Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Artistas e Artes sábado, 10 de maio de 2025

ARUC ABRE ALAS PARA A ARTE DO CARNAVAL (POSTAGEM DA LEIORA BÁRBARA DE ALENCAR)

Olá, Raimundo, boa tarde!

Os brasilienses já podem se preparar para a folia de 2026, que cairá em fevereiro.

O projeto Oficinas de Carnaval está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de "Adereços e Fantasias" e de "Mestre Salas e Porta Bandeiras".

Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio de formulário disponível nas redes sociais da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC).

É possível divulgação?

Atenciosamente,
Bárbara de Alencar
(61) 98343-7369

ARUC abre alas para a arte do Carnaval: oficinas gratuitas inspiram a nova geração de sambistas

Associação recebe cursos de "Adereços e Fantasias"e de "Mestre Salas e Porta Bandeiras", com renomados carnavalescos do Rio de Janeiro

 

Fotos e release para download: https://drive.google.com/drive/folders/1mNNST9eMrbp2Izl-odU8eoR3iTe1_J7L?usp=sharing 

Os brasilienses já podem se preparar para a folia de 2026, que cairá em fevereiro. O projeto Oficinas de Carnaval está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de “Adereços e Fantasias” e de “Mestre Salas e Porta Bandeiras”. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio de formulário disponível nas redes sociais da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC).

Voltadas para todos os amantes do samba e da economia criativa, as oficinas oferecem uma experiência imersiva no universo carnavalesco e terão início em junho. Os participantes terão a oportunidade de aprender, com renomados especialistas da cultura popular brasileira, desde a confecção de fantasias e adereços até a arte e a técnica da dança de mestre-sala e porta-bandeira.

Carnaval para todos os gostos e saberes

Inspirada nas lendárias Oficinas Plumas & Paetês, realizadas no Rio de Janeiro, o curso “Adereços e Fantasias” será ministrado pelos renomados Levi Cintra e José Antônio Rodrigues Filho, especialistas em figurinos que já atuaram nos maiores desfiles da Sapucaí. As aulas serão realizadas de 17 de junho a 4 de julho.

Já a oficina “Mestre Salas e Porta Bandeira” será conduzida pela carioca Laryssa Victória, segunda porta-bandeira da Unidos de Padre Miguel e criadora da metodologia “Dance Seu Sonho”, que será utilizada no curso. Ela tem passagens importantes pelas escolas Tijuquinha do Borel, Estácio de Sá, Imperatriz Leopoldinense, Porto da Pedra e também na Embaixada do Morro de Guaratinguetá. Laryssa estará acompanhada de Rodrigo França, que integra o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Porto da Pedra. As aulas têm início a partir de 18 de junho e vão combinar técnica, emoção e respeito à tradição do samba.

Finalizando com maestria

Para coroar a programação e preparar o coração dos sambistas para o Carnaval de 2026, o evento contará com um workshop exclusivo nos dias 4 e 5 de julho. Marcelo Jacob, coordenador de Concentração em Desfile da LIESA - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro -, trará um panorama sobre os desafios e a cultura do Carnaval, promovendo debates enriquecedores para profissionais e entusiastas da festa mais emblemática do Brasil.

O projeto

Realizado pelo Instituto Latinoamerica, em parceria com o Ministério da Cultura, com apoio da ARUC e Sindicato dos Bancários de Brasília, a iniciativa “Oficinas de Carnaval” teve início em abril, com os cursos de “Passista” e de “Bateria”, que estão em andamento. Ao fim, os participante participarão do evento de encerramento com muito samba no pé.

SERVIÇO:
Oficinas de Carnaval
Local: Sede da ARUC - Cruzeiro Velho

Inscrições gratuitas
Mais informações e formulário de inscrição: @aruc.oficial

Realização: Instituto Latinoamerica
Parceria com a Ministério da Cultura através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural - Termo de Fomento 965057/2024 - Processo: 01400-010098/2024-49 Apoio:  ARUC e Sindicato dos Bancários de Brasília

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

  • Adereços e Fantasias
    • Início: 17/06
    • Inscrições a partir de 09/05

  •  Mestre-Sala e Porta-Bandeira
    • Início: 18/06
    • Inscrições a partir de 09/05

  • Bateria (Básico e Intermediário)
    • Início: 01/04

  • Passistas
    • Início: 01/04

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros