LUCAS VALENÇA
ESPECIAL PARA O CORREIO
Publicação: 22/10/2018 04:00
Encontro brasiliense começou de manhã em frente ao Museu Nacional |
Em carreata, apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) contornaram a Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes se reuniram do Museu Nacional e seguiram em direção ao Congresso Nacional, onde tiveram de aguardar até que uma das pistas fosse liberada. Horas antes, uma corrida de 21 quilômetros — meia-maratona —, acontecia no local. Carreatas e manifestações foram vistas em diversas cidades do país.
Em Brasília, três carros de som foram utilizados na manifestação de apoio a Bolsonaro que, na avaliação dos organizadores, reuniu cerca de 100 mil pessoas. A Polícia Militar não avaliou o público. José Alves, de 55 anos, um dos organizadores, disse que a possibilidade de chuva não impediu os apoiadores de irem ao movimento. “O povo está unido, faça chuva ou faça sol não vai fazer a diferença. O importante é estarmos imbuídos de mudarmos a história de nosso país”, afirma.
Vestido com as cores verde e amarelo, o psicólogo Alexandre Dantas, de 56 anos, disse ter “certeza absoluta” de que o capitão reformado sairá vitorioso nas eleições, Dantas explicou que duas propostas levaram-no a votar em Bolsonaro. A primeira é a redução da maioridade penal para 16 anos. Já a segunda, é relacionada à seca enfrentada há séculos pela região Nordeste. “Há uma proposta do Bolsonaro no sentido de trazer tecnologias israelenses para acabar com a seca que devasta aquela população”, contou.
Além de Brasília, manifestações a favor de Bolsonaro, também foram 56 cidades do país.
Em São Paulo, os movimentos aconteceram nas cidades de Jundiaí, Araçatuba, Mogi das Cruzes e Santa Isabel, além da capital paulista. No Rio de Janeiro, parcela da população esteve na praia de Copacabana. Capitais nordestinas — Recife (PE), Salvador (BA) e Maceió (AL) — também tiveram a presença de apoiadores do candidato, assim como em Belém e várias cidades de Minas Gerais, Goiás e Amazonas.