Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 29 de dezembro de 2018

BARTENDERS REVELAM QUAIS DRINQUES VÃO BOMBAR NO VERÃO

 

Bartenders revelam quais drinques vão bombar no verão

Alex Mesquita, William Barão, Igor Renovato e Renato Tavares falam sobre as bebidas da estação
 
 

Cardápio interativo. Os novos drinques do Bar Garoa são preparados com rum, cachaça ou vodca
Foto: Divulgação
Cardápio interativo. Os novos drinques do Bar Garoa são preparados com rum, cachaça ou vodca Foto: Divulgação
 
 
 

RIO — Nesta época do ano é sempre assim: o Rio passa dos 40 graus. Portanto, nada melhor do que um drinque geladinho para refrescar. A pedido do GLOBO-Zona Sul, bartenders e mixologistas revelam suas apostas para a coquetelaria durante a estação mais quente do ano.

Clericot. Bebida com duas frutas de base do 7zero6Foto: Divulgação/dhani accioly borge
Clericot. Bebida com duas frutas de base do 7zero6 Foto: Divulgação/dhani accioly borge

— Nosso país tem muitos biomas e todo tipo de fruta, precisamos aproveitar. Essa diversidade nos proporciona uma variação incrível de sabores com a mesma base alcoólica — afirma Mesquita, que deu mais de 400 treinamentos este ano sobre como usar a cachaça em coquetéis.

William Barão aponta a coquetelaria Tiki como a queridinha do momento. De influência polinésia, o estilo é frutado, aromático, leva especiarias e muito gelo. Tem apresentação divertida e sabores latinos. Pode ser de cachaça ou rum e conter xaropes artesanais mais cítricos. Sua carta no Beef Bar está repleta destas opções, como o Bem Zen, com rum envelhecido, licor de cereja, cítricos, ginger e Ale artesanal.

 

Rum envelhecido, licor de cereja e cítricos, do Beef Bar
Foto: Divulgação/Tomás rangel
Rum envelhecido, licor de cereja e cítricos, do Beef Bar Foto: Divulgação/Tomás rangel

Igor Renovato e a equipe do Garoa Bar apostaram em um cardápio interativo em formato de leque, que os clientes podem levar para amenizar o calor. Eles criaram quatro opções, que levam rum, cachaça ou vodca. Para o Be+Co, em Botafogo, Renovato optou por combinações cítricas nas quais o gim nacional é o protagonista.

O consultor Renato Tavares, responsável pela carta da Churrascaria Palace, garante que os simple mix gaseificados também vão bombar. São drinques mais simples, com dois ou três ingredientes. Assim como Mesquita, ele também aposta no rum. As duas opções são fáceis de beber e combinam bem com o fim de tarde nos quiosques da orla. A simplicidade da execução é o ponto alto para os estabelecimentos com pouco espaço e muitos pedidos.

— Como em quase tudo, a coquetelaria também se volta para o passado, e drinques clássicos, como Aperol Sprotz, Moscow Mule e gim tônica reaparecem fortes. Aliás, o gengibre sai do Moscow Mule e vai para muitos coquetéis. Também aposto no limão e na mistura de mate com maracujá — resume Tavares.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros