ALMANAQUE - DEFINIÇÃO, PROPÓSITO E ESTATÍSTICA
Raimundo Floriano
A palavra almanaque, como quase todos os vocábulos da Língua Portuguesa começados com a sílaba al, provém do idioma árabe. Possui várias acepções, mas a que aceito, por ser romântica, muito me convir, e se achar consagrada no Dicionário Houaiss Eletrônico, é esta: lugar onde o camelo se ajoelha.
Explico o porquê. Na antiguidade, os únicos meios de transporte dos viajores eram os jumentos – Jesus Cristo, no Domingo de Ramos, utilizou-se de um deles –, os muares, os cavalos e, nos desertos orientais, o camelo, por suportar a sede em demoradas travessias.
Em longa jornada, originários de todas as paragens do mundo conhecido, à noite, quando chegavam a um oásis ou armavam suas tendas em ermos locais, os mercadores, beduínos, exploradores, guerreiros, salteadores, etc., faziam seus camelos ajoelharem-se para deles apear. E, em volta duma fogueira, contavam suas histórias, falavam de aventuras, vitórias, decepções, amores, conquistas, seu povo, sua família, tudo, enfim.
Portanto, aí está configurado o propósito deste Almanaque: congregação de todos os conhecimentos e experiências culturais das mais variadas naturezas, ficando essa coletânea a cargo dos colunistas e colaboradores que, aos poucos, vão-se achegando a este projeto, abraçando sua causa, trazendo o que de bom têm para nos oferecer.
Começamos no dia 24 de setembro, ao publicar a primeira matéria, um youtube do Programa Sr. Brasil, da TV Cultura, onde o consagrado apresentador Rolando Boldrin nos brinda com o terno show da cantora e compositora Sílvia Nicolatto interpretando o baiãozinho Janaína, de sua autoria. Vejam-na aqui:
As estatísticas de nosso hospedeiro nos dão uma ideia da aceitação que estamos conquistando no universo internáutico. Eis nossos resultados no mês de novembro passado:
Tivemos um pico de utilizadores nos dias 13 e 16, com 47 acessos cada. Nos dois últimos dias do mês, 29 e 30, obtivemos a presença de 36. Como diz o ditado popular, estamos crescendo que nem buraco, ou rabo de cavalo: para baixo.
Nos Brasil, nossos visitadores chegam a 751. Internacionalmente, já conquistamos alguma visibilidade:
Alemanha, 16
Espanha, 1
Estados Unidos - 15
Índia, 1
Itália -18
Japão, 1
Marrocos, 1
Moçambique, 1
Reino Unido, 16
Rússia - 112
Esses foram os números, até agora. No final de cada mês, voltarei com novo relatório.
A todos, um grande abraço!
"