Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural sábado, 24 de outubro de 2020

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA - 24 DE OUTUBRO

Goiânia

 

HINO DA CIDADE DE GOIÂNIA

 

 

O aniversário de Goiânia é celebrado no dia 24 de outubro (feriado municipal), com direito a um tradicional desfile cívico-militar, além de concertos e outras atividades culturais.

Fundada em 1933, Goiânia, uma das maiores cidades do nosso país, é conhecida pela sua área verde, o que faz dela o município com mais área verde por habitante do Brasil e quase do mundo, ficando atrás apenas de Edmonton, localizada no Canadá.

Na década de 30, Goiânia foi a primeira cidade brasileira planejada. Atílio Corrêa Lima (1901-1943) foi o seu planejador urbanístico.

Tudo aconteceu em decorrência do movimento Marcha para o Oeste, do governo Getúlio Vargas, que com o objetivo de acelerar o progresso da região, começou a incentivar a deslocação das pessoas para o Centro-Oeste. A cidade foi planejada para abrigar 50 mil pessoas, onde hoje vivem mais de 1 milhão de goianos.

Antes, a capital do estado era a Cidade de Goiás, também chamada de Goiás Velho, e sua arquitetura era barroca. A nova capital, no estilo Art Déco, acabou se tornando o maior patrimônio do estilo Art Déco na América Latina.

Jovem e já detentora de tantos títulos importantes, a capital de Goiás ainda ostenta a qualidade de ser uma das melhores cidades brasileiras para se viver. Essa posição tem em conta indicadores de saúde, segurança, educação, entre outros.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros