Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão sábado, 14 de maio de 2022

AUTOMOBILISMO: PILOTOS DA STOCK CAR AJUDAM ALUNOS DA ESCOLINHA DE TUKA ROCHA A CAMINHAR NO AUTOMOBILISMO

Pilotos da Stock Car ajudam alunos da escolinha de Tuka Rocha a caminhar no automobilismo

Nelsinho Piquet e Diego Nunes auxiliam projeto do piloto morto em 2019 e Luan Lopes e Aurélia Nobels disputam a primeira etapa da Fórmula 4, no Velocitta

Paulo Chacon, especial para o Estadão

14 de maio de 2022 | 08h00

O mundo da Stock Car teve um grande baque em 2019. No dia 17 de novembro daquele ano, o piloto Tuka Rocha faleceu em um acidente aéreo em Trancoso, na Bahia. Na época, ele era responsável por uma escolinha de kart, que passou a ter a ajuda de alguns amigos próximos. Nelsinho Piquet e Diego Nunes, dois que tinham uma relação de irmandade com o ex-piloto, ajudam hoje dois alunos do projeto a caminhar no automobilismo. 

"O Tuka era um irmão que eu tinha. Chegamos a morar juntos na Europa, quando estávamos lá correndo. Entramos na Stock Car juntos, moramos juntos cerca de um ano e meio e conseguir ajudar nisso é muito bom. Dar sequência no projeto, ver os frutos da ideia dele lá atrás hoje estarem correndo na Fórmula 4 nesse fim de semana aqui no Velocitta é incrível”, comentou Diego Nunes. 

 
Nelsinho Piquet e Diego Nunes com Luan Lopes e Aurélia Nobels do projeto de Tuka Rocha
Nelsinho Piquet e Diego Nunes com Luan Lopes e Aurélia Nobels do projeto de Tuka Rocha Foto: Magnus Torquato
 

Para Nelsinho Piquet, a relação com Tuka Rocha segue visível a todos que se deparam com o piloto pronto para correr. “O nome dele (Tuka Rocha) está no meu capacete porque ele está comigo e sempre estará. Ele era um amigão, uma pessoa que ninguém tinha o que falar mal. Ajudar as crianças agora é muito importante, conseguir dar seguimento no projeto que ele começou é importante e ver as crianças que ele ajudou correndo aqui é muito significativo."

OS ALUNOS

Os dois jovens pilotos que começaram na escolinha de Tuka Rocha e seguem sua caminhada no automobilismo são Luan Lopes e Aurélia Robels. Aos 17 anos, Luan começou no kartismo, mas se transferiu para o motocross aos 13 anos, onde ficou até os 15. Com 16, voltou ao automobilismo para correr na Copa HB20 ante de estrear na Fórmula 4 Brasil, que tem sua primeira etapa neste fim de semana no Velocitta. 

Já Aurélia, de 15, foi a única mulher a participar do Mundial de Kart na classe OK Júnior, em 2020, e já disputou outras competições como o Europeu de Kart e o Campeonato Brasileiro. A pilota larga na sétima posição na etapa deste fim de semana da Fórmula 4. 

Ela se recorda muito da relação com Tuka Rocha professor. “Se eu estou aqui é por conta dele. Grande parte do que eu sei foi ele que me ensinou. É um meio muito difícil, por não ter tantas meninas e ser repleto de meninos. É muito complicado e ele foi muito importante para que eu conseguisse chegar na Fórmula 4."

"Eu conheci o Tuka há uns 10 anos. Lá atrás, quando eu queria andar de kart, era na escolinha dele que eu acabava indo. Tinha uma relação muito próxima com ele. O Tuka me ligava nos fins de semana e a nossa relação era excelente. Vou levar ele no meu coração para sempre. Estar mais próximo do pessoal da Stock Car neste fim de semana é muito legal, eles conheceram bem mais o Tuka que eu e acabam me falando mais dele, me ensinando algumas coisas”, comentou Luan. 

Além de ajudar os jovens pilotos oriundos do projeto de Tuka Rocha, Nelsinho Piquet e Diego Nunes disputam a quarta etapa da temporada 2022 da Stock Car neste fim de semana no autódromo Velocitta. Neste sábado, a dupla disputa o treino classificatório e no domingo vão para a pista para as duas corridas da maior categoria do automobilismo brasileiro. 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros