Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

José Domingos Brito - Memorial domingo, 28 de julho de 2024

AS BRASILEIRAS: Janete Costa (CRÔNICA DO COLUNISTA JOSÉ DOMINGOS BRITO)

AS BRASILEIRAS: Janete Costa

José Domingos Brito

Janete Ferreira da Costa nasceu em Garanhuns, PE, em 3/6/1932. Arquiteta, designer, colecionadora e destacada curadora de diversas exposições de arte popular. Colocou o artesanato brasileiro num patamar até então não reconhecido na decoração de interiores e exposições artísticas no Brasil e no exterior, valorizando a arte popular e o trabalho do artesão de modo expressivo no mundo das artes.

 

 

Filha Carmen Viana da Costa e Francisco Ferreira da Costa, passou parte da infância e adolescência em João Pessoa, PB e aos 20 anos foi para Recife, onde fez o curso de Arquitetura da EBAP-Escola de Belas Artes de Pernambuco. Casou-se em 1954 com o arquiteto Maurício Leitão Santos e tiveram 3 filhos, todos ligados às artes e arquitetura. Em seguida mudou-se para a praia de Icaraí, em Niterói, e abriu uma loja de móveis e decoração, comercializando peças de designers brasileiros. Em 1961 concluiu o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1969 deu-se o segundo casamento com Acácio Gil Borsoi, do qual nasceu mais uma filha, também arquiteta.

Em 1979, a convite de Gilberto Freyre, deu palestra no Seminário de Tropicologia sobre “Design Interior nos Trópicos”. Enquanto mantinha o interesse no artesanato, trabalhou como arquiteta de interiores atuando em mais de mil projetos: residências, escritórios e edifícios públicos e, particularmente, hotéis, devido ao fato de darem maior visibilidade aos seus projetos. Buscava sempre garantir o sentido da brasilidade em torno de suas obras. Por essa época foi premiada pelo IAB-instituto de Arquitetos do Brasil, seção de Pernambuco e concluiu um curso de especialização em planejamento de ambientes interiores, no Instituto Joaquim Nabuco, em Recife.

Seu olhar apurado sobre o artesanato consistiu em lapidá-lo um pouco mais na criação de um projeto chamado “Interferências”, reunindo arquitetos e designers num trabalho em conjunto com os artesãos e artistas populares, com novos olhares e detalhes, sem mexer em sua natureza. “Interferir sem ferir”, era seu lema. Este renovado enfoque artístico lhe rendeu a “Medalha de Ordem do Mérito Guararapes”, concedida pelo Governo do Estado de Pernambuco, em 2006; a “Medalha João Ribeiro” da ABL-Academia Brasileira de Letras, em 2007, e o prêmio “Mulheres influentes do Brasil”, na categoria Arquitetura e Decoração.

A influência do artesanato aliada ao interesse pela arquitetura e decoração de interiores projetou-a em âmbito nacional, quando foi curadora da exposição “Viva o Povo Brasileiro”, em 1992, no MAC-Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Fez a curadoria de diversas exposições em outros estados, como o Museu da Casa Brasileira e Pinacoteca do Estado de São Paulo, bem como em Portugal, na Fundação Ricardo do Espirito Santo e outros países, como a França e Inglaterra.

Em 1993 lançou o livro Janete Costa: Interiores, publicado pela Ed. Index, expondo sua concepção sobre a importância do artesanato na arte brasileira. Suas obras foram registradas no livro de arte Janete Costa: arquitetura, design e arte popular, publicado em edição bilingue pela CEPE Editora, em 2021. Segundo sua concepção há diferenças entre arte popular e artesanato. Arte popular é aquela feita pelo artista, geralmente peças únicas e assinadas por ele mesmo; já o artesanato, são as peças produzidas em grupos, em maiores quantidades e sem assinatura.

Dentre seus trabalhos destacam-se as curadorias sobre o designer Joaquim Tenreiro no MAC/Niterói, Pinacoteca do Estado de São Paulo e em Lisboa; design de interiores do Hotel Pergamon; Exposição “Meninas Gerais”, no Museu da Casa Brasileira; arquitetura de interiores dos hotéis Ceasar Park e Ceasar Business, de São Paulo; mostra de arte popular no Espaço Brasil em Paris, em 2005; restauração de edifícios históricos, como o Teatro Arthur Azevedo, em São Luíz (MA) e o Solar do Jambeiro, em Niterói. Após seu falecimento, outros trabalhos foram concluídos por seus filhos: projeto para o Hotel Verde Green, em João Pessoa (PB) e a museografia do Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco.

Em 2005 foi acometida por um câncer de estômago, com o qual lutou por mais de 3 anos e faleceu em 28/11/2008. No ano seguinte a seção pernambucana do IAB lançou um prêmio em sua homenagem. Recebeu, também, homenagens de alguns espaços onde atuou: Espaço Janete Costa no Museu do Homem do Nordeste (PE); Galeria Janete Costa no Parque Dona Lindu (PE) e Museu Janete Costa de Arte Popular em Niterói (RJ).

 

 

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros