Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 12 de agosto de 2020

ARUANAS: THAINÁ DUARTE CONFIRMADA NA SEGUNDA TEMPORADA

 

Confirmada na segunda temporada de ‘Aruanas’, Thainá Duarte estrela websérie

Baseada na pandemia de coronavírus, "No fim eu tava sozinha" fala sobre equilíbrio emocional
A atriz Thainá Duarte Foto: Divulgação/Julia Rodrigues
A atriz Thainá Duarte Foto: Divulgação/Julia Rodrigues
 
 

Em meio à pandemia do novo coronavírus, muitos artistas se viram diante da necessidade de reiventar seus ofícios. Com a atriz Thainá Duarte não foi diferente. Depois de viver uma das protagonistas de ‘Aruanas’, série original da Globo exclusiva para o Globoplay, ela está no elenco de “No fim eu tava sozinha”, websérie que fala justamente sobre o período de isolamento social e vem sendo exibida no Instagram @nofimeutavasozinha.

Dirigida por Gabriela Potye e Camila Carneiro, a trama se baseia num humor ácido para criar um universo paralelo em que toda a humanidade foi forçada a viver em isolamento absoluto. Para contar essa história, o roteiro tem 12 personagens que tentam sobreviver à clausura, e cada episódio se desenrola em dois minutos.

Thainá interpreta Adriana Bacana, uma mulher conectada com a natureza, que resolve deixar de lado os relacionamentos com outras pessoas e viver dias tranquilos e bucólicos, abraçando árvores e frutas. “A série fala sobre solidão. Então, em muitos momentos, nós esbarramos em sensações que o isolamento nos traz, a sensação de imprevisibilidade, de não saber o que é esse ‘novo normal’ que dizem”, comenta a atriz. “Cada um dos personagens nos mostra um efeito da solidão dentro de casa, e a minha busca se reconectar com a natureza como tentativa de ignorar a sensação iminente de que o mundo está chegando ao fim.”

Thainá estrela websérie no Instagram Foto: Divulgação/Julia Rodrigues
Thainá estrela websérie no Instagram Foto: Divulgação/Julia Rodrigues

Confirmada na segunda temporada de “Aruanas”, ela afirma que a experiência de gravar remotamente exigiu dedicação absoluta. “Foi preciso muita paciência para acertarmos. Estudamos as melhores possibilidades para realizar as cenas, e as diretoras se mostraram pacientes do começo ao fim, pois tinham certeza de que queriam contar uma boa história.”

 

A atriz também comentou como obra reflete um pouco da maneira como ela própria tem encarado os dias de quarentena. "Estamos todos numa corda bamba de sentimentos, acredito. São mais de 100 mil mortos só no Brasil, todas essas famílias que estão sendo despedaçadas têm um efeito no mundo. Com o mínimo de empatia, você é levado à reflexão e é impossível não ser alterado por ela", afrma. "Tenho me permitido transformar a frustração em poder criativo e, por meio disso, transpor aquilo que estou sentindo de maneira ressignificada na arte."

Violência doméstica

Depois de interpretar ativista que precisa fugir ex-namorado de quem sofreu violência doméstica em “Aruanas”, Thainá também deu vida ao projeto  “Estou Aqui Para Contar”, reunindo mulheres com histórias reais que romperam com o ciclo de violência e tinham vontade se posicionar diante de um problema tão grave na nossa sociedade. “Foram produzidos cinco vídeos de entrevistas. Ao divulgá-los, recebemos ainda mais relatos e pedidos de ajuda”, conta a atriz, sobre o projeto que pode ser acompanhado no Instagram @estouaquiparacontar. “Estamos desenvolvendo uma segunda fase, com uma nova forma de falar sobre relacionamentos abusivos.”


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros