RIO - Recife, a capital de Pernambuco, completa 484 anos hoje (12). Para celebrar o aniversário da cidade, separamos atrações virtuais para os turistas que querem conhecer a cidade, ou que já estiveram lá e estão com saudade.
Teatro do Parque
O Teatro do Parque foi reaberto em novembro para visitas virtuais.No tour on-line, além das imagens atualizadas do local, o passeio é acompanhado de trilha sonora e conta também com informações históricas, curiosidades sobre a estrutura e restauração, além de fotos do antes e depois dos ambientes e de elementos de decoração. As imagens foram captadas com câmera de 360°. No site: teatrodoparque.recife.gov.br.
MAMAM Paço do Frevo
Na lista de programações virtuais, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) e o Paço do Frevo têm suas galerias de arte on-line em tours pelos acervos. No artsandculture.google.com.
O MAMAM tem sete salas expositivas, um espaço dedicado a projetos especiais de pequeno porte,uma biblioteca especializada em arte moderna e contemporânea, reserva técnica, auditório e pátio interno. O seu acervo é composto por 1.192 obras do mais diversos artistas modernos e contemporâneos. Já o Paço do Frevo conta a história do frevo através de exposições e obras audiovisuais. Há também um centro de pesquisa e acervo de fotos.
Jardim Botânico
É possível visitar remotamente pelo aplicativo "Jardim Botânico do Recife", disponível nas plataformas Android e iOS. A ferramenta guia o usuário com o auxílio de textos, áudios, mapa e imagens. Considerado um "museu vivo" em meio à Mata Atlântica, conta com coleções científicas, sete jardins e caminhadas ambientais. Pelo app, o passeio pode ser feito pelos jardins temáticos e trilhas do espaço. O aplicativo também contém uma galeria de fotos de flores, frutas e animais presentes no local.
Instituto Ricardo Brennand
No site do instituto, há um link para o tour virtual pelo local. Nele, é possível passear pelo acervo artístico e histórico originário da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Brennand. Localizado em um antigo engenho, no bairro da Várzea, a área é cercada por uma reserva de Mata Atlântica preservada. Há pinacoteca, biblioteca, auditório, jardins das esculturas e galeria para exposições temporárias e eventos, além do acervo permanente. institutoricardobrennand.org.br