Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 27 de agosto de 2023

ATLÉTICO MINEIRO: GALO ESTREIA ESTÁDIO E EMBRA NO CLUBE DOS TIMES COM CASA PRÓPRIA

Atlético estreia estádio e entra no clube dos times com casa própria

Inauguração da Arena MRV contra o Santos após 1.224 dias de obras tira o Atlético-MG do aluguel e o coloca em um novo "clube dos 13". Apenas sete times da elite jogam "de favor" em estádios concedidos pelo poder público

PRI-2608-MRV_ARENA -  (crédito:  Pedro Souza / Atletico)
PRI-2608-MRV_ARENA - (crédito: Pedro Souza / Atletico)
 
Victor Parrini
postado em 27/08/2023 04:00

O domingo promete ser especial para o Atlético-MG. Hoje, o clube e os mais de 6 milhões de torcedores espalhados pelo país comemoram a realização do sonho da casa própria com a primeira partida oficial da Arena MRV, em Belo Horizonte, às 16h, contra o Santos, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo sai do aluguel 1.224 dias depois do início das obras e entra em uma espécie de novo "clube dos 13".

 

Nenhum clube gaúcho e paulista depende de concessões. O Grêmio tem uma arena para chamar de sua desde dezembro de 2012. O Internacional conta o Beira-Rio desde 1969, mas a modernização turbinada pela Copa do Mundo no Brasil encanta os olhos desde abril de 2014. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo são os maiores cases de sucesso com Neo Química Arena, Allianz Parque, Vila Belmiro e Morumbi. Juntas, as quatro praças podem abrigar pouco mais de 174 mil torcedores. No interior, o Bragantino abraça o Nabi Abi Chedid desde 1949.

No Rio de Janeiro, o Vasco é o único independente da turma. O Gigante da Colina se orgulha de ter São Januário. No entanto, costuma travar batalhas judiciais com Flamengo e Fluminense para ter o Maracanã em jogos de maior apelo. O Botafogo foi agraciado com o Nilton Santos e fez mudanças significativas como nas arquibancadas em preto e branco e no gramado sintético, carinhosamente chamado de tapetinho na campanha absolutista no Brasileirão. A lista de emancipados, porém, pode passar por atualizações. O Flamengo retomou as conversas para a tirar do papel o projeto do estádio próprio no Gasômetro, região portuária da Cidade Maravilhosa.

Para os times fora do eixo, ter um lar sempre foi prioridade. Athletico-PR e Coritiba mostram isso na capital paranaense com a Ligga Arena e com o Couto Pereira. Apesar dos vínculos com o Serra Dourada, o Goiás estreitou recentemente os laços com a Serrinha.

O Santos ensaia estragar a festa atleticana. O Peixe se inspira em Figueirense e Sport para "batizar" a Arena MRV. Os catarinenses superaram o Corinthians por 1 x 0 na entrega oficial da Neo Química Arena, em 18 de maio de 2014. Em 19 de novembro daquele ano, os pernambucanos colocaram água no chopp palmeirense com a vitória por 2 x 0 no primeiro jogo à vera no Allianz Parque.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros