Aos 49 anos, a rainha Letizia da Espanha tornou-se uma referência fitness depois de usar roupas que revelam seus braços tonificados. A verdade é que treinar essa parte do corpo ao entrar na casa dos 50 anos se torna um desafio e, ao mesmo tempo, uma obsessão estética.
Os braços se tornaram o novo desafio tanto para mulheres quanto para homens. Se eles ainda não são definidos, é melhor começar o quanto antes, pois a deterioração é maior com o passar do tempo sem treinar.
A especialista aponta que existem locais do corpo onde se acumula mais tecido adiposo do que em outros. Nas mulheres isso acontece nos quadris e tríceps, enquanto que nos homens é no abdômen.
— A questão é que nos homens a gordura intra-abdominal pode se tornar perigosa se for muito excessiva, por outro lado, nas mulheres a questão dos braços é algo puramente estético — esclarece.
Como tonificar os braços?
Para a profissional existem dois elementos essenciais a se levar em conta quando se pensa em treinar os braços: a gordura localizada e a forma correta de tonificar os músculos.
— Aquela frase que diz que quanto mais tonificados os músculos, mais a gordura diminui é um mito. Se fizer muito exercício de braço vai tonificar mas não diminuir — explica Hintze.
Da mesma forma, a médica diz que para perder gordura o que você tem que fazer um balanço energético negativo, ou seja, consumir menos calorias do que você gasta diariamente.
— O receio de ficar com os braços do Hulk é outro mito que existe com o treino. Um braço de algumas pessoas só fica gigante a esse ponto porque elas complementam o treinamento com outras coisas como proteínas especiais, anabolizantes ou simplesmente são pessoas que se dedicam ao fisiculturismo. Entre as pessoas comuns, quando o braço incha após o treino, é porque há uma maior concentração do sangue na região após exercitá-la — afirma Francisco Piperatta, um treinador conhecido como Oso Trainner.
Em relação a exercícios específicos de braços para fazer na academia ou em casa, Piperatta sugere os três a seguir:
1) Flexões
Saiba como fazer duas modalidades de flexões — Foto: Editoria de Arte
Estas podem ser feitas com o seu próprio peso e sem a necessidade de elementos externos. Tem duas posições: com os braços abertos para fora como um "sapo" para trabalhar o esterno e o peito; ou faça estilo fechado, onde a linha dos ombros segue os braços e trabalha tríceps e peito.
2) Paralelo
Conheça duas versões do exercício para os tríceps — Foto: Editoria de Arte
Este exercício trabalha tríceps e bíceps e pode ser praticado em academia ou em casa. Neste último caso, a elevação é feita colocando os pés em cima de uma cadeira e os braços, voltados para trás, em outra cadeira, então a pessoa fica "sentada" no ar e se inclina para baixo e faz força para subir, em forma de "L".
3) Rosca de bíceps
Para fazer rosca bíceps e elevação de ombro você vai precisar de um elástico — Foto: Editoria de Arte
Como o próprio nome indica, apenas o bíceps é trabalhado, mas de forma concentrada. É um exercício muito prático e eficaz, grandes resultados são alcançados se feito corretamente. O exercício é feito com elásticos longos.
— Você pisa nele com os dois pés e braços junto ao corpo e os alonga de baixo para cima, chegando até o ombro — detalha o treinador.
Segundo Piperatta, é bom treinar sem o auxílio de máquinas porque isso ajuda a fibra a trabalhar melhor e o sangue a dilatar mais.
— Quando você não usa pesos, tira o máximo proveito do seu próprio corpo — salienta.
Ele acrescenta que esportes como a natação, o tênis ou o ciclismo são excelentes para alternar com o treino de braços porque oxigenam o sangue e melhoram a resistência.