Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 29 de janeiro de 2023

BEM-ESTAR: DOR NO NERVO CIÁTICO - OS 5 MELHORES EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR O PROBLEMA

 

Por Melanie Shulman, La Nacion

 

Rotação da lombar pode ajudar a prevenir e aliviar a dor do nervo ciático.
Rotação da lombar pode ajudar a prevenir e aliviar a dor do nervo ciático. Pexels

A dor ciática não costuma passar. Ouvir alguém dizer que sofre desse desconforto tornou-se comum nos tempos atuais, situação que leva à perda de qualidade de vida e à limitação na realização de diversas atividades. É um mal intenso, produzido pela inflamação do nervo ciático, que se localiza desde a parte inferior da coluna, mais especificamente na região lombar, até os dedos dos pés.

Mas, quais são os motivos que desencadeiam essa patologia? Alejandra Hintze, médica do esporte e membro do conselho de administração da Associação Argentina de Médicos do Esporte, explica que é consequência de uma hérnia de disco, vértebra deslocada, tumor "ou qualquer coisa que comprima a raiz do nervo" .

Quando isso ocorre, mais de uma resposta pode ser gerada e seus sintomas incluem dor aguda que pode dificultar a postura ou o andar, dormência em uma das pernas e sensação de formigamento e queimação que desce por uma das pernas. A intensidade é relativa, varia de pessoa para pessoa.

— O nervo é formado por duas partes: A parte motora, que é central, e a parte sensitiva, que fica na periferia e atua como protetora. Então, uma alteração em qualquer uma dessas áreas vai gerar um desequilíbrio — detalha Hintze.

E embora em alguns casos esse quadro possa ser complicado ou mesmo ser o gatilho para diversos problemas colaterais, a verdade é que costuma ser algo temporário e pode durar alguns dias ou semanas. De acordo com Hintze, as pessoas mais predispostas a sofrer com isso são os idosos, pois seu sistema ósseo está enfraquecido, e os que estão acima do peso e sofrem alterações na coluna.

— A forma como o corpo utiliza o açúcar durante essa doença aumenta o risco de alterações nos nervos.

Mas uma notícia animadora é que existe uma série de orientações que podem ser realizadas, que atuam como prevenção.

— A inflamação do nervo ciático é evitada cuidando da postura, ao caminhar, sentar, até ao dormir — afirma Gaby Galvé, criadora do método "Bem-estar em movimento". 

E para proteger a região, ela recomenda a prática de atividade física, principalmente aquelas práticas nas quais é necessário desenvolver a consciência corporal “para estarmos mais atentos às nossas posturas nos movimentos diários”, acrescenta Galvé.

O fundamental é fazer questão de fortalecer o corpo, mais especificamente a região do core, ou seja, os músculos entre os ombros e a pelve, porque para evitar esse mal a chave é ter uma musculatura abdominal sólida para suportar o peso do corpo, comenta Hintze.

Portanto, esta área deve ser protegida previamente para evitar o desenvolvimento da dor no ciático. Para isso, Galvé recomenda estar atento aos movimentos do corpo e não carregar muito peso.

— Caminhe com a coluna reta e mantenha uma tensão abdominal mínima, durma com um travesseiro entre as pernas se dormir de lado ou sob os joelhos se dormir de costas, dobre as pernas ao lavar a louça se a pia for muito baixa e também para tirar o peso do chão — aconselha.

Como prevenir e aliviar a dor

 

Embora existam várias causas e ainda não exista uma fórmula mágica para prevenir a dor no nervo ciático, exercícios simples e dinâmicos podem ser usados ​​para cuidar dessa área do corpo e restaurar a vitalidade. A seguir, Galvé oferece cinco atividades para fazer três séries de dez repetições cada:

Exercício de pernas

 

  • Deite-se com o rosto para cima.
  • Estenda uma perna e dobre a outra em direção ao peito.
  • Repita com a perna oposta.
  • Mantenha a postura por 20 segundos.

 

Exercício alivia a dor do nervo ciático — Foto: Pexels

Exercício alivia a dor do nervo ciático — Foto: Pexels

Flexão do joelho

 

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados.
  • Coloque o tornozelo direito no joelho esquerdo.
  • Segure esse joelho com as duas mãos e tire o pé esquerdo do chão, aproximando as pernas do peito.
  • Repita o movimento com a perna oposta.
  • Mantenha a postura por 20 segundos.

 

Alongamento diminui a dor lombar — Foto: Freepik.com

Alongamento diminui a dor lombar — Foto: Freepik.com

Isquiotibiais (posterior de coxa)

 

  • Sente-se no chão com as costas retas e as pernas esticadas.
  • Incline-se suavemente para a frente até agarrar os pés.
  • No caso de não chegar, pode-se buscar auxílio em uma toalha, por exemplo, colocando-a na sola dos pés.
  • Mantenha a postura por 30 segundos.

 

Abrace os joelhos e mantenha-os próximo ao peito — Foto: Freepik.com

Abrace os joelhos e mantenha-os próximo ao peito — Foto: Freepik.com

 

Joelhos juntos perto do peito

 

  • Deite-se de costas com as pernas dobradas e os braços apoiados nos joelhos.
  • Mova suavemente para os lados.
  • Faça devagar.

 

Rotação lombar para aliviar dor de nervo ciático — Foto: Pexels

Rotação lombar para aliviar dor de nervo ciático — Foto: Pexels

Rotação de lombar

 

  • Sente-se no chão com os pés esticados à sua frente.
  • Dobre uma perna e cruze a outra sobre ela.
  • Gire o corpo ao contrário da perna dobrada.
  • Mantenha a posição por 10 segundos.
  • Repita os movimentos com a outra perna.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros