ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO ACONTECENDO EM TERRA LUSITANA
Raimundo Floriano
Tratado Geral da Cueca é um episódio constante de meu livro Caindo na Gandaia, lançado em 2016, e publicado neste Almanaque no dia 16.05.2017, que vocês podem ler aqui:
http://www.raimundofloriano.com.br/views/Comentar_Post/tratado-geral-da-cueca-87Zjybur9uRvLSWWjtU4
Pois bem, no dia 12.11.2017, recebi uma correspondência de Lisboa, Portugal, cujo remetente, Túlio Machado, me era completamente desconhecido. O envelope continha um tabloide de quatro páginas. A princípio, julguei ser mais uma das inúmeras propagandas que recebo diariamente. Já ia jogá-lo fora, mas, acompanhando o impresso, apareceu este bilhete:
Isso me aguçou a curiosidade. Logo na primeira página, esta matéria, da lavra do humorista lusitano Túlio Andrade, proprietário do tabloide que, pelo visto, se inspirou neste Almanaque para redigir sua crônica Cuecas, Cuequinha e Cuecões:
Além de citar meu nome e o Almanaque, reproduziu as figuras da cueca samba-canção, do cueiro e da ceroula, obras do artista plástico Juarez Leite, caricaturista, que ilustra meus escritos.
Vibrei! Com um ano e dois meses de existência, o Almanaque Raimundo Floriano já é merecedor da leitura e da atenção da intelectualidade lusitana.
Para saber um pouco de quem é o humorista Túlio Machado, aqui vai um ligeiro perfil, extraído de seu tabloide Eu Ouvi ou Vi:
Agora, me respondam, é ou não é motivo de orgulho ver este Almanaque sendo reconhecido e divulgado na Imprensa da Pátria-Mãe, na Europa, enfim?
O mais instigante é que, ao mencionar meu nome, Túlio não especifica que sou do Brasil, como se em Portugal e, internacionalmente, todos me conhecessem. É o mesmo que citar Pelé, sem qualquer aposto, eis que o Planeta Terra inteirinho sabe quem é!
"