Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Palavra do Editor quinta, 01 de dezembro de 2016

ALMANAQUE - DEFINIÇÃO, PROPÓSITO E ESTATÍSTICA

ALMANAQUE  -  DEFINIÇÃO, PROPÓSITO E ESTATÍSTICA

Raimundo Floriano

 

                        A palavra almanaque, como quase todos os vocábulos da Língua Portuguesa começados com a sílaba al, provém do idioma árabe. Possui várias acepções, mas a que aceito, por ser romântica, muito me convir, e se achar consagrada no Dicionário Houaiss Eletrônico, é esta: lugar onde o camelo se ajoelha.

 

                        Explico o porquê. Na antiguidade, os únicos meios de transporte dos viajores eram os jumentos – Jesus Cristo, no Domingo de Ramos, utilizou-se de um deles –, os muares, os cavalos e, nos desertos orientais, o camelo, por suportar a sede em demoradas travessias.

 

                        Em longa jornada, originários de todas as paragens do mundo conhecido, à noite, quando chegavam a um oásis ou armavam suas tendas em ermos locais, os mercadores, beduínos, exploradores, guerreiros, salteadores, etc., faziam seus camelos ajoelharem-se para deles apear. E, em volta duma fogueira, contavam suas histórias, falavam de aventuras, vitórias, decepções, amores, conquistas, seu povo, sua família, tudo, enfim.

 

                        Portanto, aí está configurado o propósito deste Almanaque: congregação de todos os conhecimentos e experiências culturais das mais variadas naturezas, ficando essa coletânea a cargo dos colunistas e colaboradores que, aos poucos, vão-se achegando a este projeto, abraçando sua causa, trazendo o  que de bom têm para nos oferecer.

 

                        Começamos no dia 24 de setembro, ao publicar a primeira matéria, um youtube do Programa Sr. Brasil, da TV Cultura, onde o consagrado apresentador Rolando Boldrin nos brinda com o terno show da cantora e compositora Sílvia Nicolatto interpretando o baiãozinho Janaína, de sua autoria. Vejam-na aqui: 

 

                        As estatísticas de nosso hospedeiro nos dão uma ideia da aceitação que estamos conquistando no universo internáutico. Eis nossos resultados no mês de novembro passado:

  

                        Tivemos um pico de utilizadores nos dias 13 e 16, com 47 acessos cada. Nos dois últimos dias do mês, 29 e 30, obtivemos a presença de 36. Como diz o ditado popular, estamos crescendo que nem buraco, ou rabo de cavalo: para baixo.

 

                        Nos Brasil, nossos visitadores chegam a 751. Internacionalmente, já conquistamos alguma visibilidade:

 

Alemanha, 16

Espanha, 1

Estados Unidos - 15

Índia, 1

Itália -18

Japão, 1

Marrocos, 1

Moçambique, 1

Reino Unido, 16

Rússia - 112

                        Esses foram os números, até agora. No final de cada mês, voltarei com novo relatório.

 

A todos, um grande abraço!

"


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros