Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 11 de outubro de 2021

APARECIDA: SAIBA COMO FAZER UM PASSEIO VIRTUAL NO FERIADO DE 12 DE OUTUBRO

 

Saiba como fazer um passeio virtual por Aparecida no feriado de 12 de outubro

Plataforma de turismo digital terá tour guiado pela cidade, e site do santuário oferece imagens em 360° da Basílica
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, São Paulo Foto: Eduardo Carmim / Photo Premium / Agência O Globo
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, São Paulo Foto: Eduardo Carmim / Photo Premium / Agência O Globo
 

RIO - Excursões em ônibus, caravanas em carros, motos, cavalos e até a pé. Muitos são os jeitos de visitar Aparecida para participar dos eventos ligadas a Nossa Senhora em 12 de outubro, o dia da padroeira do Brasil. Mas, graças à tecnologia, a romaria agora pode ser também virtual.

Essa é a proposta do site Turismo Virtual no Brasil que fará um passeio on-line no feriado desta terça-feira, às 19h30min. O tour digital acontecerá através de uma videoconferência via aplicativo Zoom, e será apresentado pela guia de turismo Rosana Garcia, que mora e trabalha em Aparecida.

— Nesse passeio nós não vamos somente visitar o santuário de Nossa Senhora Aparecida, como também vamos conhecer a cidade. Vamos apresentar os melhores lugares para visitar, a gastronomia, a, claro, a história da basílica, que é muito ligada à cidade de Aparecida. Vamos falar sobre casos, histórias, curiosidades dos fiéis, as romarias que acontecem — explica a CEO da plataforma, Maria da Luz Cobo.

 
Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), em 12 de outubro de 2020 Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo
Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), em 12 de outubro de 2020 Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Leia mais:conheça os roteiros virtuais criados por guias de turismo brasileiros espalhados pelo mundo

O ingresso do passeio virtual custa R$15 por pessoa e pode ser comprado através do site turismovirtualnobrasil.com.br. O pagamento pode ser feito via PIX ou transferência bancária. O tour dura uma hora e meia e usará recursos visuais, como fotos e vídeos, como apoio para as explicações da guia. Durante o percurso, a comunicação com a guia acontece via chat, mas no final há um momento para troca de impressões e dúvidas.

— É a primeira vez que estamos trazendo Aparecida na plataforma. Por ser um destino muito pedido pelo público, pensamos em proporcionar essa viagemde forma virtual e, quem sabe, até despertar a curiosidade e a vontade de conhecer de forma presencial no futuro — diz.

A Turismo Virtual no Brasil é uma entre tantas iniciativas surgidas durante a pandemia, enquanto guias de turismo buscavam uma alternativa de atuação durante a paralização das viagens. A plataforma foi criada há pouco mais de um ano e meio e foca em tours on-line por destinos brasileiros. Há outros serviços semelhantes, mas com propostas diferentes, como o  site Viajar de Casa, que conecta passageiros a guias espalhados por diversos países pelo mundo, ou o projeto Conexão Baré, que realiza visitas virtuais a aldeias indígenas na Amazônia também por meio de videoconferências.

 
 

Visita virtual ao santuário

Além do passeio guiado on-line, há mais caminhos para visitar Aparecida sem sair de casa. Um deles é o site a12.com/360, da administração do Santuário Nacional de Aparecida, que tem imagens em 360° de mais de 50 espaços, seja nos templos dedicados à santa, seja em outros atrativos da cidade.

É possível ver detalhes do santuário, como o nicho onde a imagem de Nossa Senhora é guardada dentro da Basílica, o altar central, as capelas, a Sala das Promessas, a Tribuna Bento XVI (visitada pelo então papa em 2007) e até o campanário.

Leia também:conheça monumentos religiosos no Brasil e no mundo sem sair de casa

Fora do santuário, dá para visitar locais marcantes, como a Basílica Histórica, o Memorial Redentorista, o Centro de Apoio ao Romeiro e o Porto Itaguaçu, o ponto do Rio Paraíba do Sul onde três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora em 1717.

O site tem outros ambientes para quem quer participar da vida religiosa do Santuário Nacional de maneira virtual. É possível, por exemplo, rezar o terço, acender uma vela, ter acesso à liturgia diária, colocar uma intenção para as missas  e cessar a Bíblia de Aparecida on-line. E também acompanhar as celebrações do Altar Central e de outras duas capelas.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros