Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense quarta, 04 de janeiro de 2023

BELEZA: É HORA DOS BANHOS ENERGIZANTES

 

Limpa! Limpa toda a energia negativa! É hora dos banhos energizantes

Lavagens com ervas podem auxiliar a começar 2023 com o pé direito. Conheça os cuidados para realizar a limpeza da forma correta

CM
Carolina Marcusse*
postado em 01/01/2023 06:10
 
 (crédito: Puhha/Unsplash)
(crédito: Puhha/Unsplash)

Banhar-se com água é uma forma de higiene que teve início em rios e córregos e, com o passar do tempo, tornou-se parte importante dos lares. Para muitos países, como o Brasil, o banho é uma atividade diária e essencial para refrescar nos dias mais quentes. Mas pode ir além. Nos rituais de beleza, têm a finalidade de promover limpeza profunda, energética e emocional por meio de ervas naturais.

Esse desequilíbrio, segundo o profissional, pode ser causado por diversos fatores, como um evento triste, uma mágoa guardada ou até mesmo a passagem por lugares desconfortáveis. O banho não resolve os problemas ou afasta completamente as dores emocionais, mas auxilia nesse processo de descarrego da negatividade no geral.

No entanto, Dhubrann explica que os banhos podem ser feitos mesmo se a pessoa sentir que está em equilíbrio, como quando há o desejo de aumentar as condições favoráveis para que algo aconteça. "Pode estar tudo bem, mas a gente quer uma energia a mais para algum projeto, sonho ou até para melhorar a nossa relação dentro de casa", explica. Nesses casos, as ervas podem ajudar.

O terapeuta holístico informa que, dependendo da intenção, os benefícios virão. "Às vezes, a gente toma o banho só para descanso e paz, para ativar alguma força em nós, para essa expansão ou equilíbrio", conclui. Além disso, ele confirma que os banhos são auxiliares na busca por harmonia e que não substituem tratamentos da medicina oriental ou ocidental.

Temperatura

Outro fator que interfere nos banhos é a temperatura da água, que é utilizada para potencializar determinado efeito. As ervas quentes são mais agressivas na limpeza e o terapeuta holístico alerta que deve haver cuidado e moderação no uso, inclusive, evitando o contato da água com a cabeça. "Os banhos quentes podem ser perigosos porque são como produtos de limpeza: limpam, mas, se permanecem na pele, começam a ser corrosivos, começam a prejudicar", esclarece.

Por fim, existem as ervas frias, que são como banhos gelados, feitas para acalmar e fluir. Porém, ocorrem algumas diferenciações entre elas. Algumas são mais relaxantes, como a capim-cidreira e o maracujá, que podem causar uma calma no físico. Outras são mais energizantes e refrescantes, que deixam o indivíduo mais desperto, como a rosa vermelha e o girassol. "A erva fria abaixa a tensão, a ansiedade, a depressão, mas energiza, dá força para continuar", completa.

As ervas, inclusive, podem ser misturadas. Os banhos não precisam, necessariamente, ser de apenas um composto; diversas receitas podem ser criadas para os mais variados objetivos. É o que conta o gestor de redes sociais e designer Moisés Gonzaga, 36 anos, que, desde a adolescência, realiza banhos e combinações de ervas com propósitos específicos.

 

Infusão de alecrim.
Infusão de alecrim.(foto: Svf/Unsplash)

 

Os principais cuidados tomados por ele são misturar as ervas certas, saber os dias da semana certos e a fase da lua, que, para ele, tem influência nos resultados. Para o ano-novo, conta que, provavelmente, fará um banho específico para ter uma virada em seu potencial máximo.

Além das ervas citadas pelo designer, as mais populares e acessíveis são o alecrim, a arruda, a guiné e a alfazema (lavanda). Outros banhos comuns são os com canela, espada-de-são-jorge e manjericão. O manjericão entra nessa lista por ser uma planta comum e também por ter inúmeros usos e possibilidade de agir em diferentes campos.

Beleza

Embora o foco principal dos tratamentos esteja no campo energético e emocional, acabam tendo impacto no físico e nas aparências por tabela, já que uma mente sã reflete em um corpo são. Além disso, alguns banhos podem auxiliar na hidratação da pele e dos cabelos. A administração de óleos essenciais de forma responsável também pode potencializar esses efeitos, como é o caso da rosa mosqueta.

Santos, que é responsável pela Renovar Terapia Holística, explica que os óleos essenciais atuam como agentes relaxantes, que podem ser usados até mesmo para melhorar a saúde física, mas reforça a importância de consulta e indicação de quem conhece bem os produtos, para não se expor a riscos desnecessários.

Para começar bem o ano

Banho de limpeza pesada

Ingredientes

- Um galho de arruda com 9 folhas

- Um punhado de casca de alho

- Um unhado de casca de cebola

- 1/2 xícara de álcool 70% ou cachaça branca

- 1 litro de água comum

- 1/2 litro de água com gás

Modo de preparar

Ferva a água comum, coloque em infusão a arruda e as cascas, junte o café coado e o álcool. Espere amornar para se banhar. Faça suas orações e pedidos e misture o 1/2 litro de água com gás no banho morno. Tome esse banho do pescoço para baixo.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros