional de Betânia aconteceu em 14 de junho no encerramento do festival Guarnicê de Cinema, onde o Teatro Artur Azevedo ficou completamente lotado e teve seus ingressos esgotados em menos de meia hora. A estreia no circuito comercial será em 2025.

 

As filmagens foram realizadas em Santo Amaro do Maranhão e teve diárias adicionais em São Luís e Barreirinhas. O elenco é 100% maranhense e conta com nomes como: Diana Mattos, que recebeu a Menção Honrosa como Melhor Atriz no Festival do Rio; Nádia D'Cássia, Caçula Rodrigues e Ulysses Azevedo, esses três também indicados como atores coadjuvantes no Rio; Michelle Cabral e Rosa Ewerton Jara, ambas indicadas como atriz coadjuvante na Malásia; a artista pop Enme Paixão, o comediante ludovicense Vitão Santiago e o Mestre Tião Carvalho, que - além de ter sido indicado como melhor ator no Festival do Rio - também assina diversas músicas que compõe a tão elogiada trilha sonora de Betânia.

 

O filme é uma produção da Salvatore Filmes com coprodução do Canal Brasil e distribuição da O2 Play. Em sua jornada pelos festivais, Betânia recebeu apoios importantes do Projeto Paradiso, SP Cine, Creative SP e da Embaixada do Brasil da Alemanha. Ainda na etapa de primeiro corte, o filme recebeu três prêmios no Ventana Sur de Buenos Aires, evento que projetou a carreira internacional antes mesmo do filme estar finalizado.

 

Acompanhe a jornada de "Betânia" em festivais em todo o mundo no instagram @betaniafilme.

 

Sinopse

Lençóis Maranhenses, 2024. Depois de perder seu marido, a parteira Betânia se muda para o lugar onde nasceu mas jamais habitou. Empurrada pelo som ancestral do Bumba Meu Boi e pela força das mulheres do povoado, Betânia e sua família tentam renascer enquanto a tradição e a modernidade se chocam.

 

Ficha Técnica

Uma produção Salvatore Filmes

Escrito e dirigido por: Marcelo Botta

Produzido por: Gabriel Di Giacomo

Coprodução: Canal Brasil

Produção Executiva: Luciana Coelho, Diego Sousa e Isabel Abduch

Direção de Fotografia: Bruno Graziano

Direção de Arte: Mariana Cristal Hui

Montagem: Marcio Hashimoto

Som direto: Raoni Gruber

Mixagem de Som: Caio Guérin e Armando Torres Jr. (Fullmix)

Desenho de Som: Martin Grinaschi (Borbuja)

Cor: Marcus Tenchella e Luísa Cavanagh (Quanta)

Direção de produção: Luciana Coelho e Jéssica Lauane

Coordenadora de Produção: Maria Fernanda Bin

Clearance: Ana Paula Fuliaro (Fidalgo Advogados)

Distribuição Nacional: O2 Filmes

Vendas Internacionais: MPM Premium

Produtores associados: Marcelo Campaner e Marcio Hashimoto

Produtora associada: João Queiroz e Paula Cosenza (Ventre Studio)

 

Sobre Marcelo Botta 

 

Escreveu e dirigiu o longa "Betânia" , que estreou na 74a Berlinale e passou por festivais da França, Noruega e México. Criou e dirigiu também: a série documental "Portraits" rodada em lugares isolados  da América do Sul, além da série de ficção "Auto Posto", em coprodução com a Paramount, sucesso de audiência no Comedy Central com 20 episódios produzidos e indicada ao prêmio ABRA de melhor roteiro.  

 

Junto com Gabriel Di Giacomo, escreveu e dirigiu a série "Foca News" (2016), coprodução com a Fox exibida no FX e produziu "O Último Programa do Mundo" (2016). Também foi produtor dos longas documentais "Marcha Cega" (2018) e "Memória Sufocada" (2021) de Gabriel Di Giacomo, filmes que passaram por importantes festivais no Brasil e Europa.  

 

Antes da Salvatore Filmes, trabalhou na MTV Brasil onde dirigiu os programas Comédia MTV (vencedor do APCA 2010), Furo MTV, Furo em Londres 2012, Trolalá, Adnet Ao Vivo e Adnet Viaja, programa rodado em 13 países da Europa e Caribe também em 2012. 

 

Salvatore Filmes

salvatorefilmes.com.br

Patrícia Rabello (11) 98196-9290 

PR| Assessora de Imprensa| Consultoria em Comunicação| Produtora Executiva| Conexões Estratégicas

email: patirabello@uol.com.brpati@patriciarabello.com.br

@patirabello

 

Isidoro B. Guggiana (51) 99923-4383

Assessoria de Imprensa

email: isidoro.guggiana@gmail.com

@isidorobg

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros