Estação de Ponte D’Uchoa
Sentado em um dos bancos da Estação de Ponte D’Uchoa, construída em 1865 e situada em frente ao Colégio Damas, estamos a recordar o tempo distante das maxambombas.
Tudo aqui nos leva a recordação do primeiro trem urbano da América da América do Sul, ou como diríamos nos dias atuais, o nosso primeiro metrô de superfície, surgido naquela tarde de cinco de janeiro de 1867, que veio unir o centro do Recife aos subúrbios mais distantes.
Explorados pela Brazilian Street Railway Company, empresa dirigida por ingleses, os trens urbanos receberam o apelido de maxambomba, estabelecendo assim a “Linha Principal”; que ao chegar à Estação do Entroncamento(hoje praça do mesmo nome), se bifurcava em três ramais: Linha Principal (Dois Irmãos), Caxangá, Arraial (Casa Amarela e Monteiro).
Maxambomba no Cais Martins de Barros
Com o passar dos anos os ramais foram estendidos até a povoação de Beberibe, que tinha seu itinerário através da atual Avenida João de Barro, se bifurcando na Encruzilhada de Belém, com as composições seguindo pela Estrada de Belém (Olinda) e Estrada de Beberibe (hoje avenida).
A ligação com Olinda, porém, só veio a ser inaugurada em 24 de junho de 1870, através da Estrada de João de Barros passando pela Encruzilhada, seguindo pela Estrada de Belém até atingir, o vizinho município, nas localidades de Salgadinho, Duarte Coelho e Carmo.
A primeira linha da maxambomba possuía a bitola de 1.219 mm (quatro pés), atingindo a povoação de Dois Irmãos em 24 de junho de 1870.
Posteriormente, com a construção da Ponte Lasserre (Ponte da Capunga), a maxambomba passou a servir a toda Estrada Nova de Caxangá, chegando até a Várzea (1885).
Fundão – Beberibe
A Linha do Arraial, porém, com destino à Casa Amarela e Monteiro, vem ser inaugurada em 24 de dezembro do ano de 1870.
O vocábulo maxambomba, segundo Pereira da Costa, “tem origem fluminense, em cujo estado há uma localidade [hoje Nova Iguaçu] assim chamada”; na antiga cidade de Lourenço Marques (hoje Maputo), capital da República de Moçambique, na África Austral, o vocábulo servia para designar certo tido de transporte coletivo (espécie de micro-ônibus); opinando Antenor Nascentes ter ele origem na corruptela de machine pump (bomba mecânica).
No ano de 1870, segundo o relatório da concessionária, o sistema de transportes era composto por cinco locomotivas, onze carros de passageiros e mais cinco outros destinados aos serviços de carga.
Estacão do Chapéu de Sol de Aguá Fria
Vale recordar do escritor Mário Sette, “cada um de que viveu seu tempo (da maxambomba) guardará uma recordação amável, esquecendo a poeira dos vagões, o sacolejo das rodas, as janelas sem vidraças, os atrasos nos desvios, os argueiros de carvão e os pregos dos bancos que furavam as calças novas… Olhamos, de longe, somente o lado bom das maxambombas. Sem cometer o gesto ingrato daqueles que recitavam os versinhos em voga antigamente:
Trepei na bomba
Comi pitomba;
Atirei caroço
Na maxambomba…